AMACIAMENTO MOTOR 0km

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Angelo » 30 Dez 2014, 20:45

felix.rock, eu trouxe a minha da concessionaria por 55 km ate em casa a 5.000 RPM em media a uma velocidade entre 60 e 70 km/h, com bastante aclives, declives e curvas.. voce que ja pilota a alguns anos ira perceber o peso e a fluencia da moto..

Se voce pegar uma superficie plana, acredito que chegue a uns 80 km/h, ja em uma subida talvez nao..

:thumbup:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

felix.rock
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 60
Registrado em: 14 Dez 2014, 21:59
Cidade onde mora: são paulo

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por felix.rock » 30 Dez 2014, 22:16

obrigado Angelo :joinha: :joinha: :joinha:

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por DrigoRJ » 30 Dez 2014, 22:47

Felix,

Minha moto esta com 32 mil. ; 6000 rpm marca cerca de 90 km/h.Então, com o motor "amarrado", deve ir a mais ou menos 85 km/h.

A ponderação do ângelo esta certíssimo. só não acho que vá a 80 com 5000 rpm, pois no plano a minha oscila em 77 km/h. Mas, sei la, derrepente com as variações até vá!

Comprei a moto usada, não tendo o prazer de amaciar a motinha. Sei que deve ser muito bom pq amaciei minha ybr três vezes, motor 0 e duas vezes refeitos a parte de cima.

Boa sorte.
Editado pela última vez por DrigoRJ em 31 Dez 2014, 17:10, em um total de 1 vez.

felix.rock
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 60
Registrado em: 14 Dez 2014, 21:59
Cidade onde mora: são paulo

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por felix.rock » 31 Dez 2014, 04:24

Drigorj, muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento. Pretendo seguir à risca o manual. Só tenho receio pois trabalho à noite e tenho que empreender uma velocidade razoável quando volto para casa por volta das 06:00 hs.

O trajeto tem muitos gatunos. Infelizmente... :( :( :(

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por kablack » 31 Dez 2014, 10:54

1. A relação RPM x Velocidade não muda com o amaciamento.
2. Os valores de limite de RPM não devem ser ultrapassados por períodos prolongados. Nenhuma problema em ultrapassar rapidamente e retornar.
3. Me convenci há muito de que é importante dar carga em motores que estão amaciando. Especialmente nos 500km iniciais.
4. Acredito que a melhor forma de amaciar um motor é subir uma serra e descer depois. Respeitando o limite de giros estipulado no manual mas acelerando totalmente (enrolando o cabo) sempre que possível. Na descida deixe o "freio motor" agir tanto quanto possível em machas mais baixas, novamente, nos limites de RPM indicados no manual. Isso é o que chamo de "dar carga" no motor.
5. Pode parecer preciosismo mas sempre efetuo a primeira troca do óleo das minhas motos aos 500km. Especialmente se o motor não tiver filtro de óleo como foi o caso das duas Leads e da PCX. Na Té250 fiz a primeira troca aos 1.000 e já coloquei Motul5100.

De qualquer modo, não vejo o período de amaciamento como um grande problema. Deve-se apenas evitar extremos.

O que um motor amaciando precisa é receber carga e variar sua rotação. Recebendo carga em todos os regimes de funcionamento.

Acredito que nos motores modernos as únicas peças que sofram assentamento (amaciamento) sejam os anéis com o(s) cilindro(s). No mais dureza de material e precisão da usinagem praticamente dispensam maiores cuidados nos primeiros kms.

Abraço e parabéns pela motoca nova.

P.S.: :?: Só uma perguntinha. :?: Como se amaciam os motores estacionários? Geradores, bombas d'água, roçadeiras? Eles são projetados para funcionar no mesmo RPM por toda a vida útil... e... curiosamente... são os motores que mais duram.

Da primeira partida até a retífica motores de geradores trabalham com rotação próxima a do torque máximo e carga total... Trabalham mais de 12 horas continuamente neste regime, por anos, e não quebram...

Perceba que já na partida ele vai ao regime normal de funcionamento e não varia mais...

http://www.youtube.com/watch?v=J7oADIcqb1Y" onclick="window.open(this.href);return false;

Concluo que o amaciamento é "quase" lenda urbana. :D Uma espécie de "simpatia" que fazemos para o motor durar mais... :lol:
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Angelo » 31 Dez 2014, 12:25

Pois eh..acho que deve ser meio mito mesmo..rs

Na verdade, acho que nos proprietarios novos, de motos 0 km ficamos com um certo receio de dar um gas de verdade logo de cara, misturado com uma certa sensacao de inseguranca, ou conhecimento da moto, se preferirem.

Ja estou soltando mais a mao e deixando a bichinha rodar legal, ja dei 100 km/h nela, + ou - 7.000 rpm.. :D , mas mesmo assim nao vou abusar muito nao, continuarei nos 6.000 ate 500km rodados.

O lance de aclives, declives, curvas e tal (serra), acho que eh uma boa ideia mesmo, vou ver se faco alguma coisa parecida nesse feriado prolongado.

Ainda estou pensando se troco o oleo com 500 km ou nao.

:thumbup:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

felix.rock
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 60
Registrado em: 14 Dez 2014, 21:59
Cidade onde mora: são paulo

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por felix.rock » 31 Dez 2014, 12:31

Opa! Agradeço as opiniões que considero bem relevantes. Desculpem pelo off topic mas quero desejar, sinceramente, um feliz ano novo aos companheiros(as). Deus abençoe a todos e suas famílias. :urrruuu: :urrruuu: :urrruuu:

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Angelo » 31 Dez 2014, 12:34

Obrigado felix.rock, pra voces ai tambem!
:thumbup:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por DrigoRJ » 31 Dez 2014, 19:14

:offtopic:
Feliz ano novo pra todo mundo!

Kablac, respeito sua opinião, mas essa de aceleração total, não confiaria na minha motoca! Na matéria do motonline, a seguir, sugere que numa dessas pode ir mais que uma rebaba micrometrica.

http://www.motonline.com.br/amaciamento/" onclick="window.open(this.href);return false;
Não confundir com excesso de zelo, do tipo nunca passar dos 7000 rpm depois dos 500 rodados.
-
Felix, realmente não da pra dar bobeira pros gatunos as 6 da manhã. Sugiro que pegue a moto numa sexta e de aquele role inaugural bastante longo no final de semana! Ai, depois, se ver dois suspeitos vindo atrás, dê aquele gás!

felix.rock
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 60
Registrado em: 14 Dez 2014, 21:59
Cidade onde mora: são paulo

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por felix.rock » 31 Dez 2014, 19:41

Drigorj, valeu!!!

Recentemente tentaram levar a lead de uma colega e um tempo atrás deram voz de assalto para um senhor (colega de trabalho também) ele estava com uma fazer. Tudo isso a poucos metros do predio em que trabalho.

Felizmente as duas tentativas restaram infrutiferas.

Mas vou fazer isso que você falou.

Abs.

Responder