Novas Gasolinas GRID da BR e Nova V-Power Nitro + da Shell

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Gasolina GRID - BR

Mensagem por diegonunes » 13 Ago 2014, 18:13

Pois é Natão.

Apesar do motor a Diesel ter uma taxa de compressão bem mais elevada que os motores a Gasolina/Álcool, sua durabilidade é maior, inclusive a troca de óleo costuma ser em intervalos maiores. A composição do combustível faz toda a diferença, o Diesel é um óleo, ou seja, parece que a lubrificação desempenhada pelo combustível tenha alguma importância não é mesmo? :mrgreen:

Quanto a tal limpeza, não espere que a gasolina aditivada resolva sendo usada intercaladamente dessa forma. Na verdade, a limpeza promovida pela gasolina num motor já carbonizado é bem, bem pequena. Na verdade, gasolina aditivada só estende o estado de limpeza de um motor, pouco limpa efetivamente depois de sujo.

Eu noto um funcionamento ligeiramente mais "liso" quando uso gasolina V-Power ou Grid, porém até que ponto isso é válido, não sei, uso vez ou outra. Quanto ao consumo, a diferença no dia a dia entendo como nula. Talvez num teste de 30.000 km haja alguma diferença sugestiva nesse ponto, rs.
Editado pela última vez por diegonunes em 13 Ago 2014, 22:42, em um total de 1 vez.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
roneybp
Novato
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Out 2013, 15:22
Cidade onde mora: Betim/MG

Re: Gasolina GRID - BR

Mensagem por roneybp » 13 Ago 2014, 21:51

A única diferença que percebi utilizando a GRID é que a Té 66 reduziu os pipocos característicos do escapamento.

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Gasolina GRID - BR

Mensagem por Natão » 14 Ago 2014, 09:32

Eu simplesmente intercalo por costume e por sempre ter já moto usada que normalmente eu não sei como foi abastecida. Daí como não dá pra saber (e provavelmente está carbonizado, ainda mais depois de queimar óleo), acabo não me importando muito com isso.

Quanto a sentir a moto mais lisa, eu não sinto diferença alguma de gasolina alguma, nem de Podium, nem de nada... Já disse, que na V-Strom, pelo contrário (única vez que senti diferença), ela ficava ruim de andar, áspera, esquisita, e gastava mais.

Tenho usado a V-Power pq normalmente com ela eu consigo um mínimo de consumo melhor, coisa de 1, 2km a mais por litro, mas nunca sei se realmente é isso, se foi na tocada, se foi nos trechos andados, vento, se foi no abastecimento (nem sempre o nível fica igualzinho, ainda mais em moto que não tem aquela marca no bocal), então acabo não me importando com isso.

Vou ver se a GRID não está tão mais cara assim, abastecer com ela e ver se alguma coisa muda...

Agora uma coisa que eu acho engraçada em relação ao atrito... tem tanto aditivo pra gasolina a venda, pra se colocar na comum... e nenhum pra reduzir atrito. Logo veremos isso por aí.

Quanto aos motores diesel, sim, óleo... mas lembre-se que eles trabalham em regimes de rotação baixíssima, atingindo pico de potência máxima em 2 mil rpm... isso também conta muito para a durabilidade do sistema como um todo.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Gasolina GRID - BR

Mensagem por diegonunes » 14 Ago 2014, 09:48

Perfeito, o regime de rotação é certamente a característica mais importante em relação a durabilidade do motor.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Gasolina GRID - BR

Mensagem por Natão » 14 Ago 2014, 10:38

Bom, acho que meus motores duram bem kkk, eu sou muito tiozão na tocada, troco óleo antes do prazo, completo sempre direitinho sem falta, rodo mais em estrada... agora se usar grid ajudar, :thumbup: vai ficar melhor...

hahahahah mas eu nunca fico com um motor do começo ao fim pra saber se realmente todo meu cuidado resolveu. Sortudo do cara que pegou a moto depois de mim (pelo menos na parte mecânica, já que na estética, não ligo muito). :lol: :lol: :lol:

Logo teremos STP free atrict gas... kkkk Bardahl gas flow armor! :risadinha: :risadinha:

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Gasolina GRID - BR

Mensagem por Luiz Koudela » 15 Ago 2014, 12:25

Natão escreveu:Paulo, é mais ou menos isso mesmo. Mijolina... Mas ela melhorou esse ano, baixando bem os níveis de enxofre dela (de 800 para 50 partes por milhão). Porém continua com muito etanol e com muita impureza que não o enxofre, fora as adulterações... Com os solventes mais diversos que detonam tudo no motor!

A podium se não fosse tão cara, usaria só por conta de ser bem mais limpa que as comuns e aditivadas. Apesar de que já usei em FZ6s e não mudou bosta nenhuma... Só gastava mais.
Tive essa mesma experiência... Sem falar que nem todos os BR's oferecem essa opção.
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Gasolina GRID - BR

Mensagem por diegonunes » 15 Ago 2014, 21:51

Recebi hoje um certificado da Oficina Brasil em parceria com a Shell, tratando de combustíveis.

Tive acesso com isso a um pequeno documento técnico fornecido pela empresa e obviamente existe um lado publicitário, também.

De qualquer forma, quem tiver interesse em ler segue o link: http://www.oficinabrasil.com.br/autorid ... -JUN14.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

rafaelfantuci
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 27 Ago 2014, 20:09
Cidade onde mora: Indaiatuba/SP

Re: Gasolina GRID - BR

Mensagem por rafaelfantuci » 16 Set 2014, 09:16

Essa semana abasteci tanto com a Grid quanto com a "nova" V-Power, tive a impressão que a tenezinha consumiu menos com a grid, fui tirar a prova dos 9 e nada mudou,rs, foi tudo a mesma coisa, 28 km/l usado 90% do tempo em rodovia na média de 8.000 rpm, ou seja, eu uso essas por serem as "menos piores" e conseguir um preço relativamente bom em SP Capital ( apesar de morar em Indaiatuba abasteço, na maioria das vezes, na capital pois a diferença chega a R$ 0,35 no litro), pelos estudos dizem muita coisa, na pratica não percebi diferença, nem em rendimento nem em consumo.
Kawasaki Versys 650 Tr
TENERE 250 2012, GUERREIRA 2014/... -- Roubada
SEM MOTO 20009/2014
EN 125YES 2007/2009

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Gasolina GRID - BR

Mensagem por kablack » 16 Set 2014, 10:39

Eu fiz o teste no meu Corolinha. (1.8 XEi, Automático, 2004, Velas de Iridium Denso, filtro de Ar K&N e 106.000 km rodados. Manutenção rigorosamente em dia.)

Meu uso é bem constante, praticamente um relógio. Acredito que serve de parâmetro.

:arrow: Acordo sempre no mesmo horário, 7h e 30m;
:arrow: Aqueço o motor por uns 5 minutos e saio;
:arrow: Saída sempre por volta das 8h e 10m;
:arrow: Faço exatamente o mesmo trajeto todo dia;
:arrow: Na mesma velocidade e no mesmo horário;
:arrow: São 32,5 km de rodovia na ida e 32,5 na volta = +- 70km por dia. (Me parece uma boa amostragem)
:arrow: Abasteço sempre no mesmo posto do Carrefour sempre usei a V-Power (antiga).


Sou muito cético em relação a estes milagres tecnológicos, nunca percebi resultado com nenhum, óleo, aditivo, ou afins (senti diferença na vela de Iridium e no filtro K&N.).

Pois bem, notei uma melhora de quase 1km/l (0,7 km/l para ser exato) no uso da Grid em relação a V-Power (antiga). 12,9 km/l com a V-Power x 13,6 km/l com a Grid. Uns 3 km depois de abastecer já senti uma melhora no desempenho.

Isso em um motor 1.800 cc com uns 125 cv.

Imagino que em um motor de 250cc e 21 cv a diferença, realmente, seja imperceptível.

Vou fazer mais uns testes... depois posto por aqui.

Abraços

P.S.: Não precisam acreditar em mim. Eu mesmo duvido deste resultado, mas vou testar mais.

P.S.: Em relação ao preço não houve alteração da antiga Gasolina aditivada da BR Supra para a nova Grid, "sempre" custou R$ 2,89. :mrgreen:
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Gasolina GRID - BR

Mensagem por ivojoseaug » 16 Set 2014, 11:05

V-power na minha nc700 o consumo melhora, vai pra casa dos 25-28km/l. Se eu uso grid só consigo fazer entre 23-25km/l.

Responder