AMACIAMENTO MOTOR 0km

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: Amaciamento

Mensagem por Hugo Falcão » 27 Mar 2011, 20:10

A minha está com 1500km e foi amaciada ou está sendo na estrada! :)
No dia seguinte depois que peguei a moto na CC, me mandei de Recife para Maceió, 282km de estrada!
Mas, não foi com cabo enrolado não! ;)
Variei a velocidade entre 80, 90, 110, 120 e 130km/h.
Fiz uma parada no meio do caminho pra deslligar a moto e deixar esfriar.
Durante a viagem, nunca deixando muito tempo numa rotação só, ou seja, numa mesma velocidade, sempre variando um pouco.

A moto está beleza!
Vale lembrar que as motos hoje já vêm pré-amaciadas de fábrica.
E segundo alguns amigos que trabalham com mecânica de motos, amaciar na estrada é muito bom, melhor que dentro da cidade, naquele sai e para infernal!

Abraços! :joinha:

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Helano » 27 Mar 2011, 20:32

Pessoal,

Por favor, ANTES de abrirem um novo tópico usaem a pesquisa para verificar se já existe tópico sobre o assunto.

Se ainda assim resolverem abrir um novo tópico, por favor abram no local correto ok?

Unifiquei os tópicos aqui.

Obrigado,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Marcelo Mazola
Visitante
Visitante

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Marcelo Mazola » 18 Mai 2011, 20:40

Eu ainda nem comprei a Téneré, to esperando a Porto Seguro pagar a minha "Bros" que foi roubada para ir pegar a "branquinha".
Mas pretendo fazer exatamente como no manual. Se ele existe, deve ser pq é o melhor a se fazer.
Fiz isso nas outras 2 motos 0km que tive e realmente nunca me deram problema.

Mas como disseram aí. esse periodo é para a moto se adaptar de forma completa e não só de motor.
Na minha bros roubada eu tive que ficar ouvindo uns rangidos metalicos por quase 1 mes.
É normal pq há uma adaptação das partes metálicas como parafusos e porcas que estão recebendo uma carga que até então não era normal. Aliás isso acontece com pontes, prédios, aviões, navios....só que a gente não percebe pq estes ja são "amaciados" durante a construção, qdo o peso vai aumentando com a montagem.

É física pura. Dilatação, pressão....Nada que uma discovery Channel ou um NatGeo não esclareça....kkkkk

abs

MauOsmio
Visitante
Visitante

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por MauOsmio » 24 Mai 2011, 16:27

Alguem pode me dar um conselho? Bom, estou querendo ia a Salvador no proximo fim de semana, moro em Feira de Santana (100km de Salvador). A moto está com 370 km rodados, estou querendo trocar o oleo com 500 e pegar a BR. Tem algum problema? Pretendo ir de 90 a 115 km/h.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Helano » 24 Mai 2011, 17:17

MauOsmio

As orientações no manual (página 5-4) a respeito do amaciamento eu acho que irão dificultar sua viagem.

Uma delas é a de não andar durante muito tempo na mesma velocidade, variando a velocidade.
Outra é a de não utilizar o motor durante mais de 1 hora sem parar.
E a outra é a de não utilizar o motor durante muito tempo acima dos 6mil rpm.

Se você conseguir fazer isso aí tudo nesta viagem, venha sossegado. Senão é melhor esperar passar a fase de amaciamento para ir pra estrada.

Detalhe ... 370 Km + 120km + 120km (ida e volta a Salvador), isso vai dar 610 km. Ainda tem uma boa margem até a revisão de 1mil km. Porque trocar o óleo antes disso? Você só estará jogando dinheiro fora e óleo também. Sugiro que dê uma lida no tópico sobre a troca de óleo.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

MauOsmio
Visitante
Visitante

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por MauOsmio » 24 Mai 2011, 22:15

Valew pela dica, Helano. Pretendo ir devagar, variando entre 90 e 115, como disse antes. Sobre o oleo, ví pessoas comentando que seria bom uma troca com 500km, visto que existem muitas partículas sólidas que se desprenderam devido ao amaciamento.

vinicius.ata
Visitante
Visitante

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por vinicius.ata » 28 Mai 2011, 19:28

Pessoal minha duvida eh a seguinte, minha tenerezinha vai chega la pro dia 15, dia 23 iria pro encontro de ilha solteira, 180 km de ida e 180 de volta, a moto estaria em baixa kilometragem ainda (no maximo uns 200), e tambem ja iria com bauleto e garupa, voces acham que posso ir tranquilo ou nao , devo esperar dar os 1000 pra pensar em ir pra uma viajem... abraços

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Helano » 28 Mai 2011, 20:02

cara, forçar a moto com garupa, estando tão novinha assim não acho uma boa não...
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

vinicius.ata
Visitante
Visitante

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por vinicius.ata » 29 Mai 2011, 14:42

valew pelo toque helano... pretendo ir na boa 90/100 km... mas tambem axo que é muito peso piloto + garupa + bauleto...

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Hugo Falcão » 29 Mai 2011, 17:32

Vinícius, eu sou de Recife mas moro em Maceió!
Comprei minha moto em Recife mesmo... Peguei a branquela na sexta-feira e, no sábado de manhã, me mandei pra Maceió!
São 285km de estrada!

Vim numa média de 90km/h e só com um bauleto de 33l com minha mochila dentro mas, SEM GARUPA!!
Foi super tranquilo e é como foi dito aqui...
Amaciar na estrada sem forçar andando na média de 90km/h é bom, pois dentro da cidade, com aquele segue e para é ruim para a moto.

Se for sem garupa é o ideal pra não forçar a moto!
E nada de se empolgar e arrochar a mão! :)
Vai na tranquilidade aproveitando a paisagem e acostumando o motor da TNR aí, pra depois fazer a bichinha comer asfalto com gosto! :D

Abraço! :joinha:

Responder