Vazamento de óleo na tampa do filtro de óleo

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Tomás Stringhini
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 211
Registrado em: 03 Set 2014, 08:12
Cidade onde mora: Bento Gonçalves/RS

Vazamento de óleo na tampa do filtro de óleo

Mensagem por Tomás Stringhini » 11 Nov 2015, 10:52

Bom dia galera!

Fiz a revisão de 20.000km faz pouco mais de um mês e fiz uma viagem de cerca de 1300km na semana seguinte, voltando da viagem parei em um posto e vi que a tampa do filtro de óleo estava "babada" ao redor, estava bem molhada de óleo (desculpem, não consegui bater fotos). Fui monitorando o nível do óleo e não percebi baixa, pois só vazava com a moto ligada.

Fiz a troca do óleo em casa mesmo com cerca de 22.900km, já na semana seguinte da viagem, e lavei bem a moto. Depois de lavar conferi o aperto dos parafusos da tampa e está ok, sem forçar muito a chave allen deu menos de 1/4 de volta, mas ainda assim quando ligo a moto começa a babar na parte de cima da tampa do filtro de óleo, lentamente, e depois de uns 10 minutos ligada chega a escorrer uma gota pela tampa, é bem pequeno o vazamento e venho acompanhando o nível do óleo, com pouco mais de 23.000km ainda não baixou o nível.

Estou esperando a revisão de 25.000km para ir ao mecânico ver sobre isso, não tenho tempo para ir lá por enquanto. Alguém tem uma sugestão do que pode ser esse vazamento? Origem, causas, consequências? Alguém já teve esse problema?

De início só achei que o mecânico não quis apertar demais, mas depois vi que, mesmo conferindo o aperto, continua lentamente vazando quando a moto está em funcionamento... :?

thiagombrito
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 27 Abr 2015, 16:12
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Vazamento de óleo na tampa do filtro de óleo

Mensagem por thiagombrito » 11 Nov 2015, 12:06

Se você disse que conferiu o aperto dos parafusos, então só pode ser a borracha de vedação que fica por dentro da tampa que desgasta com o tempo, aí é só substituir, coisa simples.

abs.

Tomás Stringhini
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 211
Registrado em: 03 Set 2014, 08:12
Cidade onde mora: Bento Gonçalves/RS

Re: Vazamento de óleo na tampa do filtro de óleo

Mensagem por Tomás Stringhini » 11 Nov 2015, 13:41

Vou ir tomando nota para depois de verificar com o mecânico o motivo (acho que só no final de dezembro farei a revisão dos 25.000km) postar aqui :thumbup:

Essa ideia da vedação já me deixa um pouco aliviado, não sabia como era feita a vedação desta tampa.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Vazamento de óleo na tampa do filtro de óleo

Mensagem por diegonunes » 12 Nov 2015, 08:35

Compra o o'ring novo na CC e estará resolvido.

Cuidado com o excesso de aperto nesses parafusos, eles não foram feitos pra receber muito torque.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Tomás Stringhini
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 211
Registrado em: 03 Set 2014, 08:12
Cidade onde mora: Bento Gonçalves/RS

Re: Vazamento de óleo na tampa do filtro de óleo

Mensagem por Tomás Stringhini » 12 Nov 2015, 08:41

Estava receoso que os parafusos não estivessem mais dando aperto, mas pelo que senti eles deram quase 1/4 de volta sem forçar (utilizei o canivete de allen, que não dá muito aperto), mas se tentasse forçar mais acho que apertava mais, não quis passar disso justamente pra não forçar a rosca.

Nunca abri esta tampa, somente o mecânico, é possível abrir sem drenar o óleo primeiro e não fazer sujeira? Qualquer coisa eu posso trocar em casa mesmo...

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Vazamento de óleo na tampa do filtro de óleo

Mensagem por diegonunes » 12 Nov 2015, 08:44

Pode ser que mele um pouco mas o segredo é abrir tampa depois de alguma horas da moto parada, assim o óleo escorre para parte inferior do motor.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Tomás Stringhini
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 211
Registrado em: 03 Set 2014, 08:12
Cidade onde mora: Bento Gonçalves/RS

Re: Vazamento de óleo na tampa do filtro de óleo

Mensagem por Tomás Stringhini » 12 Nov 2015, 08:48

Vou ver se consigo essa vedação pra trocar no final de semana, deixo parada de sábado pra domingo e troco

Tomás Stringhini
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 211
Registrado em: 03 Set 2014, 08:12
Cidade onde mora: Bento Gonçalves/RS

Re: Vazamento de óleo na tampa do filtro de óleo

Mensagem por Tomás Stringhini » 22 Nov 2015, 13:32

Essa semana completei o óleo do motor, coloquei em torno de 50mL pois o nível estava chegando próximo do mínimo. A km estava em 23.450km. Mais 1.500km vou levar no mecânico para a revisão de 25.000km e pedir pra trocar a vedação da tampa.

Tomás Stringhini
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 211
Registrado em: 03 Set 2014, 08:12
Cidade onde mora: Bento Gonçalves/RS

Re: Vazamento de óleo na tampa do filtro de óleo

Mensagem por Tomás Stringhini » 03 Dez 2015, 15:19

Parece que o vazamento aumentou, passei a monitorar um dia sim um dia não o nível e hoje, com 23.750km, tive que completar mais 50mL. Esta vizível agora que está vazando, pois tem a marca por onde ele escorre no motor, nada preocupante, a princípio dá para segurar até os 25.000km para trocar. Ninguém mais teve este problema? Será que foi erro de colocação do mecânico ou excesso de aperto?

Mamão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 29 Jun 2015, 10:48
Cidade onde mora: São Paulo SP

Re: Vazamento de óleo na tampa do filtro de óleo

Mensagem por Mamão » 04 Dez 2015, 15:55

Cara, na minha XTE eu espanei um dos parafusos e ficou vazando. Coloquei um parafuso uma merrequinha mais longo e resolveu. Nunca, jamais tente apertar esses parafusos com o motor quente. Vai pro saco mesmo !!!!

Mas o mais provavel, se está dando aperto, é que o o-ring já era.

Troque, passe um pouco de silicone de alta temperatura na tampa e vê se resolve.

Se os parafusos espanaram, vai ter que ver se dar para fazer o que fiz na XTE ou vair ter que refazer as roscas colocando prisioneiros....

Responder