AMACIAMENTO MOTOR 0km

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Savério
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Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Savério » 16 Ago 2011, 09:36

nunca notei o aquecimento nem na faze de amaciamento do motor ;)

keyzo
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Como amaciar a tenere 250?

Mensagem por keyzo » 09 Abr 2012, 01:21

Adquiri uma Tenere 250 preta (semi-nova) com 4600km recentemente. Estou gostando muito da moto, fiz uma viagem de 130km com o "cabo do acelerador enrolado" e na descida o máximo que atingi foi 141km/h na ida. Já na volta (dois dias depois) a moto chegou aos 148km/h. Sei que não é a proposta da moto, pois a velocidade boa para se viajar sem vibrações eu vi que é na faixa de 100 ~ 110 km/h, mas pelo fato dela ainda estar um pouco "amarrada", fiz questão de fazer um esforço para melhorar o amaciamento... Alguém sabe me dizer se com essa km que ela está hoje 5200km ainda é possível melhorar o "amaciamento" dela? É viável? Corro algum risco de danificar o motor?

* Nesta tocada de cabo enrolado ela fez 20km/l. Depois que voltei de viagem, andei dentro da cidade na moral e a moto fez 30,5km/l. Média muito boa pela moto.

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dreto
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Re: Como amaciar a tenere 250?

Mensagem por dreto » 09 Abr 2012, 07:50

Estar "amarrada"?

keyzo, verifique no manual que o período de amaciamento vai até 1000km, onde você deve respeitar um regime de rotações lá especificado. Esse amaciamento é o responsável por adequar os ajustes mecânicos das partes móveis do motor e da transmissão.

Sua moto tem 5000km, esse motor já está mais do que amaciado. Não acredito que andar nessa tocada vá melhorar seu desempenho (que não é o viés do modelo) e só vai esgulepar mais rápido a sua motoca. Tenho andado numa boa e o consumo já bateu 36,5km/l, e ontem, na última medição, 33,5km/l.

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Re: Como amaciar a tenere 250?

Mensagem por Kakko » 09 Abr 2012, 11:04

Tbm segui os procedimentos de amaciamento indicados no manual....mas vou dizer uma coisa...a minha moto começou a ficar boa mesmo depois dos 15000 km...e atualmente está beirando os 24000 e continua ótima :joinha:

coisas que considero importantes ;

1- Trocar o óleo e filtro dentro dos prazos previstos.
2- Verificar vela (trocar se necessário )
3- Manter o filtro de ar limpo.
4- Verificar e ajustar se necessário folga das válvulas do motor a cada 10000 km :joinha:
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Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por kablack » 09 Abr 2012, 11:42

Mensagens movidas para tópico já existente.

Por favor, utilizar a ferramenta de pesquisa antes de abrir um novo tópico.

Abraço
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Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por cassioxtz » 10 Abr 2012, 05:32

Que consumo é esse que as Te250 de vocês fazem que eu não consigo fazer? :twisted:

Eu não passo de 80km/h...pois a maior parte do tempo ando dentro da cidade...as vezes estico até 100km/h mas nunca passo as marchas acima de 5000/6000rpm e a minha não faz mais do que 28km/l.

Até a minha Lander 09 era mais econômica do que a minha Te250.

Será que a minha pode estar com o ajuste de CO² incorreto? Ou isso não interfere no consumo?

Quem souber de algo ai dá uma dica!

:thumbup:
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Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por ghamauricio » 10 Abr 2012, 08:04

Grande Cassio! Pode ser gasolina de má procedência... Tente abastecer sempre em outro posto!

Abraço!

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Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por kablack » 10 Abr 2012, 21:54

Galera Óia o Off!!!

Consumo de gasolina é aqui:


viewtopic.php?f=6&t=95" onclick="window.open(this.href);return false;

Cassio;

Acho qualquer média acima de 25 km/l em SP um bom consumo. Eu ando engarupado 50% do tempo, muitos morros na região de Perdizes, já chegou a fazer 22 km/l. O normal é 27~28 km/l. Sozinho na estrada fez 34 km/l algumas vezes.

Mas esse não é o assunto do tópico.

---------------------

Sobre o "amaciamento" do motor e aumento de desempenho depois dos 1.000km, escrevi em:

viewtopic.php?f=17&t=1392&start=10" onclick="window.open(this.href);return false;
kablack escreveu:Yamante;

A melhora no desempenho se deve ao melhor "amaciamento" do motor.

Ao contrário do que muitos pensam o motor não pára de amaciar aos 1.000, 2.000 ou 3.000 km. Ele está sempre sofrendo o desgaste. No início, o desgaste aumenta a potência em virtude do melhor ajuste entre as peças. Depois o contrário ocorre, o desgaste excessivo das peças gera perda de potência.

Explico: O motor tem um cilco de vida, no início está muito justo, preso, "roçando". Até mais ou menos a metade do ciclo de vida ele vai melhorando a potência, para depois ir perdendo. O famoso motor cansado.

Tem uma excelente explicação disponível aqui:

http://bestcars.uol.com.br/ct-wot.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Abaixo a transcrição:

"A relação entre o modo de dirigir e o desempenho obtido pelo veículo já causou grande polêmica, Alexandre. Especialistas no assunto se dividem entre os que atribuem a agilidade de motor à pilotagem esportiva e os que descartam qualquer ligação entre esses fatores.

A primeira corrente defende que motores utilizados sempre em potência máxima -- o chamado W.O.T., wide open throttle ou acelerador todo aberto -- tornam-se melhores do que aqueles dirigidos "civilizadamente". O assentamento das principais peças móveis (virabrequim, bielas, pistões e anéis) nessas condições seria aprimorado ao máximo grau, devido ao próprio esforço efetuado. Com isso, o atrito entre elas diminui consideravelmente.

Conta a história que a Porsche fabricou um motor 1,1-litro para um 550 da equipe de fábrica, para competir na classe até 1.100 cm3 na 24 Horas de Le Mans de 1953. Esse motor era um 1,5 litro reduzido. Mediram o motor no dinamômetro, como de praxe, e obtiveram 72 cv, em seguida colocando o carro no transporte rumo à França. O carro treinou, correu e venceu na sua classe. De volta à fábrica, mediram o motor só por curiosidade, para saber de quanto tinha sido a perda de potência em função do desgaste. A potência tinha subido para 80 cv!

Outro exemplo célebre: em meados da década de 60, quando Émerson Fittipaldi era imbatível na Fórmula Vê 1.200, seu preparador Roger Resny tinha um segredo. Os motores de corrida eram colocados para rodar em Kombis de uso profissional, que normalmente andavam bem carregadas -- e "pé em baixo", pois o motor 1,2-litro de 30 cv mal conseguia movimentar o utilitário com bastante peso a bordo. Depois de cerca de 2 mil quilômetros os motores eram retirados, as válvulas eram esmerilhadas e os cabeçotes, limpos. Pronto, mais um motor "canhão".

Já os opositores da teoria do W.O.T. acreditam que usar o motor esportivamente não resulta em melhor desempenho, mas antecipa a fase de sua vida útil em que o motor atinge a maior potência. Assim, o procedimento seria benéfico apenas em veículos de competição, reduzindo a necessidade de amaciamento até sua entrada nas pistas. Para essa corrente, andar com aceleração total encurtaria a durabilidade do motor, trazendo mais prejuízos que vantagens.

Acreditar ou não na "mágica" do WOT, portanto, cabe a cada um. Cabe lembrar que o termo está em desuso, pois se referia especificamente à borboleta ou borboletas do carburador. Devido aos sistemas de injeção, em seu lugar usa-se TPS 100, que significa Throttle Position Sensor 100 ou sensor de posição do acelerador 100% movimentado. Preciosismos da era da alta tecnologia..."


Abraços
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Paulo Guararapes
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Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Paulo Guararapes » 03 Mai 2012, 21:35

Ola a todos,
Estou amaciando minha Té 250, e respeitando todos os mandamentos do manual.
Hj ela esta com 164 km e após os 120 km rodados dentro do limite de 5.000 RPM, peguei a estrada para a cidade vizinha que fica a 10 km de onde moro e novamente respeitando o limite de 6.000 RPM.
Sinto o motor um tanto barulhento, parece que quer cuspir tudo pelo escapamento.
Isto é Normal? A Té tem este barulho caracteristico ou melhora com o tempo?

obrigado.

Paulo
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Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Kakko » 04 Mai 2012, 11:23

Paulo...a rigor o motor é ruidoso mesmo.

Mas se vc estiver em dúvida, leve até a cc para verificar...( vai saber se não é problema mesmo..não?! )...não custa nada !! ;)

:joinha:
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