AMACIAMENTO MOTOR 0km

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
MauOsmio
Visitante
Visitante

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por MauOsmio » 30 Mai 2011, 13:22

Fiz a viagem. Rodei 270 km ida e volta + alguns quilômetros na cidade. Como a moto estava com 500 km no odômetro total, fui bem devagar respeitando o período de amaciamento. Na volta mantive o rítimo de 95 - 105 km/h com RPM variando em 6500 7000. Fiz um teste colocando 8500 RPM e voltando imediatamente para os 7000, a pretona bateu exatos 132 km/h. Descobri também que, em quinta marcha, a velocidade varia em 8km/h a cada 500 RPM. Testei várias vezes e os valores se mantiveram.

Segue os valores encontrados:

6500 RPM = 100 km/h
7000 RPM = 108 km/h
7500 RPM = 116 km/h
8000 RPM = 124 km/h
8500 RPM = 132 km/h ( a partir daqui, se vai chegar depende do vento, peso, inclinação da pista, etc..)
9000 RPM = 140 km/h
9500 RPM = 148 km/h
10000 RPM (limite do giro) = 156 km/h ( acho que o giro corta pouco antes disso).

Alguém já fez esse teste?

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Helano » 30 Mai 2011, 14:23

MauOsmio, existe um tópico para tratar sobre este assunto das rotações x velocidade, dá uma pesquisada cara.

Este tópico aqui trata sobre o amaciamento do motor, que aliás esse procedimento aí que você fez é o MENOS indicado. Forçar motor zero = reduzir vida útil do motor.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

MauOsmio
Visitante
Visitante

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por MauOsmio » 30 Mai 2011, 19:40

Blz Helano, mas é que eu tinha falado sobre o amaciamento nesse ultimo post tb. E só pra esclarecer.. eu n coloquei todas essas velocidades ai n..rsrs.. só fiz o teste para os 8500 RPM e voltei na mesma hora.

diegojbe
Visitante
Visitante

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por diegojbe » 04 Ago 2011, 18:05

Pessoal to peguei minha tenere hj, na minha cidade nao tinha nenhum pra pronta entrega entao fui em uma cidade ao lado a uns 300 km, e ja vim rodando nela, tentei seguir as dicas ai mas teve umas ocasioes q nao aguentei o verme e botei oqe ela dava botei qase 140 km/h, nao se e impressao minha mas como so tinha ouvido o motor dela la na concessionaria, achei q ela tava com o barulho diferente depois q cheguei, um barulho mais agudo.....teria como alguem me esclarecer algo sobre isso??

Avatar do usuário
Zedd
Usuário
Usuário
Mensagens: 110
Registrado em: 27 Jun 2011, 11:28
Cidade onde mora: Guaratinguetá SP
Localização: Guaratinguetá SP

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Zedd » 05 Ago 2011, 11:19

:ohhhhh:

Cara acho que voce forçou um pouco o motor deveria ter seguido as orientações.
Como o motor é novo as peças móveis precisam desgastar devagar...vai observando ai e qualquer coisa leva na CC.
Muitos me seguem, mas só Jesus me acompanha

Honda CBX Strada 200 preta
Honda Sahara NX 350 verde
Yamaha Teneré 250 preta


MC RENASCIDOS DO VALE - Guaratinguetá

Savério
Visitante
Visitante

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Savério » 05 Ago 2011, 17:10

Fala diegojbe, seja bem vindo...

Para facilitar a utilização do fórum de uma lida neste link http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=2&t=391

e não se esqueça de atualizar sua localização em seu perfil :joinha:

sobre o questionamento, agora ficou difícil em... agora naum adianta eu t falar q devia ter seguido o manual, se acha q esta com um barulho diferente leva na cc ;) só eles vaum t dizer se esta tudo ok ou naum.

abraço.
Editado pela última vez por Savério em 06 Ago 2011, 08:53, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por kablack » 05 Ago 2011, 23:03

Olá Diegojbe.

Nada aconselhável o que você fez...mas não adianta nada chorar sobre o whisky vomitado... digo... sobre o leite derramado.

Provavelmente deu nada.

O motor é barulhento... O barulho que parece que está batendo saia é original de fábrica....

Logo que comprei a minha estranhei bastante a britadeira... Agora só acho ruim mesmo. Não estranho mais. :risadinha: :risadinha:

De qualquer forma chegue na concessionária e diga que está estranhando o barulho do motor... Sabe o que eles vão dizer?

Vão recitar o mantra sagrado das concessionárias brasileiras:

Ééééééééééééééééé aaasssiiimmm mmmeeesssmmmooo !!!!
Ééééééééééééééééé aaasssiiimmm mmmeeesssmmmooo !!!!
Ééééééééééééééééé aaasssiiimmm mmmeeesssmmmooo !!!!
Ééééééééééééééééé aaasssiiimmm mmmeeesssmmmooo !!!!
Ééééééééééééééééé aaasssiiimmm mmmeeesssmmmooo !!!!

Até você entrar em transe!!!!

Hahahaha :gargalhada: :gargalhada:

Já teve TOC-TOC, mangueira furada vazando óleo, farol desregulado iluminando a lua até motor semi-derretido e a resposta foi sempre padrão.

Só examinam quando a moto para.

Logo logo você receberá as boas vindas do péssimo atendimento pós venda Yamaha.

Abraço e não esquenta a cabeça... tem um ano de garantia para você detectar o problema.

Ah!! Já ia esquecendo, a pior coisa que você pode fazer pelo seu motor não é dar umas esticadas com o motor amaciando.

O que motor nenhum no mundo perdoa é você forcá-lo ainda frio, porque os materiais internos do motor (pistão, anel, cilindro, casquilhos) são diferentes entre si, tendo velocidades de aquecimento e dilação térmica diferentes entre si.

Assim, a pior coisa que você pode fazer para estragar um motor é forçá-lo ainda frio, mesmo depois de amaciado isto importa muito.

Pelo seu relato o motor já estava aquecido, certo?
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Diel96 » 15 Ago 2011, 18:10

não sei se o topco correto é esse, mas minha moto ainda tá amaciando, não sei se é normal, mas acho que aquece muito no lado direito do motor, chega a incomodar no pé, o pé fica pegando fogo quando ando mais devagar, será que isso é normal? quando ando mais rápido, o vento aumenta, aí a sensação de o pé está queimando diminue, mas quando baixo a velocidade, o pé direito só falta derreter.
peço ajuda aos colegas do forúm sobre tal caracteristica que estou percebendo em minha moto. Detalhe, ela está com 140km
após algum tempo com motor desligado, a parte da descarga, proteção perto do motor, esfria mais rápido que o motor.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por kablack » 15 Ago 2011, 18:25

A minha esquentava bastante durante o período de amaciamento.

Melhorou um pouco, mas parece que é caracterísica.

Outra coisa... verifique o nível de óleo da moto, a minha veio com óleo a mais quando nova, depois que retirei o excesso a temperatura caiu um pouco.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Diel96 » 16 Ago 2011, 08:02

Beleza kablack, realmente o nível do óleo está acima da marca do máximo, então vou retirar um pouco para ver se melhora. obrigado pela dica!
andando de bota e calça comprida melhora em? kkkkk

abraços

Responder