Vou listar alguns conceitos no primeiro post, soluções isoladas no segundo, e por fim pretendo mostrar o resultado no terceiro.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Regime_de_escoamento" onclick="window.open(this.href);return false;Wikipedia escreveu:Um fluxo de fluido pode se comportar quanto à direção da trajetória das partículas que o compõe em relação a dependência do estado de organização do escoamento em:
- Escoamento laminar (regime laminar, também chamado de lamelar ou tranquilo) - no qual as partículas do fluido tendem a percorrer trajetórias paralelas.
- Escoamento turbulento (regime turbulento, no qual as trajetórias das partículas são curvilíneas, não paralelas, alteram-se em sentido, sendo irregulares. Apresentam entrecruzamento, formando uma série de minúsculos redemoinhos ou vórtex. O escoamento turbulento é também conhecido como "turbilhonário" ou "hidráulico". Na prática, o escoamento dos fluidos quase sem exceção é turbulento. É o regime típico das obras de engenharia, tais como adutoras, tubulações industriais, vertedores de barragens, fontes ornamentais, etc.
Pois bem. Existe um fenômeno chamado "Von Karman Vortex Street" que é causado pela forma como um fluído passa por determinadas superfícies - uma função da forma e do ângulo de incidência, diferenças de pressão etc. Ele surge a partir de determinada velocidade, chega ao seu auge em uma determinada velocidade, e depois começa a diminuir, deixando apenas um fluxo turbulento genérico. Tem alguma semelhança com o fenômeno da ressonância.
Aqui temos um exemplo de uma vortex street:
Infelizmente não encontrei nenhum vídeo REAL de um vortex street, mas esta simulação explica extremamente bem o fenômeno:
http://www.youtube.com/watch?v=EXCHrlxPi6g" onclick="window.open(this.href);return false;
Falando um pouco sobre carros, existe uma diferença entre um spoiler e uma asa (costumamos chamar este último de aerofóleo, apesar de alguns também chamarem os spoilers erroneamente pelo mesmo nome). A diferença é conceitual: spoilers tentam reduzir a turbulência atrás do carro e reconstruir (pelo menos parcialmente) um fluxo laminar. Asas são literalmente asas, só que de cabeça para baixo, empurrando a traseira do carro contra o chão.
Aqui vai uma ilustração do uso de um spoiler: