Mensagem
por ghamauricio » 14 Jun 2012, 18:23
Eu uso o Motul Chain Lube Factory Line (pra moto esportiva, ou "speed").
Vantagens: Gruda muito bem na corrente e demora a sair, lubrifica bem e faz pouca sujeira.
Desvantagens: por funcionar tão bem, eu deixo ela mais tempo e acaba que fica uma "graxa" preta na corrente. Mas não voa na roda nem nada, só é chatinho de limpar. Se você pega estradas de terra com freqüência, a Motul tem o "Motul Chain Lube Off-Road", que não adere tão bem na corrente (sai mais fácil), mas atrai menos sujeira.
Como só pego asfalto, limpo MUITO BEM e lubrifico a cada 1.000km.
Começo tirando aquela capa protetora do pinhão e o protetor de corrente. Depois vou borrifando querosene com aqueles sprays de barbeiro/cabelereiro, e uso uma escova de roupa (daquelas que encaixa na mão tipo um soco inglês). Faço isso na corrente toda umas três vezes, e continua caindo querosene preto preto preto.
Então eu jogo água, e depois repito o processo com detergente e água. Por a água ser abundante, uma hora ou outra para de cair coisa preta, até que eu passe um pano e não o manche. Talvez seja preciosismo meu chegar a este nível de limpeza, mas enfim.
Depois eu deixo secar bem, inclusive uso um secador de cabelo - dizem que é melhor aplicar o lubrificante (desses tipo cera parafinica) com a corrente quente - e então eu aplico cuidadosamente somente onde precisa - na corrente. Primeiro num trilho, depois no outro (nessa já lubrifica bem o centro que entra em contato com a coroa). Depois nas laterais (tem que fazer isso, se não a corrente enferruja!!) e por fim, na parte "de dentro" da corrente, só uma borrifada geral, sem ser direto no trilho.
Nesse meio tempo eu limpo também os protetores do pinhão e de corrente, do mesmo jeito. Espirro querosene, deixo "curtir", depois escorro, passo um jornal pra tirar o excesso, mais querosene, e por fim detergente e água com escova.
Não é sempre que lubrifico a cada 1.000km pois não tenho saco pra limpar ela, mas nestes casos eu uso um lubrificante mais barato (Mobil ou outra marca) a cada 500km sem limpar antes.
Atualmente, a relação está com 8.500km (original) e não há nenhum sinal de desgaste na coroa nem no pinhão, e não precisei regular a corrente ainda.
Abraço!