Reduzindo Marcha sozinha

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Chacon
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Reduzindo Marcha sozinha

Mensagem por Chacon » 17 Dez 2019, 19:31

Fala pessoal,

Estou com um problema chato e que já me causou um pequeno acidente.
Sei q o câmbio da Tenere 250 não é tão macio e preciso como outras motos mas até aí td bem, desde Zero a minha é assim.
Mas, de uns tempos para cá ela começou a ficar mais difícil de encaixar as marchas e o pior, as vezes quando estou em segunda marcha ela reduz sozinha, de repente, para a primeira.
Já levei em 2 mecânicos e eles disseram q não tinha nada de errado, q é assim mesmo, mas não me convenci, ela não era assim qdo mais nova rs.

Alguém já passou por isso ou tem ideia do que seja e o q posso fazer para melhorar?

Valeu!

the_Simpson
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Re: Reduzindo Marcha sozinha

Mensagem por the_Simpson » 17 Dez 2019, 19:34

Por acaso vc não apoia o pé sem perceber no pedal?

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Editado pela última vez por the_Simpson em 17 Dez 2019, 19:34, em um total de 1 vez.

Chacon
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Re: Reduzindo Marcha sozinha

Mensagem por Chacon » 17 Dez 2019, 19:37

the_Simpson escreveu:
17 Dez 2019, 19:34
Por acaso vc não apoia o pé sem percener no pedal?

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Não

Thiago_1100S
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Re: Reduzindo Marcha sozinha

Mensagem por Thiago_1100S » 19 Dez 2019, 10:16

cara o que ja vi acontecer é estar tão macio que quando vc passa em uma ondulação ou buraco, a alavanca balança e entra no neutro ou primeira.... é nessa situação que ta rolando? se não for ai pode ser problema do cambio mesmo, causado por desgaste, folga, dente quebrado... tem varias causas possiveis.

Não sei se vc sabe como funciona o cambio, mas no geral quando muda p marcha proxima, a ultima que estava antes dela, é uma folga nas alavancas (alguns mecanicos chamam de garfo) que move o mecanismo, a marcha de cima entra meio que pela metade, sem engatar 100% ai algum movimento faz com que ela volte... mecanico só vai descobrir isso abrindo o cambio... pq se não acontecer com ele andando, ele não vai acreditar no seu relato.

se quiser me manda no PV que eu te passo o contato de uma oficina mto boa em SP, e que não é de mecanico vidente que adivinha problema na moto sem abrir, nessa os caras vão olhar e te passar exatamente oq estiver de errado na moto.

a minha vai p la logo assim que fizer 100k vou fazer uma revisão completa nela.
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

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Re: Reduzindo Marcha sozinha

Mensagem por Chacon » 20 Dez 2019, 11:14

Thiago_1100S escreveu:
19 Dez 2019, 10:16
cara o que ja vi acontecer é estar tão macio que quando vc passa em uma ondulação ou buraco, a alavanca balança e entra no neutro ou primeira.... é nessa situação que ta rolando? se não for ai pode ser problema do cambio mesmo, causado por desgaste, folga, dente quebrado... tem varias causas possiveis.

Não sei se vc sabe como funciona o cambio, mas no geral quando muda p marcha proxima, a ultima que estava antes dela, é uma folga nas alavancas (alguns mecanicos chamam de garfo) que move o mecanismo, a marcha de cima entra meio que pela metade, sem engatar 100% ai algum movimento faz com que ela volte... mecanico só vai descobrir isso abrindo o cambio... pq se não acontecer com ele andando, ele não vai acreditar no seu relato.

se quiser me manda no PV que eu te passo o contato de uma oficina mto boa em SP, e que não é de mecanico vidente que adivinha problema na moto sem abrir, nessa os caras vão olhar e te passar exatamente oq estiver de errado na moto.

a minha vai p la logo assim que fizer 100k vou fazer uma revisão completa nela.
Então, as vezes ela cai no neutro e as vezes para a primeira mas não precisa ter um buraco ou ondulação para acontecer isto.
Vou te mandar no PV para ter o contato desta oficina.
Muito obrigado! Abraços!

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Filipe S
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Re: Reduzindo Marcha sozinha

Mensagem por Filipe S » 20 Dez 2019, 23:09

A YBR que tive, quebrou a mola do eixo onde vai o pedal.
Com isso, ela engatava marcha, mas o pedal ficava na mesma posição e eu tinha que voltar ela para a posição central para poder subir ou descer marcha.

Na sei se vc já percebeu, mas o pedal fica numa posição e tem uma folga pra cima e pra baixo. Essa mola é responsável por manter o pedal sempre no centro.

Por não achar original, coloquei uma paralela mas ficou uma bosta. Aconteceu dela reduzir as vezes, mas sempre caia em N quando tava de 2ª e aliviava a mão.

Pode ser que vc tenha um problema aí.
Yamaha XT 1200 Z Super Ténéré 2013 (Bigorna azul ).
BMW G 650 GS 2010 (tratorzinho )
Yamaha Ténéré 250 2014
Yamaha YBR 125 ED 2007
Honda CG 125 ES 2002
Honda Biz 125 ES 2007
Honda CBX 250 Twister 2007

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