diferença entre a DID original e de reposição

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por RAlves » 12 Jan 2016, 09:04

Olha, nunca gostei de DID brasil.

Sempre usei qualquer outra a disposicao...

Mas dessa vez nao consegui nenhuma na cidade, so uma DID brasil dourada.

Instalei ela, rodei 5000km ate agora, ela ta boa ainda, pediu regulagem mas também, lubrifiquei a relacao duas vezes nesses 5000km.

Nao sei quanto vou rodar, na minha outra tenere fiz a mesma coisa e com 15000km tive que trocar a relacao.

QUando digo que prefiro KMC, RIFFEL ou outra pessoal me critica ainda rs.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por ivnn » 12 Jan 2016, 14:27

Daido me ligou!

Querem a corrente para análise. Vou mandar para eles através da Corcopin; me passaram o procedimento.

E reiteram que a 520V do mercado de reposição é idêntica à usada originalmente na Yamaha para as Landers / Teneres. Não tem diferença de qualidade; é para durar igual.

(nota: a marcação das duas que eu tenho tem uma diferença. A corrente original boa marca com "520 VD" em uns elos e "DID BR" em outros. A corrente de reposição ruim marca com "520 VD" em uns elos e "DID" e outros, sem o "BR")

Prometeram me informar do andamento e resultado da análise. Demorará coisa de 1 mês para ter a conclusão final. Postarei aqui quando souber.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por diegonunes » 12 Jan 2016, 18:55

Bom, espero que a análise seja feita e não seja mais um cala a boca, rs.

Eu gosto da DID, nunca tive problema. Na XT 660R, uso a VP2. Já passou de 6 mil quilômetros e nenhum ajuste sequer foi necessário ainda. A XT passou por um processo de evolução, comprovando que o departamento de engenharia teoriza muita coisa, ou seja, não testa na prática.

A XT 660R já foi muitas vezes palco de acidentes por conta da corrente mal dimensionada (rompimento). As primeira saíram com 520VD, logo depois até 2011 salvo engano, 520VP2 e logo em diante, mudaram pra 520 VX2 (essa não é fabricada no Brasil). Toda XT 660R nova hoje sai com 520 VX2. Optei pela VP2 porque eu sempre mantenho a corrente em boas condições (folga e lubrificação) e a original durou 30 mil quilômetros sem qualquer surpresa. No entanto, a ideal (sobra técnica) é a VX2.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

paulo sergio
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Out 2014, 20:10
Cidade onde mora: terra rica parana

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por paulo sergio » 12 Jan 2016, 18:57

no anucio do site da riffel, o kit top, coroa, corrente com oring e pinhao, promete ate 35.000 km , a corrente e mais grossa que a original da did que ainda esta na minha moto, comprei um kit mais nao instalei ainda, a qualidade da coroa e do pinhao eu ja conheço, so espero que a corrente, que nunca usei dure o que o fabricante promete

Avatar do usuário
Led-RJ
Mestre
Mestre
Mensagens: 867
Registrado em: 30 Nov 2012, 09:15
Cidade onde mora: Nova Friburgo
Localização: RJ

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por Led-RJ » 12 Jan 2016, 20:52

Um pouco off topic...
Paulo Sérgio, já opinei sobre a corrente Riffel do kit top aqui no forum (a com retentor). Tome muito cuidado com a emenda da mesma (extremamente vagabunda).
Se for usar a mesma vigie o desgaste dela constantemente e substitua assim que possivel. A corrente realmente é parruda mas a emenda... Tsc tsc...
Ténéré 250 - 2011 - "Mendimoto Mad Max"
Tiger 800 - 2014
G 650 GS - 2012

Imagem

Mamão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 29 Jun 2015, 10:48
Cidade onde mora: São Paulo SP

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por Mamão » 13 Jan 2016, 15:14

Ivnn, não sei qual era especificação da corrente. Comprei na Yamaparts, pedi sem emenda com retentor da DID.
Só sei que na epoca custou uns 420/430 reais, mas já tem um bom tempo....

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por ivnn » 13 Jan 2016, 16:05

Com esse preço, deve ser a VX2, a mais batuta delas. Mas pelo que entendi vc troca a relação inteira, pinhão e corrente. No caso da VX2 com um pinhão riffel, desconfio que o pinhão acabe bem antes da corrente. Ou a corrente já tinha esticado?

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por diegonunes » 13 Jan 2016, 18:15

VX2 é exagero numa moto com 21 cv.

Infelizmente a industria é muito sacana, recentemente descobri uma prática espúria da Motociclo, um dos maiores distribuidores de moto peças do Brasil e é a empresa responsável pela montagem dos kits KMC vendidos no Brasil. A marca comercializa o kit para XT660R com a corrente KMC 520UO, sendo esta veementemente não indicada pela fabricante KMC.

O responsável técnico foi bastante honesto comigo, disse que eu tirasse imediatamente o kit da moto e que eu seria reembolsado e ainda, pagaria para a empresa na qual comprei o kit, a mão de obra para instalar o kit que eu quisesse. Foi isso que aconteceu.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Mamão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 29 Jun 2015, 10:48
Cidade onde mora: São Paulo SP

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por Mamão » 14 Jan 2016, 09:02

Diego, essa relação era na minha XT600. Em motos brutas como a a 600 ou a 660 tem que colocar relação top mesmo senão estoura.

Ivnn, o pinhão acaba antes mesmo. Uma vez até testei trocar só o pinhão. Não dá problema, mas a relação fica barulhenta. Como o pinhão é barato, se você tá meio quebrado, vale a pena. Rodei mais uns 7/8mkm. Aí tive que trocar tudo, que é a melhor coisa a fazer.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: diferença entre a DID original e de reposição

Mensagem por diegonunes » 14 Jan 2016, 09:34

Pois é. A especificação da corrente está diretamente associada a potência e ao estilo da moto.

Eu sempre troquei apenas o pinhão e nunca tive problema. Se a corrente sofreu um desgaste acentuado realmente o pinhão novo não vai casar direitinho com a corrente e vai ficar meio barulhento, caso contrário, fica bem bom.

Muito gente aqui joga a corrente original no lixo, perfeita. É fácil analisar se a corrente foi realmente pro brejo, está no manual de serviço. A dica comum é aquela do dente da coroa. Se quando você puxar um elo da corrente e enxerga um dente completo da coroa, fim de vida pra ela.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder