Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por allex2000 » 20 Mai 2015, 18:56

Turbo, ao contrário do que pensa a maioria, é uma maneira de deixar o motor energeticamente mais eficiente, pois aproveita os gases de escape para gerar mais potência com a mesma cilindrada, e por aí vai...

Enfim, sem muita técnica, eu já tinha pensado nessa hipótese, e buscando na internet, achei essa matéria, bem interessante a proposta, tem um custo baixo e um resultado muito bom. Uma boa opção para aqueles que acham o 250cc fraco pra viajar, especialmente com garupa, e acabam considerando trocar de moto gastando uma fortuna na aquisição, documentação e manutenção de uma maior cilindrada....

https://confrariadasmotos.wordpress.com ... urbo-2008/" onclick="window.open(this.href);return false;
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Avatar do usuário
Radames Aragon
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 2930
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por Radames Aragon » 21 Mai 2015, 09:34

Procurei informações do sujeito e ele tem um site de peças de tuning para carros, mas nenhuma para moto. Acho q foi só um experimento, no longínquo ano de 2008 q foi parar na Duas Rodas em 2010, e morreu.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por ivnn » 21 Mai 2015, 13:35

allex2000 escreveu:Turbo, ao contrário do que pensa a maioria, é uma maneira de deixar o motor energeticamente mais eficiente, pois aproveita os gases de escape para gerar mais potência com a mesma cilindrada, e por aí vai/
Porque mais eficiente? Até onde eu vejo, deixa mais potente só, mas com algum prejuízo da eficiência. Ou seja, com a mesma cilindrada, tem mais CV, porém menos km/l.

Ele aproveita os gases do escape para bombear mais ar + combustível para a câmara. Daí é esse combustível a mais que gera essa potência extra.

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por allex2000 » 21 Mai 2015, 18:18

A eficiência está justamente em relação á um motor comum, aspirado. Com a mesma litragem, se consegue maior potência, e claro, maior consumo. Um motor com maior cilindrada, com a mesma potência do turbinado, também não consome mais?

Uma preparação bem feita traz um aumento X de potência com um aumento relativamente menor de consumo. Fora isso, a eficiência abrange o aproveitamento dos gases do escape, que seriam jogados fora, para um re-uso gerador de potência naquele mesmo motor.

Fazer um 250cc andar junto de um 450cc apenas melhorando seu rendimento é trabalhar na eficiência deste motor. Obviamente teria maior consumo, pois "cavalo anda, cavalo come", mas daí é que vem toda a possibilidade de se manter o modelo de menor custo, menor custo de manutenção, com um desempenho melhor e mais eficiente pois é o mesmo motor.

Não sei se fui claro na minha exposição da idéia, mas tentei!

abs!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por diegonunes » 21 Mai 2015, 18:37

O turbo aumenta a eficiência volumétrica do motor sem modificar a cilindrada.

Pra vocês terem uma ideia, a coisa é tão interessante que um motor pode ultrapassar 100% da sua eficiência volumétrica utilizando turbo compressor. O problema do sistema é o jeito que fazem, motor turbinado precisa receber um monte de coisa pra ser confiável e duradouro. O motor 250cc da Yamaha já bastante limitado, a começar pelo cabeçote com duas válvulas.

Enfim, o ganho de potência será grandioso, o problema será a durabilidade e confiabilidade do motor.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por kablack » 21 Mai 2015, 18:40

Motores Turbo são sim mas eficientes que os aspirados. E consumo dos turbo comprimidos é sim menor que o dos aspirados.

Pergunte a qualquer caminhoneiro se os motores Turbo Diesel são mais econômicos que os aspirados.

Inclusive isto está explicado na matéria que o Alex2000 linkou.

A imprensa especializada tem indicado já há pelo menos 2 anos que o futuro das novas motos é a sobrealimentação.

A Kawa está trazendo para o Brasil a Ninja H2R de 998cc e 300cv.

http://www.youtube.com/watch?v=nYee08V8T7Q" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por diegonunes » 21 Mai 2015, 18:50

Exato, basta apenas que o motor e sistema de turbo sejam condizentes e inter projetados.

Outro detalhe que deve ser posto em pauta é o custo e manutenção. Turbina é um troço caro e que requer manutenção, que tem carro a diesel turbo ai sabe e se não sabe, não queira saber, rs.

E turbina só faz milagre integral se for variável, se não for, a ação da turbina se limita em pequena faixa de rotação.

É muito dinheiro e ciência pra uma moto 250cc.

A H2R custa apenas 28 mil euros, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por allex2000 » 21 Mai 2015, 19:21

Diego, tudo vai do uso. Geralmente o uso de um motor turbinado é para performance, e logicamente abrevia o vida últil de todo mundo lá dentro do motor....

Mas em um uso moderado, comum, como usamos nossas motos e carros, a vida útil tbm acompanha. Tenho amigo que teve carro turbo por anos, andava normal com o carro, sem arrancada, sem fazer graça, e dava muito pouca oficina, praticamente como um carro original.

Concordo que é necessário um estudo primoroso para adequar o kit correto ao motor, assim como foi dito na matéria. Acredito que seja sim viável, é apenas uma questão de tempo e experiência.

É uma opção! Não é uma opção para leigos, concordo, mas frente aos custos de pular para uma 600cc da vida, sai bem menos...
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por oscarmaxi » 21 Mai 2015, 21:15

Boa noite.

Moto com motor turbo, sobrealimentado, precisa ter nascido assim... O projeto de uma moto abrange todo o conjunto. Parte de baixo do motor, câmbio, transmissão, suspensão. Já pensou a tenerezinha, com essa frente leve, num vento lateral, correndo a 160 km/h? Mantido o câmbio, a quantas RPM o motor chegaria para atingir aquela velocidade? As válvulas aguentariam? A bomba de óleo, as mangueiras de óleo, o radiadorzinho, será que não estourava tudo? E o calor gerado? A refrigeração a ar daria conta de arrefecer o motor, evitando que ele fundisse?
Deus me livre! Seria uma coisa perigosíssima. Ainda que o sujeito não morresse com o câmbio travando ou o motor explodindo, esse motor não duraria mais nada, tal o regime de trabalho para o qual não foi projetado a que seria submetido.
O investimento para "adaptar" (leia-se: "gambiarrar") uma turbina na Tenere 250 e depois sair por aí feito um doido numa moto semidesgovernada, prestes a explodir não deve valer a pena...
Melhor chegar 10 ou 15 minutos (ou mesmo 1 hora) depois com segurança.
Boa sorte a quem quiser tentar...

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por kablack » 21 Mai 2015, 22:26

Eu ri.

Calma Oscar. Você descreveu a Té250 do Bin Laden.

A ideia não é essa. Pelo menos eu não estava pensando em nada disso até você escrever.

Quando se fala em turbo compressor eu penso em uma pressão de até 0,4~0,5 colocar ela pra beber álcool e alongar um pouco a transmissão. Em resumo compensar um pouco a deficiência da moto.

Será que estão pensando em competir com Hornet turbinado uma Té250? Se for isso concordo com tudo que você escreveu.

Um abraço!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Responder