Novas Gasolinas GRID da BR e Nova V-Power Nitro + da Shell

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Gasolina GRID - BR

Mensagem por Natão » 17 Set 2014, 07:53

Olha... eu to usando a GRID... coloquei a V-Power Nitro + e mesmo andando mais tranquilo, a moto consumiu mais. Com a Grid eu cheguei a marca de 27,7km/L na Sahara, com V-Power, ficou andando mais tranquilo em 26.7km/L, e a última em 25.1 (dando apenas duas esticadas) km/L.

Ou seja, só grid agora.

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: Gasolina GRID - BR

Mensagem por DrigoRJ » 04 Out 2014, 13:56

Bom dia, pessoal.

Como muitos aqui, sou meio cético com estas “tecnologias”, mas estou aberto a mudanças, caso eu tenha fundamento para isso.

Para mim ainda permaneço com o pensamento “antiquado”, simplista, de que a grande diferença entre as gasolinas sejam o quanto esteja batizada, e em condições normais, comum ou aditivada com detergentes, onde estes últimos auxiliam na limpeza da carbonização do motor.

Na minha Te estou utilizando quase que sempre os mesmos postos, sendo grid BR em Pouso Alegre (MG) e bandeiras Brancas, em Piquete (MG) e em São João de Meriti (RJ). Uso minha moto para viajar. Não verifiquei quanto foi o consumo com a grid, porque em Pouso Alegre em não completo o tanque. Simplesmente mantendo e coloco a medida razoável para completar quando retorno ao RJ, abastecendo a 2,85 em Piquete (SP) contra os 3,15 da Grid em Pouso Alegre ( invejo os preços de SP!!)

Entretanto, considero o fato de ter usado gasolina comum na minha antiga YBR por quase toda a vida útil, tendo feito o motor pela primeira vez na casa dos 180 mil.

Aos cálculos: Calculo ter tido um gasto de 4500 litros durante os 180 mil, pois a saudosa fazia cerca de 40km/l. Com a gasolina comum a 2,50 e a aditivada a 2,60, tive uma economia teórica de 450,00R$ .

Dados: 4.500 litros a 2,50 (comum)= 11.250,00
4.500 litros a 2.60 (aditivada)= 11.700,00
Diferença (economia)= 450,00.

* Não lembro quanto gastei ao fazer o motor, mas os 450,00 deve ter sido mais ou menos a metade do valor total.

Para mim o ideal, no momento, é colocar gasolina aditivada com preço razoável, sem que seja batizada. Pretendo color uns tanques da Podium apenas pra dar uma caprichada, pois não estou querendo pagar pra ver com a T não!! Vai que apenas tive sorte com a antiga YBR!!?

No link abaixo postei relação de Postos autuados e denunciados pela ANP. Acho que vale a pena dar uma conferida:
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... 7&start=10" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Gasolina GRID - BR

Mensagem por Luiz Koudela » 04 Out 2014, 16:25

R$550,00 !! [SMILING FACE WITH OPEN MOUTH AND TIGHTLY-CLOSED EYES]

Luiz Koudela
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Gasolina GRID - BR

Mensagem por kablack » 29 Nov 2014, 00:28

Pessoal;

Na PCX acompanho as médias de todos os abastecimentos com o aplicativo Carango para Android e tenho percebido que o consumo melhora com a nova V-Power da Shell em relação a Pódium da BR.

Sempre usei a Pódium em todas a motos anteriores. O consumo era exatamente o mesmo das aditivadas, comum ou Pódium.

Não consigo entender como uma gasolina muito melhor como a Pódium, que custa aqui R$ 3,80/litro pode ter um rendimento pior que a Nova V-Power Nitro + da Shell de R$ 2,94/litro.

Nem cogito a hipótese da Pódium ser adulterada pois a média é a mesma em vários postos onde encontro ela... Já a V-Power é sempre do posto do Carrefour aqui perto de casa...

Alguém explica? Alguém mais fez o teste e teve resultados inferiores com a Pódium frente estas novas aditivadas anti-atrito? :crazy:

Com a GRID não fiz o teste ainda, mas temo que o resultado seja exatamente o mesmo que da nova V-Power Nitro+ (que tem o mesmo aditivo anti-atrito da Grid em maior quantidade, segundo a Shell...).

Ficaria muito feliz em saber como a GRID ou a V-Power Nitro + tem se comportado frente a Pódium nas Tés250...

Alguém já fez o comparativo?

Fiz 2 vezes na PCX, com os mesmos resultados favoráveis para a V-Power... 34,5 km/l com a Pódium e 36,5 km/ com a Shell V-Power Nitro+.

Abraço!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Gasolina GRID - BR

Mensagem por diegonunes » 29 Nov 2014, 00:32

Parece que o aditivo redutor de atrito não é balela.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Gasolina GRID - BR

Mensagem por kablack » 29 Nov 2014, 00:34

Você faria a bondade de testar para compararmos os resultados? :mrgreen:

Um tanque de Pódium e depois um tanque da Nova V-Power Nitro +? :mrgreen:
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Gasolina GRID - BR

Mensagem por kablack » 29 Nov 2014, 00:40

Vamos mudar o título do tópico para "Novas Gasolinas com aditivo redutor de atrito"?

Assim podemos discutir a BR GRID e a Nova Shell V-Power Nitro+
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Novas Gasolinas GRID da BR e Nova V-Power Nitro + da Sh

Mensagem por kablack » 29 Nov 2014, 00:43

Feito!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Lúcio
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 09 Dez 2014, 23:15
Cidade onde mora: São José do Rio Preto
Localização: São José do Rio Preto

Re: Novas Gasolinas GRID da BR e Nova V-Power Nitro + da Sh

Mensagem por Lúcio » 10 Dez 2014, 00:10

E ai galera, blz?!?1

Eu já participei de cursos sobre a Podium com o pessoal da Petrobras e realmente a gasolina é tão boa quimicamente que é complicado adultera-la, pois perde consideravelmente a sua composição química.

Toda gasolina tem uma mistura de hidrocarbonetos de cadeias químicas com quantidades diferentes de carbonos em cada molécula. Um bom motor e regulado aproveita de 70% a 85% em um ciclo único. Entretanto cada cadeia carbônica queima em taxa de pressão e temperatura diferente. Ou seja, nem tudo que o pistão bate, a vela queima ao mesmo tempo, e o aproveitamento tem a ver com a octanagem de cada gasolina.

As aditivadas, a grosso modo, trata-se da adição de compostos químicos para que toda a composição da gasolina queime no mesmo ciclo do motor, diminuindo assim os compostos anti-octanos que não são queimados exatamente em toda subida do pistão.
Eu estava na Shell em São Paulo, onde dentre outras coisas, anunciaram a Nitro+. Pessoal, ela é realmente importada ok e adicionado etanol aqui no Brasil. Bom, em resumo, é a velha V-Power com a adição de de compostos nitrogenados, que suprime alguns processos oxidativos dentro da câmara de combustão, devido ao uso normal da gasolina. Os processos oxidativos com tempo aumenta a rugosidade interna do motor e portanto gera atrito maior das paredes da cabeça do pistão com o bloco e também da mistura ar combustível que é comprimida e varia a viscosidade durante o ciclo de queima.

Eu usei a V-Power, a Nitro+ e a Podium com um controle analítico que é inerente da minha profissão. Pessoal, esquece aumento de potência, quem fala isso não entende nada de química que fundamenta a mecânica de motores.

Seguinte, a Podium favorece muito a ciclo redondo do motor, como vc pode observar pela linearidade da marcha lenta do motor. Isto resulta em menos marchas e melhor aproveitamento do torque, resultando em uma autonomia por km um pouco maior.

A V-Power sempre foi um meio termo entre a Podium e a aditivada da Ipiranga. Mas porque!?!?

Pessoal, o petróleo brasileiro não possui características químicas apropriadas para produzir gasolina e atender a demanda. Agora, diesel tudo bem. Então importamos gasolina por meio de uma reguladora que é a Petrobras. Tenho análises no trabalho que não apresentaram muita diferença química entre as comuns BR, Ipiranga e Shell. No fim cada bandeira tem liberdade para aditivar, mas a única realmente importada é a Nitro+.

Tenho usado a Nitro+ e o que foi observado foi a vibração menor, fruto de menos atrito. Como a 66 é 01 cilindro, é fácil perceber a diferença. Então minha recomendação é: vai andar só na cidade (mais trocas de marcha) use a Podium ou a Grid. Vai andar na estrada use a Nitro+.
Lúcio Alexandre

Canal youtube: ETMOTOTERAPIA
Instagram: lucio_alexandre

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Novas Gasolinas GRID da BR e Nova V-Power Nitro + da Sh

Mensagem por kablack » 10 Dez 2014, 00:31

Gostei. Obrigado.

Você pode explicar mais?

Por que a V-Power Nitro + está rendendo mais que a Pódium na minha moto? Como isso é possível? Nunca aconteceu antes com nenhuma moto ou mesmo com o carro. Nem mesmo a Pódium rendeu mais...

Por que a Pódium não carboniza o escapamento e a V-Power Nitro + sim?

Pela limpeza do motor não compensa pagar a mais pela Pódium? A nova V-Power Nitro + pode ser comparada em limpeza com a Pódium?

As gasolinas com menos enxofre anunciadas esse ano geram menos resíduos (carbonização) no motor?

Desculpe tantas perguntas, mas, você parece entender do tema.... :mrgreen:
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Responder