Página 1 de 1

Tenere demorando ligar

Enviado: 04 Dez 2020, 10:19
por victor.vhrs1
Bom dia pessoal!

Tenho uma tenere 2011, comprei ela já faz 1 ano e meio. Um tempo atrás ela começou a desregular a marcha lenta, tentei regular pelo parafuso mais não adiantava, se mexesse mais ele ficava até frouxo (eu fazia isso com o motor quente).
Depois ela estava demorando para ligar todos os dias de manhã, quando eu ia ligar a primeira vez, e se eu parasse de acelerar ela apagava e demorava uns 4 min para ligar de novo.
Levei no mecânico, fiz revisão. Fez a revisão comum, mexeu nas válvulas, trocou a vela, etc. Por fim disseram que o problema estava no sensor de marcha lenta e que talvez eu teria que trocar, disseram que a peça custa em torno de R$900,00. Mas acabaram trocando o reparo no sensor e deu "certo". Quando me devolveram ela estava normal, eu podia parar ela no sinal que não apagava, porém, quando ligava ela estava no seus 2.500 rpm, ficava oscilando 2.500 á 3.000. Conforme eu andava ela estabilizava em 1.400
E agora está acontecendo tudo de novo! Ela demora pra ligar no começo d dia. Eu tenho que ligar já segurando o acelerador, pq se não ela não liga. Faz 3 meses que fiz a revisão. Levei a moto na oficina de novo e agora querem abrir a moto e mexer em tudo. Vão me cobrar uns $200 para fazer isso fora as peças.
Já passaram por isso? Alguma dica?

Re: Tenere demorando ligar

Enviado: 04 Dez 2020, 11:50
por victor.vhrs1
Tenere 250 *

Re: Tenere demorando ligar

Enviado: 04 Dez 2020, 12:26
por lunga
não são os reparos da injeção? essa variação da lenta geralmente são os o'ring de vedação do corpo de injeção. custa qse nada.
o sintoma da fazer q eu tinha do nada subia a lenta, ficava acelerada, voltada, consumo bem maior.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... lyEALw_wcB

Re: Tenere demorando ligar

Enviado: 04 Dez 2020, 12:28
por lunga
se trocar e der certo, confirma aqui pra ficar a solução documentada.

Re: Tenere demorando ligar

Enviado: 11 Fev 2021, 13:49
por lucas_cunha_2.0
Boa tarde amigos, comprei uma Tenere 250 2011.

E estou passando por um problema similar ao do amigo, quando eu desligo a minha moto e em seguida tento ligar, nao consigo, somente no tranco. As vezes ela desliga quando paro no sinal. Achei que poderia ser a bateria, troquei tem 1 semana e hoje novamente aconteceu o problema.

Re: Tenere demorando ligar

Enviado: 11 Fev 2021, 13:50
por lunga
Testa as bobinas.

Re: Tenere demorando ligar

Enviado: 26 Mar 2021, 10:02
por Apisidio
Bom dia.
Adquiri recentemente uma Tenere 660 2012 com 18mil km. Trouxe ela de SC, para SP.
Quando estava vindo, parei a 80km de Registro e, quando fui ligá-la para continuar a viagem, ela não dava a partida. Depois de 3h um garoto descobriu que o problema era o relê de partida. Fechou o circuito com uma chave 10mm (na cabeça dos dois parafusos dos cabos do relê) e consegui chegar em casa.
Depois troquei o relê por um paralelo (descuido meu). Durou pouquíssimo tempo, pois um dia ao ligar a motoca, o motor de arranque ficou acionado mesmo depois de desligada a chave e o botão corta corrente.
Pesquisando aqui no fórum, vi que houve esse problema com um colega e alguém disse que, provavelmente, o relê deveria ter "colado" as placas. Daí eu comprei outro relê (dessa vez Magnetron). Esse durou uns dois meses e ontem deu o mesmo problema do anterior (o motor de arranque acionou e não parou mais). Tive que desligar o cabo da bateria para para-lo.
Dessa vez encomendei um na própria Yamaha (R$500,00) e vou instalá-lo assim que chegar.
Não sei se o último que comprei (Magnetron) é inferior ao vendido na concessionária, mas espero que o problema não se repita.
Alguém já passou por esse problema? Será que pode ser um outra peça que está avariando o relê?
Obs.: Me desculpem por ser um tema diferente, mas como o problema também é na partida, achei melhor postar aqui.

Re: Tenere demorando ligar

Enviado: 31 Ago 2021, 20:34
por allvaromm
Também creia ser o o'ring de vedação do corpo de injeção. Recomendo comprar só o'ring pq é baratinho e tentar trocar, se não servir ai compra um corpo de injeção inteiro que também da para achar bem baratinho na OLX, Mercado Livre, Shopee e no outletpecas.com.br