Gasolina comum ou aditivada???

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Paranoico
Usuário
Usuário
Mensagens: 110
Registrado em: 13 Set 2012, 12:54
Cidade onde mora: Marília/SP

Re: Gasolina comum ou aditivada???

Mensagem por Paranoico » 29 Set 2014, 20:22

Infelizmente essa lista de postos deve ser bemmm furada, deve faltar muito posto nela.
Mas já ajuda. Valeu.

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: Gasolina comum ou aditivada???

Mensagem por DrigoRJ » 29 Set 2014, 23:37

Realmente, paranoico.

Conheci esta listagem no ano de 2006, e naquela época havia muitos mais postos relacionados, com dados de fiscalização de 2002,2003. Só retornei ao site da ANP agora porque estou com a tenere a pouco tempo e resolvi me desviar de postos desgraçados em Pouso Alegre (MG) e em São Paulo. Passo sempre por Piquete (SP), e como a gasolina mais é mais barata, eu encho o tanque e só reabasteço aqui no RJ, no posto Sendas de São João de Meriti ( Via Show).

A propósito, se o Brasil fosse um país sério, uma vez que um posto fosse pego, o órgão fiscalizador caçaria definitivamente a permissão do posto pilantra. O que eles fazem é ROUBAR e causar DANO a muita gente.

Vou enviar um e-mail para a ANP para indagá-los sobre a listagem antiga.

Moderação, desculpe o desvio do tópico...

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: Gasolina comum ou aditivada???

Mensagem por DrigoRJ » 04 Out 2014, 12:23

Enviei o tal e-mail para a ANP, indagando sobre o porque deles não disponibilizarem dados antigos. Entretanto, posteriormente pesquisei pelo google, e para a minha surpresa o próprio site da ANP hospeda os arquivos, mas sem links próprios, direcionados e bem sinalizados. No caso da cidades do RJ não encontrei diretamente do site da ANP, mas no blog de terceiros. Caso eu esteja cometendo injustiça, por favor me avisem, mas não encontrei os links no site da ANP .

Encontrei os dados abaixo com autuações e interdições de 2006 a 2010 . Acho que já pode ampliar um pouco a nossa visão, mas claro que não de forma absoluta. Caso sua cidade não esteja relacionada nos links abaixo, tente pesquisar por “ Postos Revendedores Autuados e/ou interditados por Qualidade de Combustíveis + sua cidade ou Estado”.

Nunca solicitei a realização do teste da proveta, apesar de ser nosso direito individual. Sozinho e com posto movimentado o cara que solicita um teste deste certamente iria passar por "chato" Penso que quando tiver uma galera reunida isso pode trazer maior peso e eficácia de pressão sobre o dono do posto. Imaginem, um grupo de 10 motociclistas querendo ver o resultado do teste. Posso estar devaneando, mas creio uma ação coletiva poderia surtir efeito legal.

Seguem os dados de minha rápida pesquisa:


Cidades do Estado do Rio de Janeiro

https://blogdopaulinho.files.wordpress. ... solina.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;



Cidades de Minas Gerais
http://www.anp.gov.br/?dw=20784" onclick="window.open(this.href);return false;


Em Pouso Alegre, cidade onde abasteço, não existe posto relacionado. Acho que o pessoal da ANPP “bateu” pouco por lá. Como em grande parte do Brasil por lá existe um cartel danado. Vou indagar a ANPP se eles já passaram por lá.


http://www.anp.gov.br/?dw=20796" onclick="window.open(this.href);return false;

Postos autuados no Estado de São Paulo, acho que de 2006 a 2010. Não encontrei nesta lista postos de Piquete ou Lorena, onde habitualmente eu abasteço em bandeira Branca. Especialmente em Piquete, por ser o único posto da cidade, acho que o dono não deve adulterar por conhecer todo mundo da cidade e, possivelmente, haver algum tipo de compadrio.


http://www.anp.gov.br/?dw=30474" onclick="window.open(this.href);return false;

autuados em goiais , acho que de 2006 a 2010.



Bahia
http://www.anp.gov.gov.br/?dw=30470" onclick="window.open(this.href);return false;


Cidade de Fortaleza
http://www.anp.gov.gov.br/?dw=30471" onclick="window.open(this.href);return false;

Brasilia
http://www.anp.gov.gov.br/?dw=30472" onclick="window.open(this.href);return false;

Espirito Santo
http://www.anp.gov.gov.br/?dw=30473" onclick="window.open(this.href);return false;


Nesta reportagem abaixo, representante da ANP afirmam que o estado do RJ é o campeão de adulteração de combustível, com destaque para Campos dos Goytacazes. Solidariedade aos campistas, contraditoriamente, produtores de petróleo.
http://www.ebc.com.br/2012/10/rio-de-ja ... is-diz-anp" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Gasolina comum ou aditivada???

Mensagem por vdfritz » 07 Out 2014, 11:51

sempre usei gasolina comum de um posto BR que eu sei que eh posto escola (ou seja, sem adulteracao) e nunca tive problema
ja abasteci em posto BR em frente a praia de copacabana e a moto ficava falhando e dando uns peidos, e com um cheiro esquisito saindo do escape tambem
se a comum estiver ruim na sua moto, troque de posto

KIM F.
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Ago 2014, 20:21
Cidade onde mora: São Paulo

Re: Gasolina comum ou aditivada???

Mensagem por KIM F. » 08 Out 2014, 08:11

Tenho usado a podium... Ela mantém estável o motor mesmo nas altas acelerações. Sem contar que mesmo depois de muito tempo parada ,não da problema de falhar ou engasgar. E cara. Mas não tem igual.

Avatar do usuário
cjhygino
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 202
Registrado em: 16 Mar 2014, 19:17
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Campo Grande - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Gasolina comum ou aditivada???

Mensagem por cjhygino » 08 Out 2014, 12:22

e ae pessoal!

abasteci da ultima vez com a Grid e digo a vcs q tá show de bola a performance da moto...

agora queria falar um lance aqui com vcs: aqui perto de casa tem 2 postos, ipiranga e shell, um em frente ao outro exatamente... o shell é lindão, tem tudo, loja de conveniencia show de bola completa... já o ipiranga ficou muito estranho, caiu o padrão, há meses não vendem mais gasolina aditivada; só tem a comum e com um preço bem abaixo, bem estranho... será q cabe uma denuncia??? há um controle de franquias???
::: Tenere 250 Preta 2014 - Gladiatrix :::

Avatar do usuário
claudio ciarlini
Novato+
Novato+
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Mar 2014, 15:05
Cidade onde mora: Araruama-rj

Re: Gasolina comum ou aditivada???

Mensagem por claudio ciarlini » 11 Out 2014, 06:43

SALVE RAPAZIADA!!!
Pelo que andei pesquisando a gasola PÓDIUM não faz diferença alguma nas nossas motokas TX é (9.8). ela foi feita para ter uma queima melhor mas para isso o motor tem que ter uma TX de compressão maior que 10:1. As gasolinas de alta octanagem(PÓDIUM) permitem a obtenção da toda a potência de projeto dos motores, porém somente quando estes motores são projetados com altas taxas de compressão da mistura ar-combustível (acima de 10:1), e no caso dos motores das motos 4 tempos, estes normalmente possuem altas taxas de compressão, beneficiando-se com este tipo de gasolina.
um abraço e na dúvida, acelera dá giroooooooo...
"NA DÚVIDA ACELERA, DÁ GIRO!!!"

Avatar do usuário
Wladimir Souza
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Ago 2013, 23:03
Cidade onde mora: Sorocaba/SP
Localização: Sorocaba/SP

Re: Gasolina comum ou aditivada???

Mensagem por Wladimir Souza » 11 Out 2014, 07:04

claudio ciarlini escreveu:SALVE RAPAZIADA!!!
Pelo que andei pesquisando a gasola PÓDIUM não faz diferença alguma nas nossas motokas TX é (9.8). ela foi feita para ter uma queima melhor mas para isso o motor tem que ter uma TX de compressão maior que 10:1. As gasolinas de alta octanagem(PÓDIUM) permitem a obtenção da toda a potência de projeto dos motores, porém somente quando estes motores são projetados com altas taxas de compressão da mistura ar-combustível (acima de 10:1), e no caso dos motores das motos 4 tempos, estes normalmente possuem altas taxas de compressão, beneficiando-se com este tipo de gasolina.
um abraço e na dúvida, acelera dá giroooooooo...
Exatamente Claudio,

Essa gasolina Podium não gera diferença aos nossos motores de 250cc.. Vamos apenas pagar mais caro no combustível

Enviado de meu XT920 usando Tapatalk
Viajando de carro você vê a paisagem; de moto, faz parte dela

Eliabe Calebe
Novato
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Nov 2014, 00:04
Cidade onde mora: Currais Novos-RN

Re: Gasolina comum ou aditivada???

Mensagem por Eliabe Calebe » 01 Nov 2014, 00:19

Cara, vc tem que ver a confiança do posto que você abastece, eu aqui no RN só abasteço com gasolina aditivada pois dizem ser melhor e a moto funciona tranquilo graças a Deus.

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Gasolina comum ou aditivada???

Mensagem por Luiz Koudela » 01 Nov 2014, 10:52

Pessoal... Aproveitando esse tópico, aqui em R.O, precisamente no Posto Shell do Âncora, apos completar o tanque com 22litros de gasolina aditivada (sempre coloco aditivada, pois no manual sugere) liguei a moto e na hora de sair a moto apagou e mais 2x seguidas!! Pois bem... Pedi para o gerente fazer o teste do combustível, prontamente o gerente se prontificou a fazer o teste, pegou um litro de combustível e começou a me explicar a homogeniedade do combustível, num outro tudo, misturou a agua, sacudio e me mostrando o resultado da mistura com água, até então ele havia me agradado, mas ele não sabia que eu SABIA que teria ainda que fazer o teste da DENSIDADE!!! O cara veio de conversinha comigo... Dizendo q não poderia fazer esse teste naquela hora, pois não tinha NF (aham), que eu voltasse depois e etc... Claro fiquei bolado, mas mantive a linha com o sujeito, liguei novamente a moto e ela pareceu ter se acostumado com aquele combustível e tals... E fui embora e nunca mais voltarei!

Vou criar um tópico, onde poderíamos compartilhar experiências parecidas, mas sem ACHISMO, apenas com fatos onde evidenciarmos irregularidades então assim, evitaremos abastecer nesses postos...

Uma das mais famosas adulterações de combustível NOWADAYS é colocar mais álcool no tanque de gasolina, os próprios frentistas fazem isso até mesmo sem o consentimento do Dono/Gerente... Esses veículos flex toleram tal manobra :/
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Responder