Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por Kakko » 28 Jan 2013, 14:07

Bem....a podium tem mais octanagem....já a vpower é apenas uma gasolina aditivada...porém a octanagem não de ser igual a podium....deve ser menor.....procede o que eu disse ou algum tem algum comentário ?

abraços
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por MaxxTazzi » 28 Jan 2013, 14:53

Sim, tem bem mais octanas, mais que não fazem a menor diferença na taxa de compressão de nossos motores.

O que pode influenciar é a pureza do combustível, claro a podium é uma gasosa premium.

Enviado do meu GT-I9100
Integrante Adventure Moto Clube - SP

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por alexandrepalhynha » 28 Jan 2013, 16:46

existem motores de paramotor (parapente motorizado) e minitrike (asa delta motorizada) que sao produzidos para funcionar especialmente com gasolina avgas (aviação), por causa da taxa de compressão, e que nao geram o rendimento necessario em HPs se usar gasolina vpower/etcs. inclusive, tempo entre revisoes passa a ser menor, perde-se garantia da fabrica, entre outras.
motor com especificação para gasolina de X octanas deve usar essa e pronto. menos octanas = menos desempenho. mais octanas = NAO NECESSARIAMENTE mais desempenho. mais custo, com certeza. notem que na tampa de combustivel de carros americanos vem escrito de quantas octanas deve ser a gasolina usada.

falei desses motores de ultraleve pois sou usuario deles. faço minha manutenção periodicamente e vejo o estado que ficam cabeçote e dutos por causa da sujeira e da má queima ao usar gasolina abaixo da recomendada. e, apesar de ser um motor para VOAR, ainda tem gente que prefere economizar no combustivel. é mole?

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por diegonunes » 28 Jan 2013, 17:07

menos octanas = menos desempenho. mais octanas = NAO NECESSARIAMENTE mais desempenho.
Muito bem colocado Alexandre. Um motor projetado para funcionar com taxa de compressão inferior a 10:1, muito provavelmente não ganhará nenhum desempenho com uma gasolina premium.

A Vpower, como já disseram, não passa de uma gasolina aditivada. A Shell diz que o pacote de aditivos dela é diferenciado, ai já não sei, mas tem 87 octanas, como qualquer gasolina não premium no Brasil.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por kablack » 29 Jan 2013, 01:07

Minha opinião é de que se rodar pouco a Pódium vale a pena pela limpeza que proporciona ao sistema.

Já postei em outros dois tópicos isso aqui:
kablack escreveu:(...)
Fotos de hoje (04/04/2012) da Vela Iridium com 6.000km rodados. Gás Pódium. Motul 5100.

Imagem

Imagem

Será que vale a pena? :twisted: :twisted: :twisted:

Imagino que pistão, válvulas, cilindro e dutos do cabeçote estejam parecidos... Imaculados!!!

(...)
Na minha Ex-Té250 usei gasolina amarela só uma vez para testar (Não gostei a moto ficou xôxa). Sempre fui de Pódium. Não em busca de mais potência mas em busca de limpeza.

Na Ex-Burgman 400 só usava Pódium. O manual recomendava gasolina com 91 octanas, a taxa dela era de mais de 10:1 (não lembro mais exatamente). Quando viajava e era obrigado a pôr gasolina amarela ela aquecia mais e a marcha lenta ficava estranha.

Nas Leads atuais só uso pódium também. A Lead tem taxa de 11:1 e aproveita a pódium.

No carro acho caro demais.

Quando a Shell VPower nada a declarar, para mim, mais uma aditivada.

Lembram da gasolina aditivada da Texaco com o Techron? Também prometiam maravilhas por causa do aditivo patenteado. Acho que era só Marketing.

No fundo mesmo no Brasil nunca tivemos gasolina que prestasse. Sempre o governo inventou alguma bobagem. Vide esses atuais 25% de álcool.

Tenho um amigo que coleciona motos. Sabe qual a gasolina que colocamos nas motos de coleção? AVGás L110, ou seja, gasolina de avião. Tem chumbo que é poluente mas pode ficar o ano todo na moto que não cria goma no tanque e não suja o carburador. (Não pode ser usada em motos catalisadas...)

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
amsbetinho
Usuário
Usuário
Mensagens: 111
Registrado em: 02 Dez 2012, 01:09
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador/BA

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por amsbetinho » 29 Jan 2013, 08:34

Uso sempre Shell V-Power, por dois motivos: o fabricante recomenda gasolina aditivada e sempre abasteço num mesmo posto Shell perto da minha casa (nunca deu problema nos meus veículos quando abasteço nesse posto). Porém também acho que gasolina aditivada aqui no Brasil seja só marketing. Não confio em nenhuma bandeira, principalmente quando a diferença de preço da comum para a aditivada é de apenas um centavo (Olha o marketing funcionando comigo...).
O certo mesmo é fazer manutenção periódica na moto, não deixar gasolina parada no tanque por muito tempo para não estragar e encontrar um posto de confiança.
Depois da explicação de kablack, vou considerar a possibilidade de colocar 25% de Podium no tanque de vez em quando para manter o sistema mais limpo. Mas, será que a Podium em alguns postos é só marketing também?
Harley-Davidson XL1200 custom | 2014 | Candy Orange (pra mim é vermelho...)
Yamaha Ténéré 250 | 2012-2013 | Bege ("Sand Storm")
Dafra Speed 150 | 2008 | Preta

Imagem

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por MaxxTazzi » 29 Jan 2013, 08:35

Kablack, ótimas colocações...agora uma pergunta, quando você colocou a gasosa normal, ou seja a aditivada e a moto ficou xoxa...será que não houve tempo da injeção eletrônica ler e reprogramar para a mesma? Não sei o tempo que leva...

E será que a gasosa era de boa procedência...só estou levando por dúvidas...

Claro a podium, nem podemos discutir é mais pura e consequentemente trará mais benefícios...

Intercalei com podium, V-Power e estou me coçando para colocar a azul, peguei com meu cunhado que é piloto no campo de marte...não me importando com Octanas, mais com pureza...só pra teste e livrar minha consciência rsrs...
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por MaxxTazzi » 29 Jan 2013, 08:39

amsbetinho escreveu:Mas, será que a Podium em alguns postos é só marketing também?
Cara, me pergunto todas as vezes...a cor é de Podium, mas isso é fácil, mais maior teste e nas motocas ou carros, você sente, mesmo que minima diferença, não em potência e coisa e tal mais em rodar mais, o barulho do motor, os giros dele de forma mais macia...

Agora, pra saber mesmo é só na proveta...
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por diegonunes » 29 Jan 2013, 09:27

Pietro, o tempo de injeção ou do ponto de ignição é corrigido em segundos ou frações de segundos. A coisa é pra funcionar quase que imediatamente.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por kablack » 29 Jan 2013, 12:30

Pietro

O cheiro da Pódium é inconfundível. Até a fumaça fica com cheiro diferente, acho difícil de "batizar".

Nunca coloque AVGas na Ténéré ou qualquer veículo com catalisador. O cumbo presente nesta gasolina se deposita no catalisador danificando-o irreversivelmente. Mesmo em mínima quantidade. Para piorar o efeito é cumulativo, ou seja, não tem como.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Responder