Página 1 de 3

Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Enviado: 20 Mai 2015, 18:56
por allex2000
Turbo, ao contrário do que pensa a maioria, é uma maneira de deixar o motor energeticamente mais eficiente, pois aproveita os gases de escape para gerar mais potência com a mesma cilindrada, e por aí vai...

Enfim, sem muita técnica, eu já tinha pensado nessa hipótese, e buscando na internet, achei essa matéria, bem interessante a proposta, tem um custo baixo e um resultado muito bom. Uma boa opção para aqueles que acham o 250cc fraco pra viajar, especialmente com garupa, e acabam considerando trocar de moto gastando uma fortuna na aquisição, documentação e manutenção de uma maior cilindrada....

https://confrariadasmotos.wordpress.com ... urbo-2008/" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Enviado: 21 Mai 2015, 09:34
por Radames Aragon
Procurei informações do sujeito e ele tem um site de peças de tuning para carros, mas nenhuma para moto. Acho q foi só um experimento, no longínquo ano de 2008 q foi parar na Duas Rodas em 2010, e morreu.

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Enviado: 21 Mai 2015, 13:35
por ivnn
allex2000 escreveu:Turbo, ao contrário do que pensa a maioria, é uma maneira de deixar o motor energeticamente mais eficiente, pois aproveita os gases de escape para gerar mais potência com a mesma cilindrada, e por aí vai/
Porque mais eficiente? Até onde eu vejo, deixa mais potente só, mas com algum prejuízo da eficiência. Ou seja, com a mesma cilindrada, tem mais CV, porém menos km/l.

Ele aproveita os gases do escape para bombear mais ar + combustível para a câmara. Daí é esse combustível a mais que gera essa potência extra.

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Enviado: 21 Mai 2015, 18:18
por allex2000
A eficiência está justamente em relação á um motor comum, aspirado. Com a mesma litragem, se consegue maior potência, e claro, maior consumo. Um motor com maior cilindrada, com a mesma potência do turbinado, também não consome mais?

Uma preparação bem feita traz um aumento X de potência com um aumento relativamente menor de consumo. Fora isso, a eficiência abrange o aproveitamento dos gases do escape, que seriam jogados fora, para um re-uso gerador de potência naquele mesmo motor.

Fazer um 250cc andar junto de um 450cc apenas melhorando seu rendimento é trabalhar na eficiência deste motor. Obviamente teria maior consumo, pois "cavalo anda, cavalo come", mas daí é que vem toda a possibilidade de se manter o modelo de menor custo, menor custo de manutenção, com um desempenho melhor e mais eficiente pois é o mesmo motor.

Não sei se fui claro na minha exposição da idéia, mas tentei!

abs!

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Enviado: 21 Mai 2015, 18:37
por diegonunes
O turbo aumenta a eficiência volumétrica do motor sem modificar a cilindrada.

Pra vocês terem uma ideia, a coisa é tão interessante que um motor pode ultrapassar 100% da sua eficiência volumétrica utilizando turbo compressor. O problema do sistema é o jeito que fazem, motor turbinado precisa receber um monte de coisa pra ser confiável e duradouro. O motor 250cc da Yamaha já bastante limitado, a começar pelo cabeçote com duas válvulas.

Enfim, o ganho de potência será grandioso, o problema será a durabilidade e confiabilidade do motor.

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Enviado: 21 Mai 2015, 18:40
por kablack
Motores Turbo são sim mas eficientes que os aspirados. E consumo dos turbo comprimidos é sim menor que o dos aspirados.

Pergunte a qualquer caminhoneiro se os motores Turbo Diesel são mais econômicos que os aspirados.

Inclusive isto está explicado na matéria que o Alex2000 linkou.

A imprensa especializada tem indicado já há pelo menos 2 anos que o futuro das novas motos é a sobrealimentação.

A Kawa está trazendo para o Brasil a Ninja H2R de 998cc e 300cv.

http://www.youtube.com/watch?v=nYee08V8T7Q" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Enviado: 21 Mai 2015, 18:50
por diegonunes
Exato, basta apenas que o motor e sistema de turbo sejam condizentes e inter projetados.

Outro detalhe que deve ser posto em pauta é o custo e manutenção. Turbina é um troço caro e que requer manutenção, que tem carro a diesel turbo ai sabe e se não sabe, não queira saber, rs.

E turbina só faz milagre integral se for variável, se não for, a ação da turbina se limita em pequena faixa de rotação.

É muito dinheiro e ciência pra uma moto 250cc.

A H2R custa apenas 28 mil euros, rs.

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Enviado: 21 Mai 2015, 19:21
por allex2000
Diego, tudo vai do uso. Geralmente o uso de um motor turbinado é para performance, e logicamente abrevia o vida últil de todo mundo lá dentro do motor....

Mas em um uso moderado, comum, como usamos nossas motos e carros, a vida útil tbm acompanha. Tenho amigo que teve carro turbo por anos, andava normal com o carro, sem arrancada, sem fazer graça, e dava muito pouca oficina, praticamente como um carro original.

Concordo que é necessário um estudo primoroso para adequar o kit correto ao motor, assim como foi dito na matéria. Acredito que seja sim viável, é apenas uma questão de tempo e experiência.

É uma opção! Não é uma opção para leigos, concordo, mas frente aos custos de pular para uma 600cc da vida, sai bem menos...

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Enviado: 21 Mai 2015, 21:15
por oscarmaxi
Boa noite.

Moto com motor turbo, sobrealimentado, precisa ter nascido assim... O projeto de uma moto abrange todo o conjunto. Parte de baixo do motor, câmbio, transmissão, suspensão. Já pensou a tenerezinha, com essa frente leve, num vento lateral, correndo a 160 km/h? Mantido o câmbio, a quantas RPM o motor chegaria para atingir aquela velocidade? As válvulas aguentariam? A bomba de óleo, as mangueiras de óleo, o radiadorzinho, será que não estourava tudo? E o calor gerado? A refrigeração a ar daria conta de arrefecer o motor, evitando que ele fundisse?
Deus me livre! Seria uma coisa perigosíssima. Ainda que o sujeito não morresse com o câmbio travando ou o motor explodindo, esse motor não duraria mais nada, tal o regime de trabalho para o qual não foi projetado a que seria submetido.
O investimento para "adaptar" (leia-se: "gambiarrar") uma turbina na Tenere 250 e depois sair por aí feito um doido numa moto semidesgovernada, prestes a explodir não deve valer a pena...
Melhor chegar 10 ou 15 minutos (ou mesmo 1 hora) depois com segurança.
Boa sorte a quem quiser tentar...

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Enviado: 21 Mai 2015, 22:26
por kablack
Eu ri.

Calma Oscar. Você descreveu a Té250 do Bin Laden.

A ideia não é essa. Pelo menos eu não estava pensando em nada disso até você escrever.

Quando se fala em turbo compressor eu penso em uma pressão de até 0,4~0,5 colocar ela pra beber álcool e alongar um pouco a transmissão. Em resumo compensar um pouco a deficiência da moto.

Será que estão pensando em competir com Hornet turbinado uma Té250? Se for isso concordo com tudo que você escreveu.

Um abraço!