Vazamento de óleo no motor

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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diegonunes
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Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por diegonunes » 13 Ago 2014, 18:19

Então quando tiramos as tampas do cabeçote da TNR também estamos abrindo o motor, correto? :urrruuu:

E você está correto, pelas OEM nem sempre não iguais as originais (assinadas pela marca). A verdade é que peças OEM podem ser piores ou melhores, rs.

Um exemplo clássico disse são as corrente originais da XT 660 R versus correntes EK ou RK. Custam bem menos e são muito, muito melhores.

Tenho amizade com algumas pessoas internas à Yamaha, um deles é gerente de peças. Algumas CC's Yamaha aqui de Recife estão comprando juntas OEM da Vedamotors, pois as juntas "assinadas" pela montadora estão apresentando problema, além da linha de montagem, mas isso é um exceção, convenhamos. :thumbup:
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Natão
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Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Natão » 14 Ago 2014, 09:18

O que funciona pra Yamaha, não funciona pra Honda ou vice-versa

A XRE tem uma TAMPA que expõe o cabeçote inteiro, comandos, corrente, molas das válvulas, hastes e tudo mais, assim como é a minha moto, uma Sahara, e só em fazer isso, a gente já se vê obrigado a trocar uma junta, que da XRE custa 50 reais e da Sahara custa 170 reais.

A XTZ quando tinha, tinham três tampas, uma de cada válvula e uma do eixo de comando, mas eu não via as válvulas nem nada, não sei se o motor da Té é assim, mas também não tem junta, só anéis de borracha como vedante.

Já vedamotors pra Honda, não, não dá certo, é colocar e vazar, e vazar muito. Talvez a parceria com a Yamaha, faça com que eles façam coisas para Honda porcamente, que não funcione direito e só faz o cara ter o trabalho de gastar uma graninha pra comprar (achando que vai economizar uns 450 reais), mas se vê obrigado a abrir o motor duas vezes, para colocar a junta paralela e depois de alguns km, ter que abrir novamente para gastar 500 reais só com juntas originais (deve ter alguma diferença de qualidade aí, né? de 500 para 36 reais, será que é só pelo fato de estar estampado Honda, numa delas), mais mão de obra para abrir tudo novamente.

No final das contas, se o cara abrir o motor (falando da minha moto) ele gasta só pra fazer isso e ver, 800 reais (300 de mão de obra e 500 de juntas), se ele fizer com junta paralela, ele vai gastar 300 + 40... daí depois de 500km ele é obrigado a voltar lá no mecânico e pagar novamente 300 + 500 das originais, ou seja, ficou aí 340 reais mais caro...

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Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Rodrigo Salaro » 21 Ago 2014, 11:05

Pegeui a moto de novo anteontem, até agora nada de óleo vazando, parece que finalmente a novela mexicana chegou ao fim, foi aplanada a camisa, e montado o motor com junta original yamaha, cola e reza!!! :oremos:

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Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Raphael Icaro » 22 Ago 2014, 00:46

Salve rapaziada...
Então fui buscar a moto no mecânico e foi o que ele disse mesmo. A junta havia quebrado ( ou repardido ao meio) bem na parte da frente do motor e vazando com o passar dos dias bastante óleo. Tudo ok e hoje fui trabalhar e achei ela meio estranha, parecendo que estava amarrada e não passava de 120 km/h e tipo que querendo falhar em alta rotação (8×1000) será que é normal ? ImagemImagemImagemImagemImagemImagem

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Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Fmm4100 » 22 Ago 2014, 05:37

Não. Procure o mecanico e informe isso.
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Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por SPinheiro » 27 Ago 2014, 19:33

Amigos, hoje quando retornava do trabalho, a corrente de transmissão da té que já estava frouxa caiu e deu um tranco que quase me derrubou. Consegui conduzir a moto até uma oficina mais próxima e aproveitei pra trocar o pinhão que já estava bem gasto. Chegando em casa percebi um vazamento de óleo do motor (bem abaixo onde fica o pinhão). Pingos de óleo no chão. Não tive tempo de examinar onde exatamente fica o vazamento. Mas a minha dúvida é se esse vazamento pode ter sido causado pelo tranco da corrente solta no compartimento do pinhão.
Alguém sabe ou teve alguma experiencia desse tipo?
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Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por diegonunes » 28 Ago 2014, 07:29

Pode sim. O eixo do pinhão é envolvido com um retentor. Dependendo da forma com que a corrente enroscou, pode ter havido dano.

O importante é analisar direito e identificar o problema. A manutenção desse tipo de coisa e nessa moto é bem simples e não custa caro.
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Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por ivojoseaug » 28 Ago 2014, 11:34

não esquece de completar o óleo...

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Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por SPinheiro » 28 Ago 2014, 13:26

Boa, Diego. Depois, quando tiver tempo, vou abrir o compartimento do pinhão para verificar se o vazamento vem do retentor.
Ivojoseaug, foi a primeira coisa que pensei na hora que vi o estrago, mas não completei o óleo ainda. Bem lembrado!
Valeu!
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Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Raphael Icaro » 28 Ago 2014, 16:48

Fmm4100, como havia dito levei minha Te de volta no mecânico para ver o porque estava falhando quando atingia (8 mil giros) então ele abriu novamente e verificou algo na corrente de comando. Provavelmente não estava ajustada por erro dele mesmo, pois ele havia trocado a junta e não regulou como devia e assim fazendo com que ela tivesse falhas em giro alto. Hoje fui buscar lá e tá redondinha. Agora andando como antes sem falhar ou engasgar...

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