Novas Gasolinas GRID da BR e Nova V-Power Nitro + da Shell

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Lúcio
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 09 Dez 2014, 23:15
Cidade onde mora: São José do Rio Preto
Localização: São José do Rio Preto

Re: Novas Gasolinas GRID da BR e Nova V-Power Nitro + da Sh

Mensagem por Lúcio » 10 Dez 2014, 00:39

Bom entendo um pouco, sou Químico Ambiental, Mestre e Doutor em Bioenergia, Tratamento e Aproveitamento de Resíduos pela UNESP. Atuo com o gerenciamento de áreas contaminadas, principalmente por combustíveis e solventes.

Vou preparar a resposta para você para o pessoal, fica sossegado. Vai ajudar.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Novas Gasolinas GRID da BR e Nova V-Power Nitro + da Sh

Mensagem por kablack » 10 Dez 2014, 00:43

:thumbup: Ok. Obrigado novamente. Aguardo.

:thumbup: :thumbup:

Abraço!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Novas Gasolinas GRID da BR e Nova V-Power Nitro + da Sh

Mensagem por Luiz Koudela » 10 Dez 2014, 07:19

Lúcio escreveu:Bom entendo um pouco, sou Químico Ambiental, Mestre e Doutor em Bioenergia, Tratamento e Aproveitamento de Resíduos pela UNESP. Atuo com o gerenciamento de áreas contaminadas, principalmente por combustíveis e solventes.

Vou preparar a resposta para você para o pessoal, fica sossegado. Vai ajudar.
Opa!!! Pra gente... Valeu!!!!
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Lúcio
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 09 Dez 2014, 23:15
Cidade onde mora: São José do Rio Preto
Localização: São José do Rio Preto

Re: Novas Gasolinas GRID da BR e Nova V-Power Nitro + da Sh

Mensagem por Lúcio » 10 Dez 2014, 13:18

Seguinte, toda gasolina aditivada tem uma apelo químico e comercial diferente, no sentido de aproveitar melhor o motor/consumo. Das aditivadas, as que eu realmente conheço partes da composição química são a Podium e Nitro+.

A Podium apresenta sim mais octanagem em relação a Nitro+, e não quer dizer necessariamente que vc vai reder mais em km/L. Os testes de combustíveis consideram um motor padrão de 4 tempos arrefecido a água na bancada, portanto não existem diversas forças de atrito agindo durante o experimento controlado. Como resultado, por exemplo, a ficha técnica de potência e torque do seu veículo declarado pela fábrica, que se vc colocar no dyno, certamente serão dados menores, pois envolve todo um conjunto de funcionamento simultâneo e perdas de energia.

De fato na minha moto também rendeu em km/L melhor com a Nitro+. Note que o motor de 1 cilindro e 660 cm³ possui uma área de superfície considerável da câmara de combustão em relação a um de 4 cilindros. Por isso, veja o link:

http://www.raizen.com.br/produtos-e-ser ... ower-nitro" onclick="window.open(this.href);return false;

A Podium tende a diminuir a “carbonização” por justamente apresentar mais octanagem. Como resultado da queima mais completa da mistura, gera menos subprodutos que ao longo to tempo dos processos oxidativos do motor tendem a incrementar os depósitos de material (“carbonização”). É bem provável que um motor zero km não apresente carbonização se desde o início utilizar Nitro+, pois como eu disse anteriormente, ela suprime os processos oxidativos, que em algum lugar o material terá que sair.

Sendo assim, não existe uma gasolina perfeita em todos os requisitos, pois inclusive é o que alimenta as pesquisas que utilizam o laboratório de campo que são as pistas de corrida.

Todas as gasolinas apresentam solventes, em especial o benzeno. Pega um kit de limpeza de um bico e leia a composição, é bem provável que aparecerá benzeno, xilenos, ou um solvente orgânico parecido.

Se o bico não é limpo por um processo químico, ele será limpo por processo físico (ultra-som, eletrólise, etc.), pois as incrustações e depósitos só aderem ao metal do motor porque possui polaridade de cargas, semelhante ao princípio de um imã.

Qualquer gasolina necessariamente tem que reduzir incrustações e depósitos se não nem fluiria corretamente através dos bicos, pois é uma mistura que contém também sólidos (daí a necessidade de filtros). Portanto, você tende a reduzir estes problemas ou no mínimo adiar, utilizando de uma boa gasolina aditivada e principalmente com uma boa octanagem (Podium).

A redução do enxofre está relacionada a exigências ambientais dos níveis de emissões, pois a redução de subprodutos como os sulfatos (que contém enxofre) melhoram a condição do ar e é um dos principais componentes que contribuem para a chuva ácida.
O ácido sulfúrico é formado, a grosso modo, por sulfato mais hidrogênio. Menos enxofre, menor acidez no motor, menor corrosão. Portanto a redução não vem para melhorar o desempenho ou reduzir depósitos e sim pelo viés ambiental. O enxofre sempre estará presente na gasolina, pois é inerente da decomposição de matéria orgânica que vira petróleo e por fim gasolina.
Para se ter uma idéia, o açúcar é clarificado por meio da queima de enxofre, onde o gás resultante passa pelo açúcar removendo a cor. Portanto, o enxofre da gasolina não tem a ver com a “carbonização”.
Espero que tenha ajudado.
Abraço.

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Novas Gasolinas GRID da BR e Nova V-Power Nitro + da Sh

Mensagem por Luiz Koudela » 10 Dez 2014, 13:36

Obrigado pela explicação meu velho... No final das contas, sofremos mesmo é com adulteração no combustível abastecido.
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Lúcio
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 09 Dez 2014, 23:15
Cidade onde mora: São José do Rio Preto
Localização: São José do Rio Preto

Re: Novas Gasolinas GRID da BR e Nova V-Power Nitro + da Sh

Mensagem por Lúcio » 10 Dez 2014, 13:47

Infelizmente é o maior problema a adulteração.
Lúcio Alexandre

Canal youtube: ETMOTOTERAPIA
Instagram: lucio_alexandre

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Novas Gasolinas GRID da BR e Nova V-Power Nitro + da Sh

Mensagem por kablack » 10 Dez 2014, 13:59

Lúcio;

Obrigado pelas explicações. Vou permanecer com a Pódium nas motoquinhas e com a V-Power Nitro + no carro.

Veja como ficou a vela da minha Té250 depois de 6.000 km com Podium:
kablack escreveu:
(...)

Foto da Vela Original com 1.800km rodados. Gás Pódium. 1.000 km de Yamalube 20w50 (amaciamento) e 800 km de Motul 5100.




Fotos de hoje (04/04/2012) da Vela Iridium com 6.000km rodados. Gás Pódium. Motul 5100.





(...)

Abraço!!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Novas Gasolinas GRID da BR e Nova V-Power Nitro + da Sh

Mensagem por diegonunes » 10 Dez 2014, 18:57

Lúcio, obrigado pelas explicações técnicas.

Enfim, como havia pensado e já venho dizendo, nem tudo aqui no Brasil é balela.

Quando eu digo que a gasolina vendida aqui (postos decentes) não é essa bosta toda que falam por ai, sou recriminado, kkkkk.

Como pode um combustível ruim abastecer pelo menos 5 carros aqui e todos passarem dos 100.000 km sem precisar limpar bicos ou fazer qualquer processo para solucionar problemas causados por combustível ruim? Simples, pq não é tão ruim assim né, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Novas Gasolinas GRID da BR e Nova V-Power Nitro + da Sh

Mensagem por oscarmaxi » 11 Dez 2014, 13:04

Pessoal,
Boa tarde.

Quando acompanho aqui no Tenereclub uma discussão nesse nível, penso que comprei a moto certa. Afinal se uns caras inteligentes como esses compraram a Tenere é porque a moto deve ser boa mesmo... Já li aqui explicações sobre fórmulas físicas sobre molas ("lei de Hooke", se não me engano), sobre deslocamento de ar, sobre lubrificantes, até sobre economia... Não conheço pessoalmente o Kablack nem o Lucio, nem outros foreiros que contribuem de forma tão didática e técnica com o fórum. Mas a eles o meu muito obrigado. Aprendo muito com vocês.

Oscarmaxi.

ventania
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Novas Gasolinas GRID da BR e Nova V-Power Nitro + da Sh

Mensagem por ventania » 11 Dez 2014, 13:08

Sempre usei em minhas motos e carros a Aditivada da BR que agora mudaram o nome para GRid e aumentaram bem o preço e a Power da Shell.


Nunca tive problema nenhum de bicos sujos ou carburadores sujos também.


A podium é boa somente para motos de alta performance ou carros tambem, senão é disperdício, porque ela não rende com a taxa de compressão baixa da maioria das motos e carros.

Responder