HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 14 Abr 2015, 13:47

então, não tem esse motor só com imãs, que gira "para sempre" sem adição de alguma forma de energia e ainda por cima faz algo de útil, como mover um carro.

São sempre farsas.

Repare que a energia elétrica que move o mundo e a internet depende de geradores elétricos. A outra ponta de eixo desses geradores elétricos está ligada em geral a:
- Uma turbina hidráulica que depende de represa, que tem custo ambiental alto pra chuchu;
- Um motor, que depende de petróleo, e tem custo ambiental mais alto ainda;
- Uma turbina a vapor aquecida por carvão, óleo ou gás. Custo ambiental horrível;
- Uma turbina a vapor aquecida por energia nuclear. Esse não tem custo ambiental grande enquanto não der acidente, mas o custo do reator, processamento e descarte dos insumos é monstruoso. E ainda por cima o pessoal que usa fica com coceira de aproveitar os insumos para fazer bomba.

Se existisse esse motor de imãs, a gente jogava fora todas essas porcarias acima e usava só isso. É uma pena que seja só ficção.

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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 14 Abr 2015, 18:11

OK estou de volta. Só que desta vez com uma informação ruim.

Acho que encontrei o problema do gerador de hidrogênio, chega um momento em que ele passa a gerar micro partículas de vapor.
O que acontece nesta hora? O motor perde força, parece q a moto começa a engasgar e a economia vai pro ralo.
A moto volta ao que era antes ou até um pouco pior. Tive que desligar temporariamente pra evitar possíveis problemas.

Já tinha lido sobre esta possibilidade antes e por isso consegui identificar o problema bem rápido apenas olhando pra mangueira.
Vejam nesta imagem a mangueira superior toda branca.

Parece que a solução pra isso é trocar a água do gerador de hidrogênio.
Vou fazer isso agora pra ver se vai voltar ao normal.

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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 14 Abr 2015, 18:35

Deve estar passando corrente demais.

Quando a água esquenta, a tendência é passar mais corrente ainda na eletrólise, aquecendo ainda mais a água e levando-a a ferver. A fervura escoa esse excesso de calor, mas por outro lado leva muito vapor para a admissão do motor, que opera mal em razão disso.

Para diminuir a corrente, tem dois jeitos:

1 - Usa um controlador de corrente eletrônico (PWM), ou
2 - Usa concentração menor de eletrólito na água. Hidróxido de potássio é que você usa?

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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 14 Abr 2015, 18:42

Leo, se você ou até mesmo um grupo de membros bancar os testes com os equipamentos que deseja, disponibilizo minha moto para tal.
Investir mais grana nisso eu to fora. Acho que já estou fazendo algo bem legal e todos aqui podem analisar antes de decidir comprar o kit.

A todos que me apoiam, muito obrigado. E aos críticos, muito obrigado também. Sem vocês este tópico não seria o que é, divertido, desafiador e instrutivo. rsrsrs...

Mas continuo com minha dica firme e forte:

AOS TEÓRICOS SUGIRO A PRATICA. :P
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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 14 Abr 2015, 18:45

ivnn escreveu:Deve estar passando corrente demais.

Quando a água esquenta, a tendência é passar mais corrente ainda na eletrólise, aquecendo ainda mais a água e levando-a a ferver. A fervura escoa esse excesso de calor, mas por outro lado leva muito vapor para a admissão do motor, que opera mal em razão disso.

Para diminuir a corrente, tem dois jeitos:

1 - Usa um controlador de corrente eletrônico (PWM), ou
2 - Usa concentração menor de eletrólito na água. Hidróxido de potássio é que você usa?
Estou usando soda caustica.
Então vou diminuir a quantidade dela na água e depois comprar este controlador de corrente eletrônico (PWM).
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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 14 Abr 2015, 18:51


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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 14 Abr 2015, 19:59

Ok comprei este que você indicou. Obrigado.
Assim que chegar aviso aqui no fórum e tiro foto dele instalado.
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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 14 Abr 2015, 22:28

Sugiro, antes de instalar, ligá-lo provisoriamente e verificar o quanto os dissipadores esquentam.

Se for muito (mal dá para por a mão, uns 60°C), daí fica difícil colocar isso aí numa caixa fechada. Deixar aberto em lugar exposto estragará na primeira chuva. Uma opção temporária seria instalar aberto, embaixo do banco, perto da entrada de ar da caixa do filtro. Daí o próprio ar da admissão esfriaria os dissipadores, porem toda vez que quiser regular teria que tirar o banco.... Daria para "puxar" o potenciômetro para fora, mas daí teria que arrumar uma caixa para ele não molhar, e isso não é fácil se o eixo dele fica exposto. Ou deixar ali nos 50 ou 70% fixo e pronto.

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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por Kakko » 14 Abr 2015, 22:53

...
Editado pela última vez por Kakko em 23 Jun 2015, 14:19, em um total de 1 vez.
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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 14 Abr 2015, 23:12

O vapor está saindo do gerador de hidrogênio pela mangueira superior, passando do borbulhador, chegando ao recipiente vazio que coloquei para reter a água em caso de queda e está segurando a maior parte do vapor nele.
Da para ver as gotas de água presas na parede do recipiente que é transparente.
Mesmo assim a moto perdeu seu rendimento conquistado. ivnn já explicou bem o que fazer, agora é só eu colocar em pratica e ver se vai dar certo.

Reabasteci o borbulhador com água mineral sem a soda caustica pra ver se resolve o problema temporariamente.
Mantenho todos informados.

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