MOLA TRASEIRA MAIS DURA PARA T-250

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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claudio ciarlini
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MOLA TRASEIRA MAIS DURA PARA T-250

Mensagem por claudio ciarlini » 23 Out 2014, 17:08

FALA AI RAPAZIADA...
ALGUÉM AI PODE ME DIZER SE ALGUÉM JA FEZ A SUBSTITUIÇÃO DA MOLA TRASEIRA DA T-250 POR UMA MAIS FORTE?
ACHO A ORIG MOLE DE MAIS TÁ NA ÚLTIMA REGULAGEM A MINHA MOTO TEM 6.000KM NÃO APRESENTE VAZAMENTOS NA SUSP.
VALEU...
"NA DÚVIDA ACELERA, DÁ GIRO!!!"

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Radames Aragon
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Re: MOLA TRASEIRA MAIS DURA PARA T-250

Mensagem por Radames Aragon » 24 Out 2014, 10:30

Oi Claudio, para etnender melhor, vc pesa quanto? Vc acha a mola fraca com ou sem garupa?

Pode mostrar como está a configuração da pré-carga da mola? Pré-carga é aquela porca cilíndrica acima da mola q a comprime ou alivia mesmo sem peso.

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claudio ciarlini
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Re: MOLA TRASEIRA MAIS DURA PARA T-250

Mensagem por claudio ciarlini » 25 Out 2014, 11:59

BOM DIA E GRATO PELA RESPOSTA;
PESO 85Kg 1,78M E MINHA ESPOSA SEMPRE ESTA COMIGO SÃO MAIS 65Kg TOTALIZANDO: 150Kg. A PRÉ-CARGA DA MOLA JÁ ESTÁ NO MAXIMO E AINDA SINTO A MOTO MUITO BOBONA DE TRASEIRA FAZENDO COM QUE A FRENTE TB OSCILE. AKI NO RJ TEM UMA FIRMA CHAMADA "MOLAS TIGRE" E DIZEM QUE ELES FABRICAM MOLAS SERÁ QUE FICARIA LEGAL?
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Re: MOLA TRASEIRA MAIS DURA PARA T-250

Mensagem por Radames Aragon » 25 Out 2014, 15:00

Bom, mola não tem mistério, se eles souberem desmontar a sua e fazer uma mais forte, pode ser uma boa.

Recomendo tb falar com o Claudio da Cmotos (SP) site http://www.cmotos.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; q faz amortecedores e inclusive vende uma mola reforçada.

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ivnn
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Re: MOLA TRASEIRA MAIS DURA PARA T-250

Mensagem por ivnn » 25 Out 2014, 15:39

sensação de "moto boba de traseira" pode ser amortecimento deficiente. A mola pode estar boa, mas o nitrogênio ter vazado para o óleo, por porrada e/ou defeito. Daí gasta $ trocando a mola e no fim continua ruim igual. Além de que 6000km não é nada para a mola; ela deveria estar perfeita.

Seria bom ver se é mola ou amortecedor. Se tivesse uma outra Te para comparar seria bom. Os critérios de mola fraca seriam:
- com a moto descansando no pezinho, a suspensão deve dar topo. Se puxar a alça do garupa para cima, não deve subir.
- com a moto na vertical sem ninguém em cima, a moto cede uns 2cm. Puxando a alça para cima, sobe os 2 cm e dá topo.
- com piloto de 90kg em cima, a moto cede uns 4 ou 5 cm, medindo com um cabo de vassoura no chão, na altura da alça de garupa.

São todas medições estáticas, que são pouco dependentes(*) da condição do amortecedor. Essas medições avaliam só a mola.

Se comparado com uma Te normal a sua está boba, será que não rola uma troca de suspensão em garantia? 6000km é muito pouco para dar problema de suspensão boba. O normal é dar ali pelos 40 a 60 mil km.

(*) tem uma dependência ainda que é a seguinte: No amortecedor com nitrogênio pressurizado o próprio amortecedor faz também o papel de uma mola fraca. Quando o nitrogênio vaza para o óleo, esse efeito de mola do amortecedor diminui, dando aparência que a mola de aço ficou mais fraca. Mas não é isso; se trocar só a mola por uma igual não resolve. Se trocar por uma mais forte resolve - mas o efeito do amortecedor não fica tão eficiente.

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Re: MOLA TRASEIRA MAIS DURA PARA T-250

Mensagem por Radames Aragon » 25 Out 2014, 17:08

O ivnn tem muita razão :thumbup:

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Re: MOLA TRASEIRA MAIS DURA PARA T-250

Mensagem por vdfritz » 28 Out 2014, 12:18

piloto de 90kg soh desce 5cm? isso na regulagem mais dura ne? nunca regulei a minha, peso 88 e desce mais que isso acho, e ao mesmo tempo ando com garupa de 52 quilos, bau traseiro e laterais cheios em viagem e tudo mais e nao sinto a moto boba

qual era sua moto anterior? as vezes é costume também

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Re: MOLA TRASEIRA MAIS DURA PARA T-250

Mensagem por ivnn » 28 Out 2014, 12:57

Isso. Só uns 5cm. Com mais os 2cm que desce só por ficar na vertical, já comemos 7cm do curso total.
Lembro que o pneu da Te fica distante do chassi uns 21 ou 22cm, e o curso "teórico" da suspensão traseira é 20cm.

Depois que sobe a garupa e põe mais carga, pode descer no total uns 12cm. Se descer mais que isso não vai ter curso para aguentar a buraqueira; vai bater o fim de curso por qualquer coisa. Ruim para a moto e para a coluna.

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Re: MOLA TRASEIRA MAIS DURA PARA T-250

Mensagem por jmarcelo » 28 Out 2014, 16:50

Tenho um amortecedor cmotos preparado com cilindro de gás, para suportar 120kg. $700 ÷ frete.

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