Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.

VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?

SIM, PREFIRO TROCAR ANTES
205
48%
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL
192
45%
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM
21
5%
DEPENDE - OUTROS CASOS
12
3%

Total de votos: 430

Bortolin
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Bortolin » 23 Nov 2011, 14:37

E essa semana quando fui na concessionária p/fazer a revisão dos 5000 me disseram que o óleo era p/ser trocado a cada 1500 km ... q piada.

PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Cidade onde mora: Muriaé - MG

Mensagem por PedroPersonal » 23 Nov 2011, 14:43

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Essa foi boa!
Verifiquei óleo em minha moto após 4500km rodados com o mesmo óleo, está a mesma coisa de quando coloquei, mesma viscosidade e nível...

Alexandro
Visitante
Visitante

Mensagem por Alexandro » 20 Mai 2012, 19:14

Eu estou trocando oleo de 2.500 em 2.500Kms segundo orientacoes do Shodi chefe da oficina da cc Red Baron aqui em Sampa...segundo ele com 5.000Kms o oleo fica muito sujo e com impurezas e ate agora nao tive problemas.

diegonunes
Mestre+
Mestre+
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Mensagem por diegonunes » 21 Mai 2012, 07:50

Tem muita gente querendo tirar escorpião do nosso bolso.

Só se adianta troca de óleo em uso adverso da moto.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

moisescamargo
Usuário-
Usuário-
Cidade onde mora: Jaú/SP

Mensagem por moisescamargo » 21 Mai 2012, 10:10

Olá Pessoal,

Podem trocar a cada 5.000 tranquilamente.
Há relatos no tópico de biela batendo, etc... Mas é tudo balela. Uma série desse motor veio com bielas defeituosas em 2008, por isso aconteceu de bater biela. Foi um defeito restrito a essas motos 2008, não foi culpa do óleo.
Vale ressaltar que o óleo é diferente dos utilizados por Honda e outras marcas. Trocar antes do prescrito no manual e jogar óleo fora.
É recomendado, contudo, trocar o óleo antes caso o uso seja muito extremo. Não vai fazer 5.000 km de trilha sem trocar o óleo, né?
Mas se você anda, na maior parte do tempo com pouco peso, sem garupa ou muita bagagem, não queima muita embreagem, pode seguir o manual.
E cabe uma observação. Estrada sem peso extra e sem garupa não é uso extremo.

Abração
Moisés
XTZ 250 Ténéré Azul

kablack
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Mensagem por kablack » 21 Mai 2012, 18:28

Atenção prazo também pessoal.

5.000 km ou 6 meses o que ocorrer antes. Para óleos minerais ou semi-sintéticos (Motul 5100 é semi sintético).

A Yamaha não recomenda nenhum óleo que não o seu Yamalube (Óbvio!). Mas quem utilizar Motul Sintético (7100) pode trocar com 7.500 km ou 1 ano, o que ocorrer antes.. Segundo o advisor da própria Motul, onde consta a XTZ 250 da Yamaha.

Andar em SP no tráfego pesado, entre os carros, esperando dois ou mais tempos de semáforo para passar, é, sim, uso severo.

Ligar a moto, sair com ela fria, andar até 5 km de distância é uso severo.

Várias partidas no mesmo dia (vários trajetos no mesmo dia) é uso severo.

Deixar a moto muito tempo na marcha lenta é uso severo.

Andar em estradas com poeira é uso severo.

Por aí vai...

Um exemplo de uso nãosevero, com certeza, é o Kakko, que liga a bichinha, deixa esquentar dois ou três minutos e sai, muito na manha, para andar mais de 50 km de rodovia com asfalto... Êta!!! Essa vai durar 1.000.000 de km!!!

Essa semana vou lá na Red Baron trocar o óleo. Motul 5100 15w50, está com menos de 2.500 km e muito perto dos 6 meses de validade. Verifiquei ontem à noite. Óleo clarinho, com cheiro de novo... A gasolina pódium contribui pois deposita menos impurezas no óleo.

Já na Lead trocarei de 1.000 km em 1.000 km. A motinho não tem filtro de óleo. Uso o 10w30 da Honda. Muito bom o custo benefício...

Abraços.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Vinicius Brandão
Usuário+
Usuário+
Cidade onde mora: Rio de janeiro

Mensagem por Vinicius Brandão » 21 Mai 2012, 19:41

Ave pessoal! A minha acabou de fazer 10.000km e fiz a revisão. Tudo perfeito, mas faço a troca de óleo a cada 2500 km e não troco o filtro. Caso venha a usar em condições extrema troco ate antes da km mencionada acima. Não saio sem antes da uma aquecida no motor de 2 a 3 minutos e durante a semana encaro um transito de cidade grande, percorrendo 30 km para ir e 30 km para voltar.
Final de semana saio para dar um rolezinho com o pessoal e as vezes encaro ate um off. Mas não deixo de fazer a revisão a cada 5.000 km como manda o manual. Prefiro não ariscar.
"Não exijas do teu próximo aquilo que ainda não consegues fazer."
Autor: ( Chico Xavier )

diegonunes
Mestre+
Mestre+

Mensagem por diegonunes » 22 Mai 2012, 08:13

Engraçado, a Honda não classifica trânsito como uso severo. O único item em seu manual que indica a antecipação da troca do óleo, é usar a motocicleta em estradas com muita poeira, o qual discordo.

Penso que o uso da moto em trânsito, com cautela, não classifique um uso severo. Porém, se você é daqueles que saem entre os carros na primeira, sentando o cacete e bombando o acelerador a cada segundo, paciência.

Lembrando que a qualidade do combustível tem influência direta na propriedade do óleo.

Em contra partida a tudo isso, existe uma folga intencional de segurança na troca do óleo. Existe uma boa margem após os 5k.

Confiem mais no seu equipamento. Por experiência própria, antecipar a troca do óleo como você esta fazendo Vinícius, só faz gastar mais dinheiro e contribuir pra geração de dejetos.

Longe de mim dizer que você tá fazendo errado, cada um faz do jeito que quer. O importante é fazer o necessário.

kablack
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Mensagem por kablack » 22 Mai 2012, 15:14

diegonunes escreveu:Engraçado, a Honda não classifica trânsito como uso severo. O único item em seu manual que indica a antecipação da troca do óleo, é usar a motocicleta em estradas com muita poeira, o qual discordo..
Outros fabricantes indicam outras situações como uso severo. Não sei o que diz o Manual da Yamaha, tentei fazer um apanhado geral de tudo o que li no post acima.
diegonunes escreveu:Penso que o uso da moto em trânsito, com cautela, não classifique um uso severo. Porém, se você é daqueles que saem entre os carros na primeira, sentando o cacete e bombando o acelerador a cada segundo, paciência.
Concordo em parte. Trânsito de SP é fora de padrão mesmo. No meu entendimento, dependo do trecho aqui em SP, considero uso severo sim.

Veja: - Da minha casa até o trabalho da esposa são cerca de 6 km e 19 semáforos. Demoro aproximadamente 20 minutos. Ida e volta são 38 arrancadas em 40 minutos. Engarupado na ida.

Parece severo para mim. :D
diegonunes escreveu:Lembrando que a qualidade do combustível tem influência direta na propriedade do óleo..
Fácil essa, não? :D
diegonunes escreveu:Em contra partida a tudo isso, existe uma folga intencional de segurança na troca do óleo. Existe uma boa margem após os 5k..
Não acredito que a margem seja boa.

Pelo que sei, na engenharia moderna as margens estão diminuindo e o desempenho aumentando.

Não se esqueça que o desgaste do lubrificante ocorre de forma geométrica e não aritimétrica.

Um óleo com 5.000 km, não está só com o dobro de desgaste de um com 2.500 km. Imagine que os contaminantes presentes no óleo aos 2.500 km rodarão mais 2.500 km.
diegonunes escreveu:Confiem mais no seu equipamento..
Concordo.
diegonunes escreveu:Por experiência própria, antecipar a troca do óleo como você esta fazendo Vinícius, só faz gastar mais dinheiro e contribuir pra geração de dejetos.
Quando a troca é feita em oficina autorizada o óleo é reciclado. (Ou deveria!?)

Não deveria gerar dejetos.
diegonunes escreveu:Longe de mim dizer que você tá fazendo errado, cada um faz do jeito que quer. O importante é fazer o necessário.
:thumbup:

É isso aí. Estamos aqui para tentar ajudar quem quer ajuda.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

diegonunes
Mestre+
Mestre+

Mensagem por diegonunes » 22 Mai 2012, 15:44

Realmente, esqueci do detalhe SP, kkkk.

Quanto a evolução dos óleos, pesquise dos anos 90 pra cá se a revolução dos lubrificantes foi realmente aritimétrica, rs. Hoje dispomos de óleos verdadeiramente multi viscosos, sintéticos e de API SM, por exemplo. Antes, mesmos os motores varetados, com imensas folgas comparadas as de hoje, recomendava-se trocar óleo a cada 1.000 km. Não era necessário um filme protetivo tão fino e resistente como hoje, isso demonstra que o óleo mudou da água pro vinho. Hoje temos motos que usam óleos para 10 mil quilômetros, como nos carros.

O desempenho dos motores evoluíram, mas lembre-se que saímos do carburador, gerando menos motivo para estragar o óleo.

Responder