AMACIAMENTO MOTOR 0km

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Helano » 12 Fev 2011, 21:18

http://www.youtube.com/watch?v=lWvvIG6mMFs" onclick="window.open(this.href);return false;
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

roberotto
Visitante
Visitante

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por roberotto » 19 Fev 2011, 15:41

HoonX escreveu: f) A Yamaha não sugere, mas custa nada (aliás, 2x YamaLube :roll: ) trocar o óleo do motor aos 500km mesmo! Se você puder ver a cor/consistência do óleo nesses primeiros 500km, você vai perceber como é recomendado...

Bem, uma dica de local para você ir amaciar o motor é, com certeza, subir uma serra. Na Lander eu segui essa recomendação de um conhecido meu mecânico da concessionária Yamaha, e subi duas ou três vezes a Serra do Maçal (a que dá acesso à Vitória da Conquista/BA). Se fez diferença não sei, mas se um mecânico disse...
Aquela serra amacia qualquer coisa, até canela de ciclista.

Essa de trocar o 1º óleo aos 500km achei meio absurda. Com 10km rodado o óleo já enche de impureza. Circulou o motor, já pega impureza. Cor e consistência não é parâmetro de óleo bom/ruim ou que já está na hora de trocar. Pode fazer o teste. Retire 50ml de óleo a cada 100km e guarde até dar o intervalo de troca (completando, é claro). A partir dos 200km, a cor quase não muda. Além disso, o Yamalub é um dos mais desenvolvidos. Pra mim, trocar óleo antes dos primeiros 1000 só em casos extremos, senão é simplesmente ignorar os avanços na tecnologia de motores e lubrificação.
Parâmetro para óleo é perda de viscosidade à temperatura de trabalho, que não é consistência, e impurezas presentes, detectadas por espectrofotometria ESPECIALIZADA.
Daí dá pra saber até se as partes do motor se desgastaram corretamente na fase de amaciamento. Técnica do dedinho só detecta problemas em casos muito absurdos.

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por msfazer » 04 Mar 2011, 14:09

Galera, conforme descrito no manual e também no texto do Tite:

Não se deve utilizar a moto por períodos PROLONGADOS acima do regime de giros estabelecidos nos manuais das motocicletas.

Isso não quer dizer que vc não pode levar sua moto até 9 mil RPM. Eu só não estrapolaria até os primeiros 150km. Depois disso, pau na máquina!!!

Eu evito passar dos 6 mil RPM com a minha moto, mas não quer dizer que às vezes eu não mande ela girar em 9 mil RPM. Ela está com pouco menos de 600km.

Abs!

Fred Castro
Visitante
Visitante

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Fred Castro » 16 Mar 2011, 19:16

Galera,

Na minha opinião. O que vale é o manual, por experiência própria. Em 2004 adquiri uma das primeira suzuki yes 125 da minha região. Segui a risca o manual, mas é claro, 100% do tempo, quase impossível. O que vale em conjunto com o manual é o bom senso. Mas posso dizer que após 25000Km rodados a moto ainda continuava firme. Deixar de viajar, acho exagero, principalmente se vc não quiser dar uma de Alexandre Barros é sem problemas. O importante é fazer o motor variar, pelo que li no manual o que se deve evitar é a constante utilização de uma mesma marcha e consequentemente velocidade. O motor e transmissão precisam viver diferentes situações por tempos menores que o de um motor já amaciado. É claro que o que estou comentando é baseado em uma experiência pessoal na qual o investimento saiu do meu bolso. Cada um age da maneira que lhe é conveniente. O meu objetivo é só compartilhar uma experiência (que diga-se de passagem as vezes vale mais que qualquer teoria) que tive. Para não errar e destruir o equipamento no qual se investiu dinheiro o que vale é o manual.

Abraço a todos e uma pilotagem segura!

Fred Castro
Visitante
Visitante

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Fred Castro » 16 Mar 2011, 19:25

Vale lembrar, que não só o motor demanda amaciamento, Todo o conjunto é novo, quando eu trabalhava em uma loja de motopeças a recomendação da RINALDI era a de que nos primeiro 150-200 Km o ângulo de inclinação em curvas não fosse tão intenso devido ao pneu ainda estar novo. O mesmo acontece com a relação coroa corrente e pinhão. Um conselho que veio de meu pai, proprietário de carros com arrefecimento apenas por ar por muitos anos, foi o de deixar o motor funcionar um pouco antes e após o uso por um período. Não devemos nos esquecer do sistema de "ancoramento", pastilhas e discos de freio, estes também precisam se assentar até que a máxima performance seja atingida. Com bom senso, mais uma vez, tudo da certo e podemos usufruir ao máximo desta bela máquina que é uma motocicleta.

Pilotagem segura sempre!

alberico
Visitante
Visitante

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por alberico » 21 Mar 2011, 20:03

Galera, estou indo retirar minha tenere 250 a uma cidade que fica a 80km da minha... seguindo essas orientaçoes de não passar de 5k da rotaçao e de ficar variando a velocidade, tem algo a mais que seja necessário? Terei uma serra para descer, é a serra das russas que fica aqui em Pernambuco. Alguem tem alguma observaçào a fazer, algum cuidado ou alguma outra coisa a dizer? Tem problemas em voltar com a moto para a minha cidade direto da CC pela estrada?? Obrigado!!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por Helano » 21 Mar 2011, 20:08

alberico

Tem segredo não cara. A melhor coisa a fazer é dar uma lida muito atenta nas instruções que tem no próprio manual da moto. Seguindo à risca o que está lá, é só alegria!

Seja bem vindo amigo.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

alberico
Visitante
Visitante

Re: AMACIAMENTO MOTOR 0km

Mensagem por alberico » 22 Mar 2011, 00:03

Obrigado Helano!! Amanhã(terça-feira) será o incio das minhas aventuras sobre duas rodas, espero eu, pois estarei indo numa bros 150 com um amigo para voltarmos juntos nas duas motos. Ansiedade esta grande para pegar minha tnezinha e dar tudo certo nos 160km de aventura. Abraços!
Editado pela última vez por Helano em 22 Mar 2011, 05:42, em um total de 1 vez.
Razão: Retirada a citação.

tguines
Visitante
Visitante

Amaciamento

Mensagem por tguines » 27 Mar 2011, 16:23

Ola pessoal, minha Ténéré está com 530 Km, estou amaciando como manda o manual. Como vocês amaciaram a moto??

Salvador
Visitante
Visitante

Re: Amaciamento

Mensagem por Salvador » 27 Mar 2011, 19:45

Ainda estou com menos de 400 km mas também fazendo a risca como manda o manual, acho q é a melhor opção mesmo. mas ta dificil esperar os mil chegar para fazer a primeira revisão

Responder