HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 25 Abr 2015, 17:15

Ops.... Mal aí, Wagner.

Luiz, sei sim, mas vale pela piada. Mas lembro que o H2 é mais energético por unidade de massa, e não por unidade de volume. E eu estou comparando volumes. Creio que 0.3L de heptano gasoso (componente da gasolina) seja mais energético que 0.3 L de H2.
pega esses que seje 0,300L de H2, bem distribuídos juntamente com a gasolina e O2
O diabo está nos detalhes. Aqui, FTFY:
pega esses que seje 0,300L de H2, bem distribuídos juntamente com a gasolina e O2 e 528 litros de ar

Sim, a 100km/h o motor da Te respira 528 litros de ar / minuto. Você pode juntar 0.3 litros do gás que quiser aí. Por mais energético que seja, 0.3L é muito "nada" perto dos 528 litros de ar e gasolina correspondente a 15:1. Não justifica aparecer diferença em performance.
mas se permanecer nos 17% como o wtecpro está relatando
O que o wtecpro está relatando não é fisicamente possível. O H2 não tem uma mágica que, adicionada à gasolina, faz o conjunto liberar mais energia do que a prevista pela química normal. O pessoal que defende esses kits de hidrogênio atualmente diz que existe essa mágica. Se existisse, e funcionasse com tão pouco H2, isso teria já sido largamente empregado na motorização das aeronaves na 2ª guerra. O pessoal que crê nisso subestima, de forma inacreditável, a capacidade técnica dos físicos e engenheiros do século passado.
pra mim que rodo uns 5k mês com a ténéré, isso é de grande utilidade.
E pra quem não é?
A necessidade é a mãe da invenção. Mas também é a mãe das decisões precipitadas e erradas, tomadas no desespero. Só porque seria ótimo que fosse assim não quer dizer que seja assim....

Sobre o Batik, ou qualquer outro sistema semelhante, são todos iguais enquanto novos. Talvez por conta da matéria prima não dure muito, mas deve durar o suficiente para o Wagner ver que não funciona. Você TEM QUE pagar dois elétrons a 1.23 Volts por molécula de hidrogênio, tanto faz Batik ou BMW que fabrique a bagaça.

E essa discussão me lembrou dessa tirinha aqui:
Imagem

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por oscarmaxi » 25 Abr 2015, 18:17

Boa tarde a todos.
Eu pretendia não opinar mais aqui neste tópico, porque, apesar de ainda 100% cético quanto aos resultados positivos da experiência com o hidrogênio, sei que não sou dono de nenhuma verdade...
Se o Wtecpro diz que conseguiu 17% de economia e, disso eu tenho certeza, ele não viria aqui ter todo o trabalho que teve para terminar dizendo mentiras, acho que deveríamos deixá-lo prosseguir com seus experimentos sem novas contestações... "Deixa o homem trabalhar"... Deixa ele tentar descobrir como essa economia foi conseguida... O passeio marcado por ele continua em pé? Se continuar, outras pessoas terão a oportunidade de testemunhar os (bons) resultados que ele diz ter alcançado.
Vamos incentivá-lo e, eventualmente, dar um palpite construtivo se percebermos que dá para ajudar.
Ele já ameaçou uma vez parar de nos reportar seus resultados. Ninguém quer que isso aconteça, todos que acompanham o tópico estão ansiosos pelo resultado final (eu, pelo menos, estou), nem que seja pela conclusão de que a instalação da engenhoca não vale a pena. Mesmo nesse caso, o trabalho dele não será perdido, terá tido sua valia ao mostrar onde está o ponto fraco do sistema (no vapor excessivo, na corrosão pela soda, sei lá...).
Wtecpro, você chegou até aqui, vai até o final.

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 25 Abr 2015, 20:25

Sim vou até o final, não tenha duvida disso.

Os comentários do ivnn por mais teóricos q sejam são muito uteis, pois me ajuda a questionar o sistema, buscar por respostas concretas e sem duvida, chegarei a algum resultado. Seja ele positivo ou negativo.

Contrariando o ivnn, posso afirmar os seguintes pontos:
- Obtive a economia real de 17% quando o kit não estava gerando o vapor de água.
- A moto ganhou força no motor neste período.
- Depois de algum tempo (ainda não sei quando) o kit começa a gerar vapor de água.
- A partir deste momento a economia vai pro ralo e a moto perde força por causa do vapor de água.
- Troco a água com menos soda caustica e o kit volta a funcionar normalmente.
- O gerador de hidrogênio funciona dentro destas limitações.

Agora pretendo controlar a voltagem e conseguir encontrar o ponto certo antes do aquecimento da água.
Com isso vou conseguir gerar a maior quantidade de hidrogênio possível sem gerar vapor de água.
Estou pensando em colocar um filtro no caminho pra segurar o vapor e deixar passar apenas o hidrogênio.
Esta poderá ser também uma das soluções a ser desenvolvida.

Pensei em colocar uma espuma de cozinha banhada em óleo de motor, da mesma forma que o filtro de ar da moto.
Quero colocar ela dentro deste recipiente de segurança que instalei.
Digam-me o que acham desta ideia? Será que pode funcionar retendo o vapor de água e deixando passar o hidrogênio?

Imagem
Editado pela última vez por wtecpro em 25 Abr 2015, 22:04, em um total de 1 vez.
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por Marcel Valim » 25 Abr 2015, 22:00

Um condensador ou radiador, por exemplo?
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 26 Abr 2015, 04:03

Wagner, a espuma, com ou sem óleo, não funcionaria. Enquanto estivesse fria certamente condensaria o vapor que passasse por ela, porém essa condensação libera calor latente, aquecendo a espuma. Rapidamente a espuma ficaria na temperatura do vapor, e aí já era. Vapor é gás, passa por qualquer espuma ou filtro normal.

Acho que a idéia do Marcel de por um radiador seria a mais adequada. Repare que o sistema, do jeito que está, é muito ruim de dissipar calor. Primeiro porque o borbulhador parece feito de PVC, mau condutor térmico. Depois, porque o eletrolisador parece prensado entre duas placas de polietileno de 3/8", que consegue ser ainda pior que o PVC. Finalmente, ligando tudo, temos tubos de PVC cristal, que também é ruim. Não tem nada aí jogando agressivamente o calor da água fora, para o ambiente.

Reparei que a água, nesse sistema, circula bastante. Como tem muita bolha de gás junto com a água na mangueira superior do eletrolizador, esse gás "bombeia" a água do eletrolisador para o borbulhador, fazendo-a circular entre esses dois dispositivos. Podíamos aproveitar essa circulação boa e instalar um radiador.

Minha idéia seria comprar tubo de cobre com diâmetro parecido com o da mangueira cristal. Esses tubos são dobráveis na mão mesmo. Daí dar voltas no eletrolisador, conforme a edição abaixo. Fazer isso no retorno da água, para não prejudicar o efeito de bombeamento da outra mangueira. Se gás entrar nesse retorno isso pode se tornar um problema, se o seu tubo de cobre tiver vários pontos de sobe e desce. Por isso que desenhei o enrolamento na horizontal. Se você controlar o enrolamento de forma que o liquido que volta ao eletrolisador nunca veja um ponto de altura máxima, não corre o risco de fazer um ponto de captura de gás dentro do tubo, causando certamente problema de circulação.



Com o vento esfriando esse tubo, a água voltará fria, e resolveremos o problema.

O cobre é bem resistente ao hidróxido de sódio, não deve sujar a água. Se tiver problema em arrumar conexão para ele, pode comprar um diâmetro que encaixe justo por dentro do tubinho de PVC cristal e usar um pedacinho dele para fazer as ligações. Para comprar, em são paulo o lugar óbvio é a casadaboia.com.br, mas deve ter algo equivalente no Rio.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 26 Abr 2015, 16:15

Pensando melhor, antes de fazer essas voltas com o tubo de cobre, podia só fazer a ligação simples, direta, com ele. Creio que será suficiente e bem fácil de fazer. Atualmente todos os elementos do sistema são isolantes térmicos; só um tubinho de cobre recebendo vento a 50km/h já deve fazer uma diferença bem grande.

Mas só a ligação do retorno. A de subida do gás seria bom que continuasse transparente, pelo menos em parte, para monitorar o sistema.

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 26 Abr 2015, 22:42

ivnn, essa ligação que vc sugeriu na imagem é a saída de baixo do borbulhador entrando na parte de baixo do gerador de hidrogênio.
É na parte superior do gerador que sai o hidrogênio e vapor de água em direção a parte superior do borbulhador.

Minhas duvidas:
- Se eu colocar o tubo de cobre no caminho do vapor de água em volta do borbulhador acha que funcionaria?
- O vapor ao entrar no tubo de cobre voltaria a ser água e não conseguiria chegar ao topo da tubulação em forma de vapor devido a refrigeração?
- Com isso chegaria ao topo somente o hidrogênio e água? Seria este o acontecimento devido o radiador no caminho?
- O tubo de cobre com a água ativada não vai estar conduzindo energia por sua carcaça?

Veja como pensei em colocar o tubo de cobre:

Imagem
Editado pela última vez por wtecpro em 26 Abr 2015, 23:57, em um total de 2 vezes.
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 26 Abr 2015, 23:16

Acabei de chegar de Teresópolis e o kit gerou vapor sem limites.

Detalhes importantes observados nesta viagem:
- Antes de subir a serra de Teresópolis, muito vapor de água sendo gerado.
- Na subida a moto manteve boa potencia e 75% da subida foi feita em Quinta Marcha a 70 / 80 kmh com garupa.
- Conforme estava subindo a serra, a temperatura ambiente foi diminuindo de 23º para 15º.
- Consequentemente o gerador manteve a produção de hidrogênio normal.
- Porem a produção de vapor de água diminuiu drasticamente. (Olhei com frequência durante toda a viagem para perceber cada detalhe descrito)
- Quanto mais subia a serra, melhor era o desempenho do motor.
- Já andei 295 km e não entrou na reserva. Verei o km que ela entrará na reserva.

Conclusão:
- Não tem jeito, com menos ou mais quantidade de soda caustica na água mineral ele gera o vapor de água de qualquer maneira.
- Não importa, quando ando a 50, 60, 70, 80, 90, 100, 110, 120kmh ele gera o vapor e ponto.
- Menos velocidade, menos hidrogênio e menos vapor de água. Mais velocidade, mais hidrogênio e mais vapor de água.
- O ponto positivo foi a queda de temperatura ambiente que fez o gerador diminuir a produção de vapor de água sem prejudicar a produção de hidrogênio.

Meu objetivo agora é gerar o vapor junto com o hidrogênio, eliminar o vapor de água no caminho de subida com a refrigeração do radiador improvisado com tubo de cobre antes de chegar no borbulhador.
Vamos ver se a dica do ivnn vai dar certo.
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 27 Abr 2015, 02:31

wtecpro escreveu: Minhas duvidas:
- Se eu colocar o tubo de cobre no caminho do vapor de água em volta do borbulhador acha que funcionaria?
- O vapor ao entrar no tubo de cobre voltaria a ser água e não conseguiria chegar ao topo da tubulação em forma de vapor devido a refrigeração?
- Com isso chegaria ao topo somente o hidrogênio e água? Seria este o acontecimento devido o radiador no caminho?
- O tubo de cobre com a água ativada não vai estar conduzindo energia por sua carcaça?
- Funciona igual. Acho sua idéia melhor, porque se arrumar uma curvadora de tubos e perfis pequena (aqueles de 3 roletes) é super fácil fazer uma espiral bem regular.
- Essa é uma visão meio simplista. A princípio você estaria certo, mas acho que o que vai acontecer é outra coisa: Antes da água esquentar ao ponto de ebulir, ela perderá calor na espiral e votará fria ao sistema. Essa água fria de retorno não deixará a água ebulir na eletrólise. No fim, você sequer terá a formação do vapor.
- Sim.
- Olha, se você receia que a água vai conduzir eletricidade pela mangueira até o tubo de cobre, não acho impossível, mas acho muito difícil. Uma razão é a própria distância; outra é que toda bolha grande de gás no tubo plástico interromperá o circuito, impossibilitando a condução. Se isso for um problema a longo prazo, e a água começar a sujar por conta de eletrólise envolvendo o tubo de cobre, dá para resolver usando o nipple de saída de inox e aterrando ele. Mas deixe isso para depois, porque acho que não será um problema de curto / médio prazo. E você sabe que, no longo prazo, eu creio que você não mais usará o dispositivo ... :gargalhada:

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 27 Abr 2015, 08:33

vc continua sético :risadona:
e eu continuo tentando fazer este kit funcionar :animado:
De qualquer forma vc esta me ajudando muito e sabe disso. :D
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Responder