CUIDADOS COM A BOMBA DE COMBUSTÍVEL

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

CUIDADOS COM A BOMBA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por Helano » 04 Fev 2011, 23:20

Fonte: http://www.motoreport.com.br/2010/11/cu ... tivel.html

A bomba de combustível de uma motocicleta é feita para durar em média 100 mil quilômetros, em condições normais de uso. Mas não são poucos os casos de bombas que estragam muito antes disso, obrigando o motociclista a trocar a peça.

O engenheiro Marcos Pauletti, da Magnetron, empresa fabricante de peças para motos, explica que os possíveis problemas que a bomba pode apresentar, geralmente, são consequências do próprio combustível. “Um dos casos mais comuns é o uso de gasolina adulterada, que danifica componentes da bomba, como anéis de vedação e peças de plástico”.

Mas não é só isso. O proprietário deve atentar para o prazo de validade do combustível, pois a gasolina envelhecida também prejudica a peça, e evitar a prática do “cincão” – costume de abastecer sempre com R$ 5. “Assim, o motociclista nunca enche o tanque, a moto sempre funciona com nível baixo de combustível e o resultado é que falta refrigeração para a bomba, o que gera danos ao motor elétrico”, afirma, lembrando que só se deve abastecer com álcool se a moto for bicombustível.

Pauletti recomenda ainda revisões constantes e, ao trocar a bomba, a verificação de outros componentes do veículo como o filtro de combustível. “Nem todas as motos têm filtro de combustível, mas, naquelas que têm, a troca é fundamental. Cada fabricante faz a indicação da frequência da troca, que em média é de 20.000 km”.

Imagem

Fonte: Automotive Business
Foto: Franna
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Mourao
Visitante
Visitante

Re: CUIDADOS COM A BOMBA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por Mourao » 04 Fev 2011, 23:44

Atentar sempre pra não andar com a moto na reserva durante muito tempo

fdfelix
Visitante
Visitante

Re: CUIDADOS COM A BOMBA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por fdfelix » 06 Fev 2011, 14:42

Olha, vou te dizer que já andei com mistura Alcool + Gasolina, a moto já parou umas 3 vezes comigo por falta de gasolina, propositalmente. Já andei muito na reserva, já deixei a moto com combustivel parado mais de 2 semana e minha moto só tem 89 mil KM rodas e nunca tive problema...

O que isso quer dizer? Que pode fazer tudo que eu fiz com tranquilidade? Jamais....Não recomendo, mais fica ai a informação de como a bomba dessas motos são bem resistente...Tenho uma Fazer, mais creio que a bomba da T é a mesma...

Nunca, jamais façam o que eu fiz, mais se fizer 1 vez na vida por necessidade não precisa morrer de medo. hehe

guatura@gmail.com
Visitante
Visitante

Re: CUIDADOS COM A BOMBA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por guatura@gmail.com » 17 Fev 2011, 00:25

a bomba da tenere eh interna ou externa?

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: CUIDADOS COM A BOMBA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por Helano » 17 Fev 2011, 00:41

Guatura

É interna cara, fica dentro do tanque, imersa na gasolina.

Imagem
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

guatura@gmail.com
Visitante
Visitante

Re: CUIDADOS COM A BOMBA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por guatura@gmail.com » 17 Fev 2011, 00:46

brigado Helano
esse eh o manual de pecas que tem no site da Yamaha?

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: CUIDADOS COM A BOMBA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por Helano » 17 Fev 2011, 00:58

é sim Guatura, ele mesmo.

Aqui o link :arrow: http://www.yamaha-motor.com.br/web/site ... s/2011.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

ZEROTENERE
Visitante
Visitante

Re: CUIDADOS COM A BOMBA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por ZEROTENERE » 17 Fev 2011, 15:55

Esse é um dos itens que demanda muito cuidado.
Tem gente que tem sorte e não tem problemas como nosso amigo acima, mas tem outros que dão problemas constantes inclusive no carro.
:thumbup:

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: CUIDADOS COM A BOMBA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por Kakko » 22 Fev 2011, 13:05

Pessoal....recomendações:

Nunca andar com pouca gasolina: a gasolina refrigera a bomba.

Procurar abastecer em postos confiáveis : Aditivos usados para fraudar a gasolina, ou álcool podem danificar a bomba.

A bomba como qualquer outro componente eletromecânico, está sujeita a quebras.

Já aconteceu de comprar uma bomba para meu carro. Instalei funcionou, porém não alcançava a pressão necessária.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

operacoes.rio
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Marcador de combustível impreciso

Mensagem por operacoes.rio » 22 Ago 2011, 15:25

Bom, acabo de receber a triste notícia que a bomba da minha Tenere queimou... Não rodei mais do que 10 km depois que a indicação de reserva começou a piscar no painel... Só sei que vou tomar um prejuízo federal... Fica a dica pra rapazeada... cuidado!!!

A propósito, alguma dica de onde comprar essa peça aqui no Rio? Se for R$ 800,00.... vou arrancar meus pent..... cabelos!

Abraços!
Editado pela última vez por operacoes.rio em 22 Ago 2011, 15:58, em um total de 1 vez.
Razão: Mensagem movida para o tópico correto.

Responder