FREANDO COM SEGURANÇA

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: FREANDO COM SEGURANÇA

Mensagem por Luiz Koudela » 01 Ago 2014, 16:34

Keep walk!
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Avatar do usuário
Amerson
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 88
Registrado em: 26 Set 2014, 19:46
Cidade onde mora: São Gonçalo/RJ

Re: FREANDO COM SEGURANÇA

Mensagem por Amerson » 11 Nov 2014, 08:00

muito se todos vissem e treinassem seriam melhores pilotos mas o problema é o Ego....
Amerson Jose dos Santos
trabalhar de moto é tudo de bom!

Rafael Jesus
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Mai 2016, 10:19
Cidade onde mora: Aparecida/SP

Re: FREANDO COM SEGURANÇA

Mensagem por Rafael Jesus » 02 Mai 2016, 14:58

Tópico muito interessante sobre o tema, principalmente pra mim que sou iniciante neste mundo.
Minha vida inteira andei de bike, e sempre utilizei mais freio traseiro do que o dianteiro.
Preciso adestrar minha mente, pra frear mais com o dianteiro do que com o traseiro na moto e aprender a utilizá-los corretamente para poupar o equipamento.
O que é o freio motor? Podem me esclarecer, por favor?!
Abraços e obrigado!

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: FREANDO COM SEGURANÇA

Mensagem por barraforte » 02 Mai 2016, 16:24

O motor quando tem gasolina, gera a força que gira a roda.
Mas ao contrário, se a roda girar o motor, e ele não tiver gasolina, vai ter uma "carga" um "peso" para girar esse motor.

Engata a primeira, anda até 20 por hora, e desacelera... Vai notar a moto reduzindo bem bruscamente.

Quanto mais baixa a marcha (1°, 2°) mais forte é esse "freio".
Quanto mais alta (5°) menos atuante ele é...

Você vem na estrada a 120km/h, e vai entrar em algum acesso a 80km/h, não precisa nem acionar os freios, " tirando a mão", soltando o acelerador, ela vai baixar pra 100km/h, e no caso da Ténéré 250, baixa marcha, passa de 5° para 4°, e tira mão do acelerador novamente, ela já vai baixar mais ainda...

Não convém baixar a marcha e soltar a embreagem de uma vez. Isso pode acarretar em danos a corrente de comando, comando de valvulas e válvulas.
Além de forçar a relação e ser perigoso (trava a roda).

Ideal é por exemplo, está em 5° a 6mil rpm, vai engatar a 4°, puxa embreagem, o giro vai cair para 5mil, 4mil... Acelera até 7mil rpm, e então solta a embreagem.
Você sincroniza a velocidade da roda com o motor e não dá trancos.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Rafael Jesus
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Mai 2016, 10:19
Cidade onde mora: Aparecida/SP

Re: FREANDO COM SEGURANÇA

Mensagem por Rafael Jesus » 03 Mai 2016, 11:03

Obrigado barraforte pela explicação.
Agora ficou claro!
Abraços!

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: FREANDO COM SEGURANÇA

Mensagem por KANEKO » 03 Mai 2016, 23:03

Compartinho o vídeo com os amigos.

Muito bom !

https://www.youtube.com/watch?v=uL7Lc0IxcGQ" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: FREANDO COM SEGURANÇA

Mensagem por barraforte » 03 Mai 2016, 23:19

Sobre o vídeo, sou suspeito pra falar kkkk

Bem, o freio motor é interessante e ajuda muito para redução de velocidade.
Mas para situações onde é possível se planejar.

Sempre fui adepto de usar dois freios. Afinal, a moto vem com dois freios certo?
O problema, é a interferência que o traseiro causa, ele ajuda a frear, mas acaba descontrolando a moto.
Para quem não sabe lidar com este descontrole, pode se confundir, e atrapalhar a frenagem.

Sobre aquela história de usar o freio motor, ele no começo ajuda, mas no fim atrapalha.
Ou ele vai acabar empurrando a moto, ou o motor morre e trava a roda, gerando - novamente - o descontrole.

Portanto, investir em um bom sistema de freios, um pneu com uma boa aderência, e treinar muito.
E focar sempre em trabalhar melhor com o dianteiro.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: FREANDO COM SEGURANÇA

Mensagem por lunga » 04 Mai 2016, 13:13

Uso os 3 freios.
Dianteiro + traseiro + motor

O 'descontrole' do freio traseiro nunca me atrapalhou. Na verdade isso é uma boa técnica para fechar a moto em curvas. Principalmente na terra.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

flaveras
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Fev 2017, 16:48
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: FREANDO COM SEGURANÇA

Mensagem por flaveras » 16 Fev 2017, 22:52

Muito boa as dicas pessoal.

Pesquisando, achei esse vídeo do Bruno Corano. Quanto mais dicas, melhor [THUMBS UP SIGN]

https://youtu.be/Lc2NK9n6mrA" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

brenovolpini
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registrado em: 05 Set 2016, 14:05
Cidade onde mora: Guarapari/ES
Localização: Guarapari / ES

Re: FREANDO COM SEGURANÇA

Mensagem por brenovolpini » 03 Abr 2017, 15:12

KANEKO escreveu:Compartinho o vídeo com os amigos.

Muito bom !

https://www.youtube.com/watch?v=uL7Lc0IxcGQ" onclick="window.open(this.href);return false;
Muito bom o vídeo hein!

Ele fala "não sei se você já testou o freio da sua moto, se você sabe qual o poder de frenagem dela, qual o limite".

Confesso que eu nunca testei, até porque eu não tenho habilidade suficiente para fazer este teste.

Vocês já estiveram numa situação em que precisaram de usar mesmo os freios?
Qual o limite, o poder de frenagem do freio da Teneré 250?

Responder