REVISAO (DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?)

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Denver
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 09 Mai 2014, 13:28
Cidade onde mora: Sao Paulo-SP

REVISAO (DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?)

Mensagem por Denver » 09 Mai 2014, 13:41

Fala Galera,

Sou novo no forum, e quero agradecer primeiramente ao criador deste forum, sensacional para tirarmos nossas duvidas.

Não encontrei nenhum topico falando sobre revisao de km da tenere, por isso estou criando este.

Tenho uma Tenere 250, e tenho muita duvida de quanto em quanto km preciso fazer uma revisao completa nela. É minha primeira moto e estou aprendendo um monte de coisas ainda.

Troco o oleo a cada 1000 e filtro do oleo a cada 2000

Fiz revisao na concessionaria nos 1 mil e 5 mil, ela ta com 8 agora, seria sempre de 5k em 5k agora? (tipo, 10k, 15k, 20k)

Agradeco a atencao de voces.

Obs: Moro na zona sul proximo de interlagos, se alguem conhecer algum local bom para indicar para revisao, aceito... rsrs

Abs pessoal

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: REVISAO (DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?)

Mensagem por ghamauricio » 09 Mai 2014, 13:45

Sim, sempre de 5 em 5k (10, 15, 20).

O manual também diz que você deve trocar o óleo a cada 5 mil km. Trocando o óleo a cada mil o sr. esta: jogando dinheiro fora e ajudando a poluir o mundo.

Se o manual diz que pode trocar a cada 5k, pode confiar.

Abs e seja bem vindo ao fórum!

Avatar do usuário
Moreira
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 474
Registrado em: 23 Out 2012, 11:45
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo / SP

Re: REVISAO (DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?)

Mensagem por Moreira » 09 Mai 2014, 16:09

ghamauricio escreveu:Sim, sempre de 5 em 5k (10, 15, 20).

O manual também diz que você deve trocar o óleo a cada 5 mil km. Trocando o óleo a cada mil o sr. esta: jogando dinheiro fora e ajudando a poluir o mundo.

Se o manual diz que pode trocar a cada 5k, pode confiar.

Abs e seja bem vindo ao fórum!

To contigo.
Aloha

Jaques Moreira

Avatar do usuário
CelioDias
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1458
Registrado em: 27 Jan 2013, 21:17
Cidade onde mora: são paulo
Localização: São Paulo

Re: REVISAO (DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?)

Mensagem por CelioDias » 09 Mai 2014, 16:21

tbm to contigo....
Celio Sales Dias
Tenere 250 Branca, Tenere 660 Azul (conquistada no inicio de 2014) e finada F800 GS Branca, atual Kawasaki Versys X 300 (FIONA)
São Paulo/SP

Avatar do usuário
Bruno.Ferrasso
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 303
Registrado em: 15 Jun 2012, 10:18
Cidade onde mora: Itajai-SC

Re: REVISAO (DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?)

Mensagem por Bruno.Ferrasso » 09 Mai 2014, 16:40

Eu não acreditaria tanto na troca de óleo com 5mil...

O manual diz com esse valor pq ele é traduzido de fora. O ideal aqui pro Brasil é a metade, ou seja, 2500 Km.
Faço isso na minha desde que comprei 0Km. Ela está hoje com +26 mil Km, sem dar qualquer problema relacionado com isso.

Minha opinião, é claro... ;)
Ex.: Honda CG 150/Honda Bros 150. Atual: Ténéré 250 AZUL !!
Futura: BMW F 800 GS LARANJA!!

Avatar do usuário
Adriano Monte Mor
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 204
Registrado em: 26 Fev 2014, 23:59
Cidade onde mora: Mesquita/RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: REVISAO (DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?)

Mensagem por Adriano Monte Mor » 09 Mai 2014, 16:45

ghamauricio escreveu:Sim, sempre de 5 em 5k (10, 15, 20).

O manual também diz que você deve trocar o óleo a cada 5 mil km. Trocando o óleo a cada mil o sr. esta: jogando dinheiro fora e ajudando a poluir o mundo.

Se o manual diz que pode trocar a cada 5k, pode confiar.

Abs e seja bem vindo ao fórum!

Sinceramente, com toda a experiência que tenho pois trabalhei como motoboy durante um bom tempo. Se vc trocar óleo de 5 em 5 mil irá diminuir drasticamente a vida útil do motor, pois como nossas motos não são refrigeradas a água então o resfriamento do motor é a ar como os fuscas antigamente. Daí deve-se atentar a algumas questões:

1° Questão: Se vc anda na cidade, vc faz muitas trocas de marcha acelera, freia e para em sinais, o motor tende a ficar mais quente, e isso contribui para que o óleo diminua a viscosidade, com isso perde-se a capacidade de lubrificar mais rigorosamente os componentes do motor. Sem falar no verão, que aí se esquenta mais ainda. Quando eu trabalhava de moto eu trocava toda a semana, pois eu rodava uma média de 120 km por dia, mas dava para eu trocar a cada dez dias, tendo uma média de 1200 km nessas condições as quais citei o óleo estava bem escuro e sem viscosidade (ps minha moto é uma cg titan 125 2002 que anda até sem óleo)

2° Questão: Se vc anda mais na estrada, anda mais em linha reta e troca pouco de marcha a viscosidade do óleo tende a durar mais, mas é preciso lembrar que, nossas motos como são de baixa cilindrada possuem um limite de tempo em que fique em alta rotação, pois elas não são preparadas para andar em alto giro muito tempo, então a cada 100 km em viagens o ideal é parar uns 20 min para o motor dar uma esfriada e depois seguir viagem. Todas essas coisas devem ser levadas em consideração.

Então o ideal para quem roda na cidade é trocas de óleo a cada 1500 a 2000 mil kms e na estrada a cada 3 mil.

Eu sempre estou atento a isso, por isso fiz o motor da minha "titanzinha" em 2011 já rodei mais de 100 mil e o motor está firmeza até hoje. Tudo isso que eu disse, foram coisas que aprendi com o tempo e outras que meu mecânico me explicou. Se trocar a cada 5 mil, vai dar problema no motor bem rápido. É só acompanhar como o óleo vai ficando preto e perdendo viscosidade até evaporar.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: REVISAO (DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?)

Mensagem por ghamauricio » 09 Mai 2014, 18:27

Grande Adriano!

Com todo o respeito e sem querer parecer arrogante, eu prefiro acreditar na opinião dos engenheiros que projetaram e testaram o motor, e puseram o nome deles na reta quando mandaram colocar no manual que pode trocar a cada 5.000 km.

Se você quer saber se o óleo ainda está bom, garanto que não adianta olhar a cor e a "viscosidade" dele no olho. O correto é você enviar pra uma empresa como esta aqui: http://www.sil-lubrificacao.com.br/analise-de-oleo.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Lá eles vão fazer diversas análises, com espectrômetro, microscópio, testes químicos e até físicos pra ter certeza da viscosidade do óleo.

Você também não pode comparar uma titanzinha com uma Ténéré 250. A Titan não tem radiador de óleo, e ficaria surpreso se ela tivesse filtro. A Ténéré 250 tem os dois, assim como os motores 300 da Honda e daí pra cima. Ela também tem dutos de ventilação que canalizam o ar para as aletas de refrigeração do cabeçote de um lado, e para o radiador de óleo do outro lado. A Lander tem os mesmos dutos.

Você também tem que considerar a quantidade de óleo que cabe no carter. Se cabe mais óleo, é lógico que ele vai durar mais. Se tem pouco óleo, é lógico que ele vai durar pouco.

Acredite em mim! Eu sou arquiteto e tive aula com engenheiros. Todas as cadeiras de engenharia que eu tive (desde instalações hidráulicas, elétricas, estruturas etc) funcionavam de maneira muito parecida: você calcula uma necessidade. Depois de achar, você bota 40% em cima, "só pro caso de o material ter alguma falha". Aí depois você bota MAIS 40% "só por segurança". Ora, no final o que você projetou tem o dobro da capacidade de uso normal!!

Ex.: você calcula o peso de um prédio. Aí depois desses 40% mais 40%, você fez estrutura pra um prédio com o dobro da altura! Cada andar agüenta o dobro do uso normal dele! E todo engenheiro pensa assim!

Eu garanto a você que pra um uso normal, você pode confiar que é capaz de o óleo durar 10.000 km!! Se num uso normal dura 10 mil, eu também te garanto que num uso "severo", 5 mil é MAIS DO QUE SEGURO!

Então eu insisto!, não polua o planeta e economize um dinheiro. Troque o óleo de acordo com o que diz o manual!! Se não acredita no que o manual diz, pega uma amostra do seu óleo e envia pra análise com o dinheiro que você gastaria em outra troca de óleo.

Um forte abraço!

Avatar do usuário
Adriano Monte Mor
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 204
Registrado em: 26 Fev 2014, 23:59
Cidade onde mora: Mesquita/RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: REVISAO (DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?)

Mensagem por Adriano Monte Mor » 10 Mai 2014, 00:30

Grande Ghamauricio... :thumbup:

Esquenta não... respeito e entendo seu caráter técnico, mas.... eu confio pacas no meu mecânico e ele cansou de me mostrar motos com esse mesmo motor Fazer, Lander que babaram devido a demora na troca de óleo... :rock:

Posso até gastar mais dinheiro trocando óleo? Posso sim, mas assim eu garanto a vida útil dele mais tranquilo... e mandar fazer um motor desse com peças originais é bem carinho, então prefiro gastar com óleo mesmo :risadinha:

stcowboy
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 268
Registrado em: 28 Dez 2013, 12:37
Cidade onde mora: São Paulo/ SP

Re: REVISAO (DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?)

Mensagem por stcowboy » 10 Mai 2014, 14:01

63k rodando de Fazer durante 4 anos com trocas de óleo a cada 5k e filtro a cada 10k, picos de 700km rodados parando só para abastecer e zero de dores de cabeça. Enquanto rodar com moto que usa o 250cc da Yamaha, trocarei conforme manda o manual.

Falando nisso (e fugindo um pouco do assunto do tópico), estou com alguns litros de óleo sintético que sobrou da época que eu tinha a Bandit. Sabem se tem problema usar na Té? E para trocar, é só esgotar o mineral e colocar o sintético?
Imagem

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4288
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: REVISAO (DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?)

Mensagem por Fmm4100 » 10 Mai 2014, 17:55

http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... &start=350" onclick="window.open(this.href);return false;

Troca de oleo ja foi bastante discutida no topico acima.


Quanto a revisão, tem a tabela do manual. Fora disso, caso a moto rode pouco, e prudente trocar o oleo a cada 6 meses.
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)

Responder