Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T250

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Eduardo Miranda
Usuário
Usuário
Mensagens: 131
Registrado em: 25 Mar 2015, 14:05
Cidade onde mora: São Paulo - SP
Localização: Zona Oeste de São Paulo
Contato:

Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T250

Mensagem por Eduardo Miranda » 09 Out 2015, 14:36

Bom dia / boa tarde / boa noite à todos!

A principio não encontrei nenhum tópico tratando do assunto.. Então vamos lá:

Galera a situação é a seguinte: Sou obrigado a trafegar com a minha moto em vias cujo o índice de roubo de motos é alto e pra completar em horários menos favoráveis ainda para a minha segurança. :thumbdown: A única saída que encontrei para dificultar a ação dos ladrões é enrolar o cabo pra andar o mais rápido o possível com a Ténéré... Fato que até então têm me livrado dos sustos, depois que passei a enrolar o cabo nenhum ladrão têm me perseguido. :thumbup: :oremos:

A questão é: Quão comprometida está a durabilidade da minha moto andando em tais condições (rodando cerca de 10km todos os dias há 8 / 9000 rpm, saltando todas as lombadas há pelo menos 80km/h)?

Alguém assim como eu têm moído a moto todos os dias? Como ela têm se comportado com o passar do tempo? Surgiu alguma manutenção precoce por conta do andar no limite?

Desde já agradeço à todos pelo suporte aqui do fórum! Forte abraço! :joinha:
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Filipenses 4:13

Honda C100 Biz 2002, CG 150 Titan 2008, Ténéré 250 2011.

Avatar do usuário
Davrison
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 263
Registrado em: 20 Mai 2015, 08:31
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por Davrison » 09 Out 2015, 14:54

Não tenha dúvidas. A vida útil do motor diminui a cada rotação, por exemplo, um motor que sempre andou a 9000 rpm vai apresentar desgaste dos anéis de vedação, balancins do comando de válvula, bronzinas do virabrequim e etc, muito mais rápido que uma que sempre andou a 7000 rpm. Vide os motores de carros de formula 1 que não duram mais do algumas corridas. E em relação as lombadas, logo seus amortecedores, aros e rolamentos apresentarão um desgaste prematuro pois não foram desenvolvidos para suportar fortes impactos.

Trocando em miúdos, o motor vai durar mais e com o menor numero de intervenções possíveis andando na faixa de rotação ideal informada pelo fabricante, andar fora dela por muito tempo com certeza vai fo :mudo: :mudo: seu motor.

E tem outro ponto importante, andar com o cabo enrolado apenas te da uma sensação de segurança, pois transitar em vias urbanas em altas velocidades, passar correndo em lombadas te expões ao risco de sofrer acidentes, ou seja, resolve um problema e cria outro.

Contra ladrão nada melhor que um seguro, para te tranquilizar no momento do assalto e não tentar algo contra os filhos da Dilma.
"Não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


CB500X 2020 Preta
Tenere 250 2011 Preta
NX350 Sahara 1997 Roxa

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por tiagokxuera » 09 Out 2015, 16:00

Olha, eu acho que nessas condições a moto ainda não esta no seu limite.
O cuidado maior deve ser com você. Sua segurança andando com o cabo enrolado e fugindo de possíveis roubos.
A moto, se devidamente mantida, vai aguentar numa boa. Fique tranquilo. Esse motorzinho foi feito pra tomar surra mesmo.
O que essas tétécas daqui passam nas mãos dos caras em OFF ROAD, é beeeem pior. Pode ter certeza.
Abrass,
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

ventania
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por ventania » 09 Out 2015, 17:51

Eduardo, tudo bem.


Pelo que tenho lido sobre landers e xtzinhas, vou te dizer umas coisas:


Andando arregaçando, um motor que dura 150.000 km com o de voces, durara no maximo 100.000 com maiores manutenções pelo esforço que ele tera que suportar.

Os apertos nos parafusos da moto, todos de preferencia, deveram ser de 10.000 em 10.000km pelo menos, para não soltar algum, seja da suspensão, carenagem etc.

Agora a suspenção, digo mola e amortecedor que é o fraco da lander e mesmo da tenerezinha, usando da forma que voce esta falando, funicará com uns 40.000km facil facil.


Digo isso, não por experiência própria, já que não sou de andar a "milhão" com as motos que tive e tenho e não exigir tudo delas, mas por ter amigos que como voce gostam de andar no limite do que motos lhes oferecem e vi as manutenções que tiveram que fazer, para não se arrebentarem com elas, não por pericia na pilotagem, mas por fadiga dos materiais contidos nas motos.

Também, não quero ser chato e isso e aquilo, mas andar no limite da moto quer dizer que você esta arriscando a sua pele e de moto vou te dizer uma coisa, todo cuidado é pouco, já que o para choques são nosso peito, pernas, braços e cabeça e esses são bem frágeis.


boa sorte, vida longa e esteja com Deus.

Avatar do usuário
fjruthes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1090
Registrado em: 23 Jun 2011, 21:55
Cidade onde mora: Indaial/SC

Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por fjruthes » 09 Out 2015, 18:23

Pinta a moto inteira de laranja... Igual o kra fez com a Tenere 660...

viewtopic.php?f=7&t=6022" onclick="window.open(this.href);return false;

Ai podes andar de boa.. Não vão querer roubar sua moto...
"SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER"

eduardo eiji
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 74
Registrado em: 05 Jan 2015, 11:18
Cidade onde mora: sao paulo/sp

Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por eduardo eiji » 10 Out 2015, 00:31

Eu saio arregaçando mesmo e passo varando lombada se fosse pra andar de boa eu comprava uma lambretinha kkkkk

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por ivojoseaug » 12 Out 2015, 01:18

Entao, esse motor nao zica facil, tem gente no forum virando os 200.000. Esquece a rotaçao, pra moto andar, vai ter q girar rapido mesmo. Em termos de durabilidade, esse motor é premiado. Lembre q uso intenso demanda trocas de oleo mais cedo. Se a manutençao preventiva estiver em dia, pode rodar tranquilo. Todo motor tem uma temperatura de trabalho ideal, onde o metal ja dissipou e as folgas estao ideais pra trabalhar. Entao so evite sair moendo com a moto fria.

Avatar do usuário
hdbatistela85
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 621
Registrado em: 04 Dez 2013, 09:30
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por hdbatistela85 » 12 Out 2015, 21:00

Quando rodei até Uruguai foram 4600 km rodando direto no limite, começou a vazar óleo , pois creio que ele ficou muito fino. Após a troca voltou ao normal.

Como disse nosso amigo, acho que seria legal antecipar um pouco as trocas de óleo, de resto pode acelerar !

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por allex2000 » 13 Out 2015, 07:34

Vc acredita que aumenta sua segurança andando desse jeito? rsrsrs

O problema nem é a moto, é vc cair ou errar, ou andar fora das leis de transito....são erros que se justificam num imprevisto, e não no cotidiano, pense bem numa estratégia mais segura para sua vida...
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Avatar do usuário
Eduardo Miranda
Usuário
Usuário
Mensagens: 131
Registrado em: 25 Mar 2015, 14:05
Cidade onde mora: São Paulo - SP
Localização: Zona Oeste de São Paulo
Contato:

Re: Vida útil do motor - moer a moto / andar no limite - T25

Mensagem por Eduardo Miranda » 13 Out 2015, 14:04

Olá amigos!

Tirando uma média das opiniões de vocês cheguei às seguintes conclusões:

* Por um lado resolvo um problema e arrumo outro (se sofrer um acidente perco muito mais que a moto: a vida! )

* Sobre a durabilidade do motor me sinto aliviado, uma vez que a Ténéré têm se mostrado osso duro de roer, provavelmente meu motor durará menos que o de alguém que não passa de 7000 RPM, porém não tão menos assim.
Mesmo demandando de manutenções básicas em intervalos de tempo menores por conta do meu estilo de pilotagem sou chato com a manutenção da moto, sempre troco o óleo a cada 2000 km e encosto a moto para uma revisão geral a cada 15000 km trocando o que já está desgastado.
Acredito que mantendo esta receita de bolo o motor da Ténéré vai longe, mesmo rodando no limite (é importante ressaltar que só enrolo o cabo no trecho perigoso, na área mais tranquila dificilmente passo das 7000 rpm, amo desfilar com minha moto hahahah).

* Sobre o seguro sem dúvidas será a melhor forma para me defender, porém a minha história com as seguradoras já está se tornando novela. Quando digo que tenho uma Ténéré e 21 anos de idade sou simplesmente ignorado pelas seguradoras, a única que abraçou minha causa foi a Suhai porém desembolsar R$500,00 de adesão e R$160,00 mensais em um seguro que cobre apenas roubo e furto me desanimou... Mesmo assim vejo que está bem melhor que os R$3000,00 exigidos pela Porto seguro por conta do meu perfil :?...

Enfim amigos considerando os relatos de vocês confesso que me caiu a ficha.. A minha vida vale mais que minha moto, e muito mais que o seguro. Enrolar o cabo melhora por um lado e piora muito por outro.. Vou entrar em contato com mais algumas seguradoras, se continuar sendo ignorado vou de Suhai mesmo...

Agradeço a todos pela atenção! Tamo junto ;)
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Filipenses 4:13

Honda C100 Biz 2002, CG 150 Titan 2008, Ténéré 250 2011.

Responder