Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.

VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?

SIM, PREFIRO TROCAR ANTES
205
48%
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL
192
45%
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM
21
5%
DEPENDE - OUTROS CASOS
12
3%
 
Total de votos: 430

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por diegonunes » 30 Set 2013, 15:38

Não é vagabundo, quem disse isso? kkk. A Yamaha recomenda ao um SL, ao menos.

Como foi barato, R$ 8,35, vlw. Eu prefiro colocar um SL, custa R$ 10,00, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por ivojoseaug » 30 Set 2013, 16:12

qual é a diferença de performance do SL para o SJ?, isso é sacanagem....a moto ta melhor agora, hahahaha, o motor tem projeto antigo, gosta de óleo antigo....o yamalube fazia minha moto ficar barulhenta e com a marcha meio dura, o SJ deixou tudo macio e silencioso, hahahahaha, ainda acho que é o efeito placebo.

E outra, o freio motor de 4º para 3º ficou bem mais leve, o que pode ser isso?

edvar
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 172
Registrado em: 13 Set 2013, 12:12
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por edvar » 01 Out 2013, 23:16

Na minha finada Fazer 250 eu trocava o oleo meio que no feeling.
As vezes com 5000km as vezes com 4000km, ja teve vez de trocar com 3500.
O feeling que eu tinha pra trocar o óleo era o cambio, qndo as trocas de marcha começavam a endurecer eu corria pra troca o óleo.
As trocas ficavam mais duras conforme o uso, se usasse a moto principalmente no transito pesado, com 3500km ja tava na hr, mas se usasse ela mais viajando sem forcar muito o motor(entre 100 e 110 km) dava pra trocar com 5000km sem o cambio ta duro.

A minha Fazer foi vendida com 50.000km, fazia media de 30km/l(andava de acordo pra isso) e nunca baixou uma gota de óleo.
Se o mundo fosse bom, bebê não nascia chorando!

Depois que acostumei a andar de moto, andar de carro parece castigo

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por ivojoseaug » 01 Out 2013, 23:58

boa, vou fazer assim tb, o cambio com esse óleo de carro que eu coloquei ficou bem macio, em especial a descida da segunda para a primeira.

Avatar do usuário
Led-RJ
Mestre
Mestre
Mensagens: 867
Registrado em: 30 Nov 2012, 09:15
Cidade onde mora: Nova Friburgo
Localização: RJ

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Led-RJ » 02 Out 2013, 09:12

Paguei 17,50 nesse Motul em uma loja física aqui em Niterói.

http://www.gridmotors.com.br/ecommerce_ ... T-1-Litro-" onclick="window.open(this.href);return false;

É um bom óleo?
Ai, diz que o óleo dura apenas 3.000km, devo trocá-lo com apenas essa KM ou com os 5.000 recomendados pelo manual da moto?
Ténéré 250 - 2011 - "Mendimoto Mad Max"
Tiger 800 - 2014
G 650 GS - 2012

Imagem

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4293
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Fmm4100 » 02 Out 2013, 09:54

Se o manual diz que e 5000km, ta valendo, mas por cagaco troco a cada 2500km.
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)

Avatar do usuário
Carlos Boni
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1936
Registrado em: 25 Fev 2013, 12:43
Cidade onde mora: Vargem Grande Plta/SP

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Carlos Boni » 02 Out 2013, 10:28

A vida toda da minha foi de Yamalub trocado sempre a cada 5mil.
Nos 4 o cambio começa a me lembrar da troca.
Carlos Boni
São Paulo / SP
Honda CB500X 2022/2022
Tenere 250 Cinza 2015/2015
Tenere 250 Azul 2013/2014
Tenere 250 Azul 2012/2012
Agrale Dakar 30.0 1986 DC
Honda XL 250 1983 DC

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por diegonunes » 02 Out 2013, 11:03

ivojoseaug escreveu:qual é a diferença de performance do SL para o SJ?, isso é sacanagem....a moto ta melhor agora, hahahaha, o motor tem projeto antigo, gosta de óleo antigo....o yamalube fazia minha moto ficar barulhenta e com a marcha meio dura, o SJ deixou tudo macio e silencioso, hahahahaha, ainda acho que é o efeito placebo.

E outra, o freio motor de 4º para 3º ficou bem mais leve, o que pode ser isso?
Chefe, SJ é de 1995, SL é de 2001, rs. Eu não vejo justificativa financeira pra deixar de usar um SL. Do lado técnico, não precisa comentar né.

De fato o câmbio pode está mais macio sim, o Lubrax é um dos óleos mais espessos dentre os 20w50, é só conferir na ficha técnica deles.

Olha que interessante:

Imagem

Imagem

Quem disse ao senhor que o projeto do motor 250cc tem características de um motor antigo? A única coisa que esse motor tem de arcaico é o sistema de acionamento das válvulas, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por ivojoseaug » 02 Out 2013, 11:36

Pelo que ví no site da lubrax, o SL deles não é 20w50. Eu comprei esse óleo pelo preço e pela garrafinha, que queria ter uma para carregar alguma gasolina. eu ví essas imagens que vc mostrou, mas confesso que teria entendido mais se tivesse fumado 1kg de maconha. Sinceramente, essas distribuições gráficas me deixam desconfiado. Acompanhe comigo: Os caras tiram esse óleo do petróleo. Fazem várias separações e tiram diversas coisas da gororoba preta. tu acha que, produzido em massa, o SJ tem diferença do SL? Esse gráfico ja não é mto diferente o SL do SJ, na prática então, fica impossível saber ao certo que tais atributos são precisos. A única coisa que eles realmente podem controlar são os aditivos misturados ao óleo. O lubrax SJ tem bastante aditivo, o suficiente para me convencer, rs...

Outra coisa que você falou: Dentre os 20w50, o lubrax é o mais espesso. A unica conclusão que tiro disso é todos os óleos 20W50 deveriam se comportar parecidos e ter a mesma viscosidade na mesma faixa de temperatura, mas pelo jeito isso não é bem assim. Empiricamente, percebo que o lubrax é mais espesso que o yamalube, que parece uma agua se comparado com o lubrax. Não é tudo 20w50, pombas? Para que servem essas classificações se os caras vão tirar tudo da terra, separar, enfiar uns aditivos que ninguém vê e engarrafar? tu acha mesmo que a faixa de tolerância nas especificações é estreita o suficiente para diferenciar um monte de óleo mineral armazenado nos mesmos barris em 10w40 e 20w50? Mesmo em teoria, é quase a mesma coisa.

O que eu acho mais interessante do que a própria teoria, que nesse caso me parece apenas um ponto de partida para determinar se o tal do yamalube é realmente imprescindível ou mesmo se é melhor do que qualquer outro, é perceber que o meu yamalube, com 2500km de uso, tava deixando o cambio duro e o lubrax, tecnologia de 1995, deixou o cambio macio. Um parece que lubrifica e o outro não. Simples assim. Imagino também que se for mais viscoso quando frio, quem usa o lubrax tem que pegar leve nas rotações até a moto esquentar, como medida de prevenção. Depois vou verificar se alterou o consumo. E se o óleo lubrax me der um consumo melhor? Como ficamos?

Quanto ao projeto do motor, de que ano é esse motor?

Realmente, falta justificativa financeira para não colocar o SL. Mas óleo a 10 reais aqui em Brasília não é tão fácil de achar quanto se parece. Perdi foi uma promoção que teve de óleo sintético lubrax, da garrafa amarela, a 11 reais.

Toda essa história de óleos modernos me parece mais a história dos gases refrigerantes. Você lembra do CFC, o destruidor da camada de ozonio? Ele foi usado por duas décadas, aí quando a patente ia cair, ele virou um vilão mundial. Foi substituido por um gás seguro, que a patente vai cair nessa década que nos encontramos. Sabem o que descobriram? Que ele também ataca a camada de ozônio. Mas não se desesperem, ja descobriram um gás seguro para nossas geladeiras, aparelhos de ar condicionado e desodorantes. Só que ele custa 5X mais que o atual para ser feito. mas é um preço pequeno a se pagar para salvar nossa camada de ozônio. Ainda bem que todos nós temos um satélite meteorológico com mapeamento espectográfico para confirmar que a tal camada de ozônio existe e realmente protege a gente de sermos queimados pelos raios solares e outras radiações provindas do espaço, não é mesmo? Estão nos enrolando...

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por MaxxTazzi » 02 Out 2013, 11:56

Exato, como o Boni colocou, percebo muito isso na Té, dependendo do uso e não confundindo com calor extremo o câmbio começa a te lembrar a troca, é perceptível mesmo.
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Responder