Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km

Mensagem por RAlves » 18 Ago 2016, 15:06

Flávio Filete escreveu:Sou novo aqui no fórum!
A minha tenere 250 apresentou uma pequena folga no cubo com 23000 Km. Como estava com uma revisão para fazer em janeiro deste ano, pedi para que o mecânico resolvesse o problema com um torneiro e colocasse dois rolamentos em cada lado. A principio o problema estava resolvido, mas agora com 26000 Km uma pequena folga surgiu novamente. Alguém sabe se tal procedimento teve êxito neste cubo da tenere?
Eu uso assim an minha, sem problemas.

Agora tem que ver se o embuchamento foi correto e se o espaçador cetral está justo.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Flávio Filete
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jul 2016, 00:49
Cidade onde mora: Campos/RJ

Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km

Mensagem por Flávio Filete » 18 Ago 2016, 15:59

Olá RAlves, agradeço a sua resposta.
Verifiquei que o espaçador está bem justo e os rolamentos parecem bons (foram colocados novos). Para evitar maiores problemas, aproveitei as férias colocando a mão na "massa" e substituir o cubo traseiro por um novo.
Após retirar a roda dianteira, foi possível fazer um movimento com o dedo para cima e para baixo por cerca de meio centímetro com o rolamento do lado do disco. Portanto, a folga apresenta-se em ambos os cubos com menos de 26000 KM.

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km

Mensagem por RAlves » 19 Ago 2016, 13:06

Isso tá com cara de:

- Defeito de fabricação nos rolamentos
- uso de desengraxante nas lavagens
- desmoontagem da vedação do rolamento pra "engraxar" (bobeira!)

Meio centímetro de folga? Acho que a moto não andaria com tanta folga, deve travar.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Flávio Filete
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jul 2016, 00:49
Cidade onde mora: Campos/RJ

Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km

Mensagem por Flávio Filete » 04 Set 2016, 11:55

Olá RAlves, a folga entre a parede interna do cubo e o rolamento é bem pequena, mas existe. Quando comentei sobre o meio centímetro é que eu consigo com apenas o dedo removê-lo para fora do alojamento do cubo sem muito esforço. É possível extrair o rolamento com esfoço mínimo. Este problema está nas duas rodas, sendo que os rolamentos parecem bons. Vou comprar novos rolamentos para o roda dianteira para verifica se eles entram com facilidade no alojamento do cubo. Desculpe-me se estou sendo confuso!
Na roda traseira levei para uma oficina para resolver o problema da folga como relatado anteriormente.
Ontem resolvi retirar os rolamentos do cubo torneado e verificar o que estava acontecendo, qual o motivo que levou a surgir a folga neste cubo.
O torneiro cortou o espaçador dos rolamentos em tamanho superior às distâncias entre as sedes internas de apoio dos rolamentos no interior do cubo. Este talvez tenha sido o provável problema da folga no cubo torneado.
Não uso produto químico nas lavagens, o problema na minha moto tem sido a folga entre os rolamentos e a parede interna do cubo.
Agora a moto está com cubo novo e problema resolvido.

GUMP
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Ago 2016, 12:11
Cidade onde mora: SÃO GONÇALO|RJ

Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km

Mensagem por GUMP » 16 Dez 2016, 11:18

BOA TARDE!!
Tive o problema na minha moto com apenas 6 mil rodados, comprei a moto de um senhor com 2900 rodados, com 4 meses de uso, com 4 meses na minha mão o rolamento apresentou o problema... sorte que ainda estava na garantia de fábrica. Levei a moto na autorizada e foi feito o serviço, trocaram a roda traseira toda, porém achei muito ruim o tempo do serviço... a moto ficou exatos 29 dias até me entregarem ela...

Sansão Gil
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Jan 2015, 02:04
Cidade onde mora: São Gonçalo RJ

Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km

Mensagem por Sansão Gil » 21 Jan 2017, 00:20

Boa noite, tenho minha tenere desde zero. Troquei o primeiro cubo traseiro aos 17 mil km, o segundo, aos 28 mil e agora aos 42 mil, já apresenta novamente problemas e vou precisar trocar o quanto antes. Em todas as trocas, usei cubos, rolamentos e espaçadores originais Yamaha. Não tenho a menor ideia do porque disso, pois minha moto só roda em asfalto. raramente ela vai no chão e é sempre em trechos curtos, não mais que 10 km de terra.
Se alguém souber por que isso acontece? É a única reclamação que tenho da minha moto, só esse cubo traseiro...

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km

Mensagem por ivnn » 21 Jan 2017, 02:00

Vc sempre deixa a folga correta de corrente, confere? Não deixa ela esticar demais, né? Pq o esforço da corrente esticada vai direto pro rolamento. Suas relações duram quanto?

O rolamento que folga primeiro no cubo foi sempre do mesmo lado? Se sim, Qual?

A troca dos elementos foi vc quem fez ou um mecânico, sem seu controle? Pergunto isso pq já houve aqui no forum caso de um inacreditável espaçador original com comprimento incorreto. Como nenhum mecânico esperaria uma peça dessas incorreta em comprimento, podem simplesmente não tê-la trocado.

Andre Aliardi
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
Cidade onde mora: Palhoça SC

Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km

Mensagem por Andre Aliardi » 26 Jan 2017, 22:35

Eu sou o cara mencionado acima que teve o problema com o espaçador original, quando eu troquei ele (com 23000km), ele tinha cerca de 2mm a menos que o outro que eu comprei na Yamaha.

Já rodei 3000km depois da troca e não tive mais problemas, aparentemente não teve problemas no cubo.

Vale a pena você conferir isso também. Inicialmente tive problemas com o rolamento e quando o mecânico colocou o rolamento novo no lugar certo, ele percebeu que o espaçador estava solto dentro do cubo.
Ténéré 250 2016 Cinza

quasenada
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Mar 2017, 17:25
Cidade onde mora: Tangará da Serra/MT

Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km

Mensagem por quasenada » 08 Mar 2017, 17:27

Olá colegas, estou com o mesmo problema na minha Tézinha, com apenas 19000 kms, já troquei os rolamentos 3 vezes, agora comprei o cubo novo e estou esperando chegar pra ver se resolve o problema, quando tiver novidades avisarei.

freakingjerk
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 09 Ago 2013, 14:27
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Troca do Cubo Traseiro - 60.000 km

Mensagem por freakingjerk » 11 Abr 2017, 15:34

Pessoal, não aguento mais trocar Cubo da minha tenere, já está com 100 mil, alguem sabe me dizer se tem algum lugar em São Paulo que faça esse embuchamento?
Valeu!

Responder