HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 27 Jun 2015, 22:27

Nessa nova configuração a perda por calor é maior!

Quer dizer, para produzir o mesmo tanto de H2, esquenta mais. Produz MAIS vapor do jeito novo.

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 27 Jun 2015, 22:31

Do outro jeito o gerador parou de dar resultado positivo e foi para resultados negativos.
Vou falar uma frase que usei a muitos anos atras quando trabalhava em uma empresa multimídia:

- O certo é aquilo que funciona.
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 27 Jun 2015, 22:35

Tive uma idéia!

Ao invés de usar o tubo de cobre como radiador (água dentro dele), use-o como condensador (gás dentro dele).

Ele iria na saída do borbulhador, em espiral. Faça com que a espiral não aprisione água, ou seja, a espiral seja no sentido vertical, e qualquer água que condense lá dentro dê voltas até voltar ao borbulhador. A abertura para o bolbulhador terá que permitir a volta da água condensada junto com a ida do gás produzido.

E pense no amperímetro.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 27 Jun 2015, 22:40

Ah, mas se em algum momento funcionou (hahahaha), estava do jeito original, certo?

Olha, se você tiver um amperímetro, verá que com a mesma corrente produzirá mais gás no jeito original.

Mas tem que acertar a concentração do NaOH.

Minha posição é que você não deve destruir sua moto. O amperímetro limitará a magnitude de possíveis besteiras.

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 27 Jun 2015, 22:41

Ok. Esta nova dica do tubo de cobre vou analisar como fazer pois tenho pouco espaço na moto pra isso.
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 27 Jun 2015, 22:44

wtecpro escreveu:- O certo é aquilo que funciona.
Esse é um bom motivo para voltar. Porque funcionar, não vai de jeito nenhum. Pelo menos do jeito original vc vai borbulhar mais com menos corrente. Isso é o máximo que dá para fazer. Economizar não vai, mas dá para tirar uma onda.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 27 Jun 2015, 23:50

wtecpro escreveu:Tem um detalhe que estou suspeitando:
Acho que o tal vapor não é exatamente vapor, acho que pode ser espuma gerada pelo excesso de soda caustica.

Quando eu colocava minha mão na mangueira e nas placas do gerador de hidrogênio, percebia que estavam frios mesmo gerando o tal vapor.
Em casa tinha duas garrafas pela metade, uma com água e soda caustica e outra somente água.
Sacudi as duas bastante, após parar de sacudir, vi uma espuma se alojar sobre a água com soda caustica e conclui que a tal espuma pode não ser vapor e sim o excesso de soda caustica misturada.

Sendo assim, diminui pela metade a quantidade de soda caustica e o gerador voltou a funcionar devidamente. Por isso retirei o tubo de cobre instalado anteriormente pois ele só faria efeito se a água estivesse quente. Todos estes detalhes só são possíveis de ser observados com a pratica. Na teoria você jamais vai encontrar estas variáveis.

Agora estou aumentando a potencia do gerador e vamos ver o que vai acontecer.
Lamento não ter dado a devida atenção a esta mensagem na época.

Esse é o problema que tem que atacar.

Eu não sei se o NaOH sozinho teria capacidade de diminuir a tensão superficial da água, causando mais facilidade para a formação da espuma. Eu desconfio de um possibilidade: Talvez você tenha deixado essa água alcalina em contato com a sua pele. Daí a gordura da pele foi saponificada pelo NaOH (KOH seria igual).

Nesse quesito o bicarbonato de sódio seria menos "saponificante", mas por outro lado deve render menos como aditivo para eletrólise. Mas como você tem ele aí, poderia testar a disposição dele espumar.

Sobre o NaOH, desconfio que se usar água limpa (talvez destilada), sem contato com óleos e graxas, inclusive da mão, não vai produzir essa espuma. Isso é outra coisa que você pode testar.

Existem "agentes anti-espuma", mas não sei se você encontrará um que sobreviva ao pH alto que você deve ter, e nem (esse é o maior problema) à própria eletrólise.

edit: Complementando com informações adicionais:
- um manual legalzinho de instalação de sistema HHO:http://www.academia.edu/6022118/HHO_INSTALLATION
Atenção nas mangueirinhas sem zigue zague. Pelo manual NaOH ou KOH são bons iguais. Sugere não produzir HHO demasiado; na pag 17 dá uma idéia de corrente adequada. Para a Te seria, por esse manual, entre 1.4A e 2.0A só (*). Eu acho bacana esses valores, e acho que não vai espumar, a menos que tenha muita contaminação de óleo.
Aliás, esse manual prega o efeito "pó de pirlimpimpim", ou ainda "efeito homeopático" do hidrogênio. A idéia que ele prega é que um pouquinho só é bom porque "queima melhor", mas mais não só não adianta como atrapalha, porque pesa muito no alternador.
- Outros usuários já tiveram esse problema de espuma em sistemas de HHO. A maioria diz que é contaminação mesmo, ou dos tubos (algum óleo lá dentro?) ou do inox, ou das borrachas de vedação ou ainda da mão mesmo. Teve um relato de cara que resolveu o problema "lavando" o sistema com .... vinagre!

Neste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=BqPMvEKTC3o" onclick="window.open(this.href);return false;
o cara mostra formação de espuma e como ele resolveu. No início ele diz que produz 1 litro em 57 segundos.
No meio do vídeo ele abre a válvula do retorno de água, que estava parcialmente fechada.
Daí começa a formar espuma, e a produção cai para 1 litro em 1minuto e 20 segundos.
De alguma forma, nas condições dele, a dinâmica da eletrólise é melhor restringindo parcialmente o retorno de água! É claro que a formação de espuma nas placas piora a performance da eletrólise, porque os ions tem que fluir entre as placas, e com a bolha de espuma na frente o ion fica bloqueado.
Talvez você colocando uma pequena válvula esfera no retorno, que nem ele fez, resolva a espuma igual.

São todos pontos interessantes. Vai que o efeito pirlimpimpim existe mesmo.

Talvez valha a pena você improvisar uma bancadinha de teste ao lado da Te, com amperímetro comum mesmo, e um esquema de cronometrar o volume de gás produzido igual ao que o cara do vídeo fez. Póe um ventilador no motor, acerta a concentração de NaOH para uma corrente ali por 2A, acerta a válvula de retorno para não espumar e pronto.

Boa sorte.

(*) pelo manual, rigorosamente seria 0.7 a 1A. Mas o motor de moto pequeno roda com rotação média maior que motor de carro, então subi para corrigir isso.

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 28 Jun 2015, 17:03

Vou me organizar e ver como vou fazer estes testes.
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 30 Jun 2015, 14:55

A oscilação esta baixa e a moto funciona normalmente com o hidrogênio ligado.
Vamos as medições:

Imagem
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 30 Jun 2015, 15:11

11 ampéres é meio muita corrente. Talvez seu regulador (aquele dissipador ali pertinho do borbulhador) esteja quente, e a fiação do estator com certeza está.

Sugiro reconfigurar para 2V/célula, para parar de corroer o inox e diminuir a corrente.
Para parar de fazer espuma, o esqueminha do vídeo é bacana: Diminuir o retorno da água. Ao fazer isso cria-se um excesso de gás nas placas, deixando parte delas fora da água. As bolhas da espuma devem estourar lá, e deixar de circular no sistema. Você pode diminuir só estrangulando (dobrando parcialmente) o tubo, se não quiser por uma válvula esferas. É claro que se fechar demais irá parar de fazer gás. Mas se tiver espuma, fechar um pouco AUMENTA o fluxo de gás, ao eliminar a espuma.

E não se esqueça que sabão se faz misturando gordura com soda cáustica. A água e o NaOH deveriam estar limpos, sem contato com óleos.

Responder