Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação
- PauloFaisca
- Usuário
- Mensagens: 145
- Registrado em: 25 Set 2014, 08:54
- Cidade onde mora: São Paulo / SP
Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação
Bom dia! Peço uma ajuda
Peguei a moto da revisão (não feita em CC) e notei pelas marcações na balança que a roda estava bem desregulada (comparando os dois lados).
Na extrema pressa que eu estava deixei passar... no dia seguinte, pegando corredor ouvia com nitidez a corrente tentando escapar. Parei, ajustei, ficou bala... mas agora eu to ouvindo novamente, estalos fortes, principalmente quando estou em baixa e chamo no acelerador.
lubrificar o conjunto diminui bastante, mas volta... as marcações estão alinhadas, tampa do pinhão limpa, relação limpa, moto com 20.000... oq pode ser?
não era pra eu notar um milimétrico "imparalelismo" entre pinhão e coroa, ou era?
obrigado!
Peguei a moto da revisão (não feita em CC) e notei pelas marcações na balança que a roda estava bem desregulada (comparando os dois lados).
Na extrema pressa que eu estava deixei passar... no dia seguinte, pegando corredor ouvia com nitidez a corrente tentando escapar. Parei, ajustei, ficou bala... mas agora eu to ouvindo novamente, estalos fortes, principalmente quando estou em baixa e chamo no acelerador.
lubrificar o conjunto diminui bastante, mas volta... as marcações estão alinhadas, tampa do pinhão limpa, relação limpa, moto com 20.000... oq pode ser?
não era pra eu notar um milimétrico "imparalelismo" entre pinhão e coroa, ou era?
obrigado!
"Andar de moto não é uma escolha... é um privilégio"
- Eu mesmo!
Ténéré 250 (2015) - Cinza - Pé-de-Pano
Virago 250 (2000) - Grena - Dona Zica
Caloi 10 (1983) - Azul metálico - Olivia
- Eu mesmo!
Ténéré 250 (2015) - Cinza - Pé-de-Pano
- diegopaul
- Usuário-
- Mensagens: 75
- Registrado em: 05 Mai 2012, 12:47
- Cidade onde mora: Cianorte - PR
- Localização: Cascavel - PR
Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação
PauloFaisca escreveu:Bom dia! Peço uma ajuda
Peguei a moto da revisão (não feita em CC) e notei pelas marcações na balança que a roda estava bem desregulada (comparando os dois lados).
Na extrema pressa que eu estava deixei passar... no dia seguinte, pegando corredor ouvia com nitidez a corrente tentando escapar. Parei, ajustei, ficou bala... mas agora eu to ouvindo novamente, estalos fortes, principalmente quando estou em baixa e chamo no acelerador.
lubrificar o conjunto diminui bastante, mas volta... as marcações estão alinhadas, tampa do pinhão limpa, relação limpa, moto com 20.000... oq pode ser?
não era pra eu notar um milimétrico "imparalelismo" entre pinhão e coroa, ou era?
obrigado!
A sua corrente não está muito esticada? Pode ser isso a origem dos estalos.
Ex: XTZ 250 Ténéré - Preta - 2011
Atual: XT660R - Preta - 2012
Atual: XT660R - Preta - 2012
- PauloFaisca
- Usuário
- Mensagens: 145
- Registrado em: 25 Set 2014, 08:54
- Cidade onde mora: São Paulo / SP
Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação
Bom dia Diego,
A folga está dentro da tolerância: 30 a 40 mm mas eu vou ajustar novamente, e deixar com uma gordura a mais.
Valeu
A folga está dentro da tolerância: 30 a 40 mm mas eu vou ajustar novamente, e deixar com uma gordura a mais.
Valeu
"Andar de moto não é uma escolha... é um privilégio"
- Eu mesmo!
Ténéré 250 (2015) - Cinza - Pé-de-Pano
Virago 250 (2000) - Grena - Dona Zica
Caloi 10 (1983) - Azul metálico - Olivia
- Eu mesmo!
Ténéré 250 (2015) - Cinza - Pé-de-Pano
Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação
30 a 40mm é mais que bom. Deixo a minha com 20 a 30, 40 já me parece um pouco frouxa.
Talvez você consiga simular o problema na mão, deixando a roda traseira levantada, o motor engatado, um colega controlando a embreagem para oferecer um pouco de resistência. Daí girando a roda na mão, mas com o pinhão oferecendo um pouco de resistência controlada na embreagem, a corrente vai tensionar e o estalo deve aparecer também. Um jeito de dar esse estalo é se um elo folgou; daí quando ele está prestes a sair do pinhão a corrente se reacomoda e estala.
Talvez você consiga simular o problema na mão, deixando a roda traseira levantada, o motor engatado, um colega controlando a embreagem para oferecer um pouco de resistência. Daí girando a roda na mão, mas com o pinhão oferecendo um pouco de resistência controlada na embreagem, a corrente vai tensionar e o estalo deve aparecer também. Um jeito de dar esse estalo é se um elo folgou; daí quando ele está prestes a sair do pinhão a corrente se reacomoda e estala.
- PauloFaisca
- Usuário
- Mensagens: 145
- Registrado em: 25 Set 2014, 08:54
- Cidade onde mora: São Paulo / SP
Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação
ivnn, será que com 20 mm de folga, meu peso mais o da patroa (90 + 60) não seria forçar de mais.
a impressão é essa mesmo que voce falou, o barulho vem do pinhão e parece que o estalo é de fato com a acomodação.
se o problema for esse mesmo, qual seria a solução, trocar a corrente?
a impressão é essa mesmo que voce falou, o barulho vem do pinhão e parece que o estalo é de fato com a acomodação.
se o problema for esse mesmo, qual seria a solução, trocar a corrente?
"Andar de moto não é uma escolha... é um privilégio"
- Eu mesmo!
Ténéré 250 (2015) - Cinza - Pé-de-Pano
Virago 250 (2000) - Grena - Dona Zica
Caloi 10 (1983) - Azul metálico - Olivia
- Eu mesmo!
Ténéré 250 (2015) - Cinza - Pé-de-Pano
Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação
Se a folga continua com vocês em cima, está bom. O problema é se estica numa certa posição. Não pode esticar.
Cheque se o pinhão está bem preso. Já li de um caso aqui do tenereclub de pinhão "solto". Ele sempre fica preso nas ranhuras, mas se a porca não estiver apertada vai deixar ele mexer um pouco, e pode estalar.
Se der, verifique se a folga da corrente se mantém durante uma volta da corrente e uma volta da roda traseira. Tem que fazer isso deixando o lado de cima da corrente tracionada; o mais fácil é controlando na embreagem, vai empurrando a moto para trás com ela engatada. A força que você empurra e segura na embreagem deixará o lado de cima tracionado, então toda folga estará embaixo.
Se a folga variar em uma volta da corrente, a corrente já era.
Se variar em uma volta da roda traseira (esse for o período da variação) a coroa deveria estar descentrada. Mas acho que é meio impossível isso.
Se nesse movimento conseguir provocar o estalo, é só ver o padrão de repetição. Se for sempre no mesmo elo da corrente... bom, é só trocar.
Cheque se o pinhão está bem preso. Já li de um caso aqui do tenereclub de pinhão "solto". Ele sempre fica preso nas ranhuras, mas se a porca não estiver apertada vai deixar ele mexer um pouco, e pode estalar.
Se der, verifique se a folga da corrente se mantém durante uma volta da corrente e uma volta da roda traseira. Tem que fazer isso deixando o lado de cima da corrente tracionada; o mais fácil é controlando na embreagem, vai empurrando a moto para trás com ela engatada. A força que você empurra e segura na embreagem deixará o lado de cima tracionado, então toda folga estará embaixo.
Se a folga variar em uma volta da corrente, a corrente já era.
Se variar em uma volta da roda traseira (esse for o período da variação) a coroa deveria estar descentrada. Mas acho que é meio impossível isso.
Se nesse movimento conseguir provocar o estalo, é só ver o padrão de repetição. Se for sempre no mesmo elo da corrente... bom, é só trocar.
- Kakko
- Ténéré Fã
- Mensagens: 4095
- Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
- Cidade onde mora: Campinas - São Paulo
Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação
Olá...eu tbm iria pela tensão da corrente....faça o seguinte....veja a folga com duas pessoas sentadas.
Nessa condição tem que haver alguma folga....não pode estar tensionada.
Outra coisa....com 20k o pinhão pode estar bem gasto, principalmente se não for lubrificado periodicamente.
cuidado com os rolamentos !!! corrente esticada detona os mesmos !
boa sorte
Nessa condição tem que haver alguma folga....não pode estar tensionada.
Outra coisa....com 20k o pinhão pode estar bem gasto, principalmente se não for lubrificado periodicamente.
cuidado com os rolamentos !!! corrente esticada detona os mesmos !
boa sorte
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação
Thiago Pini Milanez
Ténéré 250 2011 branca (Cabrita)
Só na bike por enquanto...
Crypton T105 (do meu pai)
Ténéré 250 2011 branca (Cabrita)
Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação
Não sei se é o caso mais de qualquer forma, vale a pena ver o vídeo do tópico.
Thiago Pini Milanez
Ténéré 250 2011 branca (Cabrita)
Só na bike por enquanto...
Crypton T105 (do meu pai)
Ténéré 250 2011 branca (Cabrita)
- PauloFaisca
- Usuário
- Mensagens: 145
- Registrado em: 25 Set 2014, 08:54
- Cidade onde mora: São Paulo / SP
Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação
Sabe duma,
Esse problema de estalo e alinhamento começou depois que tirei a moto do mecânico, ele vai receber a ténéré novamente, limpar a corrente, procurar o problema e resolver... e com fé vou me mudar logo do prédio, ir pra uma casa e fazer eu mesmo
Esse problema de estalo e alinhamento começou depois que tirei a moto do mecânico, ele vai receber a ténéré novamente, limpar a corrente, procurar o problema e resolver... e com fé vou me mudar logo do prédio, ir pra uma casa e fazer eu mesmo
"Andar de moto não é uma escolha... é um privilégio"
- Eu mesmo!
Ténéré 250 (2015) - Cinza - Pé-de-Pano
Virago 250 (2000) - Grena - Dona Zica
Caloi 10 (1983) - Azul metálico - Olivia
- Eu mesmo!
Ténéré 250 (2015) - Cinza - Pé-de-Pano