HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

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ivnn
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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 10 Abr 2015, 13:20

Radames Aragon escreveu:...colocar uma segunda bateria como fonte destacável (e recarregável em casa) de energia para a utilização do hidrogênio? Isso seria mais ou menos eficiente q tentar usar uma bateria extra apenas para converter energia elétrica em força extra para o motor?
Converter energia elétrica diretamente em mecânica, através de motor elétrico, é bem eficiente. Motores comuns tem 85% de eficiência. Motores de alta eficiência tem 95% ou mais.

Por outro lado, gerar hidrogênio por si só tem alguma ineficiência. Se você tenta fazer a eletrôlise energeticamente muito eficiente, ela fica lenta. Para dar produção em dispositivos pequenos terá aí uns 20% de desperdício de energia no mínimo. Daí, gerado o hidrogênio, este produzirá energia via ciclo otto a 10:1 de compressão. Pode imaginar aí uns 35% de eficiência. Juntando os dois, se der 30% de eficiência total está bom.

Além da questão da eficiência, a opção elétrica é tentadora porque, como observaram no tópico, é mais fácil aproveitar a energia das frenagens. Alguns motores funcionam como freio/geradores, e em frenagens suaves, ao invés de gastarem a pastilha de freio, usam seus motores como geradores, reciclando a energia cinética de volta em energia elétrica, recarregando a bateria. O Toyota Prius é um exemplo que faz isso.

Sobre este tópico, observo que as contas que fiz não fazem sentido.

- Está se tentando voar usando a técnica de puxar para cima os próprios cabelos;
- Eu fiz as contas mostrando que, no dispositivo usado, a força será insuficiente.

Minhas contas são tolice. O problema é mais embaixo. Não dá para voar puxando os próprios cabelos para cima, independentemente da força que se faça. É esse entendimento que falta.

PS: O dispositivo puxa o cabelo para cima, mas bem pouquinho. Não terá maiores consequências e não arrancará o cabelo. Talvez alguém estranhe o chapéu bizarro.

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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por rafaelr000 » 10 Abr 2015, 13:37

Radames, com uma bateria carregada em casa, se o sistema funcionar conforme descrito, a economia na moto seria de 0,22% enquanto a bateria durasse.

No entanto, para carregar essa bateria, considerando que ela tivesse eficiência de 100% (claro que não tem), você estaria usando energia elétrica da sua residência. Ou seja, o sistema, agora, envolve sua casa e um energético caro que é a eletricidade. Onde moro, 1 kWh de eletricidade está custando aproximadamente R$ 0,70 (já com impostos).

Um kWh para geração de calor equivale a 860 kcal. Ou seja, se considerarmos que a carga e descarga da bateria tem 100% de eficiência e se considerarmos que o gerador de hidrogênio tem eficiência de 100% também (claro que ambos não têm essa eficiência), então teríamos um hidrogênio com custo de R$ 0,70 para cada 860 kcal, ou 0,081 centavos / kcal

Como 1kg de gasolina (25% etanol) tem 9300 kcal e a densidade da mesma é de aproximadamente 0,75 kg/L. Logo:
9300 (kcal/kg) x 0,75 (kg/L) = 6975 kcal/L

Se a gasolina custa mais ou menos R$3,00/L, então:
3,00 (R$/L) / 6975 (kcal/L) = 0,043 centavos / kcal

Sendo assim, mesmo colocando a bateria para carregar em casa, o que levaria a 0,22% de economia de combustível na moto, o valor gasto para gerar esse hidrogênio seria 0,081 centavos por kcal de hidrogênio contra 0,043 centavos por kcal de gasolina adquirida no posto = Hidrogênio custando 1,9 vezes mais que a gasolina.

Mas é importante dizer que estamos só brincando com a matemática. Considerando a moto como volume de controle, colocar esse sistema de geração de hidrogênio vai piorar a sua eficiência global. A energia que o hidrogênio fornece na combustão veio da gasolina e, até o hidrogênio ser gerado, há perdas inevitáveis.

Outro aspecto importante, máquinas térmicas têm eficiências muito baixas se comparadas a motores elétricos. Se você tem a eletricidade disponível, use-a de forma mais nobre do que a geração de um combustível que será queimado, se estivermos preocupados com a eficiência.

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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por rafaelr000 » 10 Abr 2015, 14:00

Ivnn, não acho que seus cálculos sejam tolices. O propósito deles não era o de validar ou não o sistema, mas mostrar como sua potência de geração de hidrogênio é insignificante. Se houvesse algum sentido em utilizá-lo, como disse, a capacidade do sistema seria "um sopro". Conclusão condizente com a proposta dos cálculos.

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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por Kakko » 10 Abr 2015, 14:23

...
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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por Rogeriogest » 10 Abr 2015, 15:00

ivnn escreveu: - Está se tentando voar usando a técnica de puxar para cima os próprios cabelos;
- Eu fiz as contas mostrando que, no dispositivo usado, a força será insuficiente.
Minhas contas são tolice. O problema é mais embaixo. Não dá para voar puxando os próprios cabelos para cima, independentemente da força que se faça. É esse entendimento que falta.
PS: O dispositivo puxa o cabelo para cima, mas bem pouquinho. Não terá maiores consequências e não arrancará o cabelo. Talvez alguém estranhe o chapéu bizarro.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Épico!!!! :risadona:
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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ventania » 10 Abr 2015, 15:16

Senhores, afinal qual é o resumo desse experimento?


Aumentar a potencia do motor?


Economizar gasolina?


Os dois?

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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 10 Abr 2015, 15:39

Os que crêem nesse experimento esperam substancial economia de combustível, de 20% a 50%. Antigamente divulgava-se 100% de economia (só com água, não precisa mais de gasolina), mas estão mais modestos agora.

https://www.youtube.com/watch?v=_6kQIDbK-JY" onclick="window.open(this.href);return false;

De resultados concretos, até o momento, só se conseguiu, por enquanto, um tópico bem movimentado neste fórum.

Mas o experimento está montado e em operação. É de se esperar informes de resultados práticos nas próximas duas semanas.

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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por Kakko » 10 Abr 2015, 15:57

...
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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por Rogeriogest » 10 Abr 2015, 16:09

Kakko escreveu:A idéia é gastar menos gasosa.
Minha pergunta é:

- Quanto o cara vai precisar economizar até pagar tudo que já gastou?
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Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por Kakko » 10 Abr 2015, 16:41

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