Ajuste/regulagem da suspensão de motos

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Helano
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Ajuste/regulagem da suspensão de motos

Mensagem por Helano » 18 Jan 2011, 23:11

Fonte: http://www.motonline.com.br/tecnica/tec" onclick="window.open(this.href);return false; ... abr09.html

Ajuste de suspensão em qualquer tipo de moto, fora competição

Neste artigo vamos verificar como se ajusta a suspensão de uma moto
para uso em qualquer tipo de situação.

Texto: Carlos (Bitenca) Bittencourt


Claro que em competições esses ajustes se tornam mais específicos e exigentes quanto ao resultado, não é a nossa proposta aqui. Queremos dar ao leitor uma base consistente para se adequar rapidamente ao seu modelo de moto e à sua maneira de pilotar. Quando um cliente sai da loja com uma moto nova às vezes passa todo o tempo que permanece com ela andando com a suspensão e comandos desajustados para seu biótipo e sofre sem perceber.

Muitas pessoas já ouviram falar das técnicas de ajuste do sag, mas pouca gente sabe porque cada vez que se mede encontra-se um resultado diferente. Isso é causado pelo atrito interno do mecanismo de toda suspensão, retentores, buchas, rolamentos de links etc. Então vamos minimizar esse erro e utilizar a média de duas medições; a primeira com a suspensão se deslocando de cima para baixo e a segunda com ela se deslocando de baixo para cima. Assim acha-se o centro das duas medidas que deve ser considerado como o ponto do sag.

Peça para um amigo suspender o conjunto moto e piloto para tirar a primeira medida (C1) e peça para ele pressionar para tirar a segunda (C2). A média das duas medidas é o valor a se considerar: (C1+C2)/2. Essa medida (anote como M1) é feita a partir do centro do eixo traseiro até uma referencia qualquer na moto, mas que esteja na vertical em relação ao eixo. Agora, faça a medição da distância máxima da suspensão sem peso algum sobre a moto, a partir do início do seu curso (M2 nas suas anotações). A medida final do sag é o resultado de M2 – M1. Para a roda dianteira use as referências na própria bengala e faça o mesmo cálculo.

Agora fica a questão: Essa medida é boa ou má? Como saber? A resposta será diferente para cada tipo de moto em cada tipo de uso.

Para se ter um número universal imagine que o Sag deve ficar entre 20% e 33% do curso total da roda, quanto maior, melhor será o conforto em detrimento da esportividade, mas nunca ultrapasse o 33%. Então independentemente do curso da suspensão da sua moto você pode fazer o cálculo e achar a melhor medida para a sua aplicação.

Existe ainda o balanço entre as duas rodas que deve ser levado em consideração; Um sag menor atrás do que na frente vai proporcionar maior rapidez nas mudanças de direção e o contrário, ou seja menor sag à frente vai fazer as mudanças de direção mais difíceis mas terá uma moto mais estável nas retas.

Depois de definir a melhor medida de sag a utilizar altere a pré carga das molas (cada moto tem uma maneira) para obter essa medida, fazendo o acompanhamento das medições conforme acima.

A segunda ação importante no acerto de suspensão é a atuação do sistema hidráulico. A maioria das motos mais modernas e sofisticadas contam com um tipo de regulagem que endurece e amacia a resistência hidráulica para a compressão e para o retorno da roda quando se aborda um obstáculo, a seguir você vai entender como se faz essa regulagem apenas quanto ao retorno, uma vez que para a compressão os critérios são outros, mais avançados que os aplicados no momento. Melhor não mexer, pois afeta toda a regulagem do Sag feita anteriormente.

Ajuste do retorno hidráulico - dianteira
Uma vez que o Sag está definido, verifique os pneus e calibre a pressão para o limite máximo especificado para o modelo. Assim ao trafegar por ondulações e pequenos buracos você percebe se a frente da sua moto perde precisão na direção. Isso indica que a válvula de retorno está muito aberta, explicando: Ao atingir um obstáculo a roda repica demais e ao sair dele ela dá um pequeno vôo e nesse momento perde tração, é isso que dá a sensação de direção imprecisa. Aumente um clique no parafuso de retorno e verifique novamente. Se permanecer a sensação aumente mais um clique. Se for demasiada a ação do retorno a moto começa a comprimir a suspensão e só volta quando o ciclo de oscilação termina (“packing” ou empacotando em inglês). Imagine a roda passando por uma tábua de lavadeira, ela começa a se comprimir e não consegue retornar antes que a próxima ondulação atinja o pneu, empacotando um ciclo no outro. A moto perde a maciez e você pode até sentir ela abaixando em alguns casos, se isso ocorrer volte um clique no parafuso de ajuste. Procure a posição que oferece o maior conforto com a melhor dirigibilidade e controle.

Ajuste do retorno hidráulico – traseira
Para esse ajuste na traseira, procure uma subida com ondulações tipo lavadeira. Você vai sentir a roda perder tração ao acelerar de forma cíclica. Às vezes pega e às vezes solta a tração. Isso se ocorrer o retorno rápido demais, com a suspensão abaixada pela tração a moto adere mas se for no início do curso ela derrapa. Essa é a hora de aumentar o ajuste de retorno. Procure pelo ponto em que esse efeito termine, vindo do macio para o mais duro. Assim você não passa muito da posição mais confortável inadvertidamente., ponto onde começa a ocorrer o “packing”. Terminando o processo volte a pressão dos pneus ao valor normal e bons passeios. Você não vai reconhecer a sua moto, vai parecer outra.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

fdfelix
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Re: COMO AJUSTAR A SUSPENSÃO DA MOTO

Mensagem por fdfelix » 19 Jan 2011, 20:11

Queria comprar a chave que ajusta a suspensão da Fazer e que sirva futuramente para a Ténéré tb...Será que vende? Ir na CC apenas pra ajustar isso é um saco

blanka
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Re: COMO AJUSTAR A SUSPENSÃO DA MOTO

Mensagem por blanka » 25 Jan 2011, 18:19

Amigos eu montei em uma tenere na concessionária e achei muita alta (afinal estou acostumado em uma fazer), gostaria de saber se esse ajuste na suspensão a moto fica no kilo mesmo? Pois fiquei com as pontas dos dedos no chão, quase sem apoio. e assim que pegar minha na cc ja deve estar toda ajustada!

fdfelix
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Re: COMO AJUSTAR A SUSPENSÃO DA MOTO

Mensagem por fdfelix » 25 Jan 2011, 18:22

Comigo aconteceu a mesma coisa, um pé no chão o outro na pontinha e a moto inclinada, tenho 1,70. Acho que acostuma depois...

Ouvi dizer que se abaixar as bengalas já melhora bastante.

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Helano
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Re: COMO AJUSTAR A SUSPENSÃO DA MOTO

Mensagem por Helano » 25 Jan 2011, 18:33

blanka escreveu:Amigos eu montei em uma tenere na concessionária e achei muita alta (afinal estou acostumado em uma fazer), gostaria de saber se esse ajuste na suspensão a moto fica no kilo mesmo? Pois fiquei com as pontas dos dedos no chão, quase sem apoio. e assim que pegar minha na cc ja deve estar toda ajustada!
blanka

Seja muito bem vindo, ou bem vinda, desculpe só pelo apelido não consegui ter certeza :lol: :lol: :lol:

Quando tiver um tempinho, dê uma passada na sessão de apresentação e fale um pouco de você pra gente poder se conhecer mais.

Sobre o ajuste da suspensão traseira, ela mexe apenas na pré-carga da mola, não alterando nada em relação à altura. Em relação à suspensão dianteira, como o fdfelix falou aí, parece que tem como fazer alguma coisa.

Abraço,

Helano
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Henrique Cerqueira
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Re: COMO AJUSTAR A SUSPENSÃO DA MOTO

Mensagem por Henrique Cerqueira » 31 Jan 2011, 13:47

O único problema em se alterar a altura das bengalas, é que vc tem que conseguir um local de estacionamento plano ou com caimento pro lado do descanso de apoio.

Minha Bros era rebaixada nas bengalas em torno de 3 cm para meu pai andar, e era uma luta pra parar em qualquer lugar, perde bastante a inclinação quando está parada, fica mais suscetível de tombos.

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caruso
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Re: COMO AJUSTAR A SUSPENSÃO DA MOTO

Mensagem por caruso » 31 Jan 2011, 15:48

No caso da Ténéré com as bengalas rebaixadas pode-se usar o pezinho da XTZ250X que é mais curto, acho que assim se anula esse problema.
Cesar Caruso
TÉNÉRÉ 250 Branca

Henrique Cerqueira
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Re: COMO AJUSTAR A SUSPENSÃO DA MOTO

Mensagem por Henrique Cerqueira » 01 Fev 2011, 10:28

Excelente idéia!

mauricio_cruz
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Re: COMO AJUSTAR A SUSPENSÃO DA MOTO

Mensagem por mauricio_cruz » 29 Mar 2011, 12:10

ola, tenho uma fazer que estou vendendo pra comprar uma tenere 250, alguem sabe como faço para abaixar a suspensao da tenere?

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Jonathan
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Meu objetivo não é alongar ou encurtar a suspensão. Só endur

Mensagem por Jonathan » 25 Abr 2011, 21:25

Bem, alguém sabe como regular a pré carga da mola da suspensão traseira?
Na Lander é só usar um gancho que vem no jogo de ferramentas. Super simples e fácil.
Levei minha Té na concessionária e o mecânico disse q pra regular a pré carga tem que desmontar a balança.

PQP! Então pegaram a suspensão da Lander e tiraram toda a praticidade pra regular. Imagine vc desmontando a traseira da moto várias vezes até encontrar o ajuste correto.

Até pq fui tentar aumentar a pre carga pra que quando puser um garupa na moto, o farol não ficar iluminando muito alto.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...

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