FREANDO COM SEGURANÇA

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: FREANDO COM SEGURANÇA

Mensagem por KANEKO » 03 Abr 2017, 18:40

brenovolpini escreveu:
KANEKO escreveu:Compartinho o vídeo com os amigos.

Muito bom !

https://www.youtube.com/watch?v=uL7Lc0IxcGQ" onclick="window.open(this.href);return false;
Muito bom o vídeo hein!

Ele fala "não sei se você já testou o freio da sua moto, se você sabe qual o poder de frenagem dela, qual o limite".

Confesso que eu nunca testei, até porque eu não tenho habilidade suficiente para fazer este teste.

Vocês já estiveram numa situação em que precisaram de usar mesmo os freios?
Qual o limite, o poder de frenagem do freio da Teneré 250?

Infelizmente já usei algumas vezes ( a grande maioria quando um carro troca de faixa ou faz uma conversão sem sinalizar ) no entanto estava mantendo distancia e tudo foi relativamente tranquilo.

O meu maior aperto foi por um erro meu ( estava um pouco distraído com alguns problemas ) o transito parou na entrada da rotatória e quando vi já estava bem perto então usei o freio dianteiro com força (mantendo o guidão e moto reta para a frente não fechar) junto com a traseira ( a tenere por ser uma trail acaba afundando bastante a frente com isso a traseira fica muito leve ) nisso senti o pneu traseiro querendo travar ( pneu arrastando não está parando) nisso fui dando uma cutucadas no freio traseiro ( um abs de pobre kkkk ) e ainda rolo um sobre -esterço pois a traseira quis ir para a direita ( bem comum em frenagens mais fortes a moto querer jogar a traseira para algum lado).

Falando assim parece que foi uma eternidade mas na hora são poucos segundos não tem como explicar é automático.
Não sou nenhum expert ou profissional mas tem duas coisas que me ajudaram muito nessas horas de aperto ( tentamos evitar ao máximo mas as vezes não tem como, um exemplo é o meu acima vacilo total meu ).

1- Muitos anos de bike quem anda sabe que é super comum rolar esse sobre-esterço princialmente na terra e está acostumado a frear com apenas duas rodas kkkk.
2- De tempo em tempo vou para um local fechado ( onde faz os testes para habilitação) e treino algumas freadas "fortes" pois praticar um pouco sempre é bom.

Sugiro que tem moto não importa se é uma pop ou tenere 1200 treinar um pouco com nossas maquinas sempre é bom nunca se sabe quando vc vai precisar.

Desculpa o textão :lol: :lol:
Editado pela última vez por KANEKO em 08 Nov 2017, 22:24, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: FREANDO COM SEGURANÇA

Mensagem por KANEKO » 03 Abr 2017, 18:46

KANEKO escreveu:
brenovolpini escreveu:
KANEKO escreveu:Compartinho o vídeo com os amigos.

Muito bom !

https://www.youtube.com/watch?v=uL7Lc0IxcGQ" onclick="window.open(this.href);return false;
Muito bom o vídeo hein!

Ele fala "não sei se você já testou o freio da sua moto, se você sabe qual o poder de frenagem dela, qual o limite".

Confesso que eu nunca testei, até porque eu não tenho habilidade suficiente para fazer este teste.

Vocês já estiveram numa situação em que precisaram de usar mesmo os freios?
Qual o limite, o poder de frenagem do freio da Teneré 250?

Infelizmente já usei algumas vezes ( a grande maioria quando um carro troca de faixa ou faz uma conversão sem sinalizar ) no entanto estava mantendo distancia e tudo foi relativamente tranquilo.

O meu maior aperto foi por um erro meu ( estava um pouco distraído com alguns problemas ) o transito parou na entrada da rotatória e quando vi já estava bem perto então usei o freio dianteiro com força (mantendo o guidão e moto reta para a frente não fechar) junto com a traseira ( a tenere por ser uma trail acaba afundando bastante a frente com isso a traseira fica muito leve ) nisso senti o pneu traseiro querendo travar ( pneu arrastando não está parando) nisso fui dando uma cutucadas no freio traseiro ( um abs de pobre kkkk ) e ainda rolo um sobre -esterço pois a traseira quis ir para a direita ( bem comum em frenagens mais fortes a moto querer jogar a tarseira para algum lado).

Falando assim parece que foi uma eternidade mas na hora são poucos segundos não tem como explicar é automático.
Não sou nenhum expert ou profissional mas tem duas coisas que me ajudaram muito nessas horas de aperto ( tentamos evitar ao máximo mas as vezes não tem como, um exemplo é o meu acima vacilo total meu ).

1- Muitos anos de bike quem anda sabe que é super comum rolar esse sobre-esterço princialmente na terra e está acostumado a frear com apenas duas rodas kkkk.
2- De tempo em tempo vou para um local fechado ( onde faz os testes para habilitação) e treino algumas freadas "fortes" pois praticar um pouco sempre é bom.

Sugiro que tem moto não importa se é uma pop ou tenere 1200 treinar um pouco com nossas maquinas sempre é bom nunca se sabe quando vc vai precisar.

Desculpa o textão :lol: :lol:

Avatar do usuário
alexadvo
Usuário
Usuário
Mensagens: 117
Registrado em: 06 Nov 2017, 17:21
Cidade onde mora: Maringá/Pr.

Re: FREANDO COM SEGURANÇA

Mensagem por alexadvo » 08 Nov 2017, 22:17

Muito boas essas dicas.
Esse durval careca é bastante direto nas dicas e exemplos.
Me inscrevi no canal.
BMW F 700GS
Teneré 250 2013.

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: FREANDO COM SEGURANÇA

Mensagem por KANEKO » 08 Nov 2017, 22:31

alexadvo escreveu:Muito boas essas dicas.
Esse durval careca é bastante direto nas dicas e exemplos.
Me inscrevi no canal.
O cara é humilde e tem uma papo legal que pilota bem :)
Faz tempo que não vejo mas ele estava competindo de ZX6-R.

Responder