Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por MaxxTazzi » 29 Jan 2013, 12:58

:risadona: Putz já ia meter chumbo pra dentro e nem me lembrei do catalizador...preciso de acostumar à lembrar, ainda na minha cabeça todas as minhas motos são carburadas...rsrs...

É, de hoje e sempre Podium nas motos...
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
mauriciodelima
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Jun 2012, 20:24
Cidade onde mora: Olinda/PE

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por mauriciodelima » 29 Jan 2013, 19:38

Então deixa eu ver se entendi, a Shell v-power por ser adtivada seria recomendada a todo momento.
A Podium por ser um combustível mais limpo, é bom colocar uma vez ou outra pra sempre deixar a moto trabalhando bem e sem maiores "problema"?

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por MaxxTazzi » 29 Jan 2013, 19:47

Na verdade o melhor seria sempre rodar de Podium devido sua pureza. O uso dela em longa data trás mais benefícios que qualquer aditivada.

Enviado do meu GT-I9100
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
mauriciodelima
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Jun 2012, 20:24
Cidade onde mora: Olinda/PE

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por mauriciodelima » 30 Jan 2013, 18:57

Uma Boa opção seria por exemplo: A casa 3 abastecimento uma ser Podium?
Só assim conversamos melhor os dutos, injeção e dentre outros componentes que a gasolina percorre?
Obs.: minha Tenere ainda não chegou em minhas mãos, mas sou cuidadoso e quero saber sempre o que é melhor para uma longevidade cheia de saúde...
Agradeço a todos!

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por MaxxTazzi » 30 Jan 2013, 19:14

Mauricio, retomando mais uma vez...

A Podium é uma gasolina mais pura, não que ela a cada tantos tanques vai limpar seu sistema, ela vai manter seu sistema mais limpo devido não ter tanta impureza quanto as outras...

Se puder use só Podium, a diferença é minima e os benefícios maiores, esqueça essa coisa de limpeza com ela...

Enviado do meu GT-I9100
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
Fábio Costa
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 17 Dez 2012, 21:33
Cidade onde mora: São Gonçalo/rj

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por Fábio Costa » 30 Jan 2013, 19:59

mauriciodelima escreveu:Uma Boa opção seria por exemplo: A casa 3 abastecimento uma ser Podium?
Só assim conversamos melhor os dutos, injeção e dentre outros componentes que a gasolina percorre?
Obs.: minha Tenere ainda não chegou em minhas mãos, mas sou cuidadoso e quero saber sempre o que é melhor para uma longevidade cheia de saúde...
Agradeço a todos!
Olá,
tenho a minha tenere 250 desde 2010 usando gasolina aditivada da petrobras, não confunda com a podium. A podium seria uma aditivada para motores de alto desempenho, vc não perceberá nenhum beneficio em relação a potencia e quanto a limpeza só ela não serve para limpar nada apenas não suja como a gasolina comum. A unica difereça será mesmo no bolço. Recomendo uma gasolina aditivada de um posto de sua confiança, não importa se é BR, ESSO, SHEW ou outra bandeira qualquer.

Abraços!!!
Fábio Costa
___________________
XTZ/250 Ténéré 11/11 Branca

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por kablack » 30 Jan 2013, 20:22

A diferença é de quase 31% ou quase R$ 1,00 por litro. São (em média) R$ 2,75 pelo litro da comum e R$ 3,60 pelo litro da Pódium.

Dependendo da km rodada por dia pode pesar no bolso. (Ou simplesmente não valer a pena os benefícios da Pódium.)

Eu sempre usei a Pódium nas motos porque ando pouco e as motos bebem pouco.

Ando em média 400 km/mês de moto, fazendo 30km/l, são 13,3 lts, a R$ 3,60 o litro, me custa R$ 47,98 com Pódium ou R$ 36,65 com a comum/aditivada. No meu caso, são menos de R$ 10,00 mensais de diferença. Acho que compensa.

No carro não uso, acho caro. (Diferença de R$ 46,75 por tanque de 55 lts, gasto um tanque a cada 45 dias, em média.)

Então depende muito do uso que se faz da moto.

Abraços

Edit: A Pódium rende um pouquinho a mais que a comum/aditivada. Quem usa constantemente sabe, é muito pouca diferença, mas existe. De qualquer modo não é nada que modifique sequer uma vírgula na conta acima.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por Marcel Valim » 30 Jan 2013, 20:43

Comum = gasolina + álcool
Aditivada, Vpower, supra, etc = gasolina + álcool + aditivos detergentes
Pódium = gasolina com maior octanagem + álcool (resiste mais à pré-detonação = funciona bem em veículos com 10:1 ou mais de taxa de compressão. Não é o caso das Tenerés)
Pra mim é economia porca colocar a comum e desperdício de dinheiro colocar Pódium. A aditivada funciona muito bem e não custa tanto assim quando comparada com a comum.
Gasolina pura é tudo da Petrobrás. o que muda é quem distribui e coloca os aditivos.

Vejam o conteúdo do site da Petrobrás.


Alta tecnologia na produção de diferentes tipos de gasolina com a garantia e qualidade Petrobras

A Petrobras produz diversos tipos de gasolina utilizando tecnologia própria, fabricando as diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e misturando-as entre si e com os aditivos, através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto.

A escolha do tipo de combustível mais adequado para cada veículo deve ser feita de acordo com a orientação do fabricante, através de consultas ao manual do proprietário ou ao serviço de atendimento ao cliente, nos casos em que estas informações não estejam claras. Alguns fabricantes, principalmente de veículos importados, informam o valor da octanagem (RON), cabendo ao usuário a escolha do tipo da gasolina mais adequado dentre as opções disponíveis no país. Os tipos de gasolina são oferecidos de acordo com as principais características de projeto dos motores, em função da taxa de compressão do motor e outras variáveis que afetem a temperatura e pressão dentro do motor, e em função do tipo de sistema de injeção do combustível.

Desta forma, os Postos Petrobras oferecem os seguintes tipos de gasolina: Comum, Supra Aditivada e Petrobras Podium. Confira as características de cada uma delas:

Gasolina Comum: É a gasolina mais simples. Apresenta índice antidetonante (IAD) = 87, e possui 1000 ppm de teor de enxofre. Não recebe nenhum tipo de aditivo, apenas adição de álcool anidro, conforme legislação vigente. Também não recebe corante, possuindo assim a coloração natural das gasolinas (incolor a amarelada). Este tipo de gasolina pode ser usado em qualquer veículo movido à gasolina.

Gasolina Supra Aditivada: Possui a mesma octanagem da gasolina comum (IAD = 87), diferenciando-se desta em razão da presença de detergentes/dispersantes que mantêm limpo o sistema de combustão, os bicos injetores e as válvulas do motor. A adição de álcool anidro é feita conforme legislação vigente e também possui teor de enxofre = 1000 ppm. Recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum. Pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica.

Gasolina Petrobras Podium: Lançada em junho de 2002, a Gasolina Petrobras Podium reúne características únicas no mercado nacional. É um novo conceito de gasolina, desenvolvida com a mesma tecnologia utilizada na concepção da gasolina de Fórmula 1. Possui octanagem superior às das melhores gasolinas do mundo (IAD = 95), proporcionando melhor aproveitamento da potência do motor e melhor desempenho nas retomadas de velocidade.

A Gasolina Petrobras Podium contém detergentes/dispersantes que mantêm limpo todo sistema de combustão (bicos injetores, válvulas de injeção etc.). Também apresenta adição de álcool anidro, conforme legislação vigente, mas é menos poluente, apresentando Teor de Enxofre = 30 ppm. É levemente alaranjada devido ao corante laranja adicionado ao álcool anidro. Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica, sendo recomendada para veículos que possuem motores de alto desempenho (taxa de compressão a partir de 10:1) e/ou que requeiram combustível com alta octanagem.

http://www.br.com.br/wps/portal/portalc ... e+gasolina
Editado pela última vez por Marcel Valim em 31 Jan 2013, 11:53, em um total de 1 vez.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por diegonunes » 30 Jan 2013, 20:53

O uso da gasolina comum é a mais recomendada em algumas situações. A Honda por exemplo, não indica o uso de nenhuma gasolina aditivada em seus modelos.

Particularmente, tendo a certeza de que a gasolina é aditivada, costumo dar preferência. Em viagens, onde raramente conhecemos o posto, dou preferência a comum mesmo.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Gasolina PODIUM BR ou Shell VPOWER?

Mensagem por MaxxTazzi » 30 Jan 2013, 20:58

Bem, aí vamos entrar em uma questão de gosto e benefícios, a Podium mesmo tendo alcool e sem os solventes trará benefícios bem mais que as outras e que não pesará tanto para quem não roda muito.

Tudo depende de seu objetivo e uso, é para taxa de compressão 10:1? Ok, Podium pois terá rendimento. É para preservar o sistema? Ok, Podium ou Aditivada se roda muito.

Roda demais e as contas são altas? Comum e depois limpeza ou troca de bomba e o raio que for, se der sorte nada e a economia.

Todas são boas no aspecto de uso, na minha Bandit é notária a diferença (marcha lenta, a evolução de motor e a limpeza), na TR dura um pouquinho mais, mas nada de muito lucro, porém sistema mais limpo.

Enviado do meu GT-I9100
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Responder