DAFRA NEXT 250 - OPINIÕES/AVALIAÇÕES

Poste aqui sobre as motocicletas de outros fabricantes.
Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

DAFRA NEXT 250 - OPINIÕES/AVALIAÇÕES

Mensagem por Marcel Valim » 08 Out 2012, 13:13

Tenho certeza de que será um tópico muito cheio de controvérsias, mas acredito que é necessários porque a moto tem muitos atrativos e pode ser uma opção pra galera que vem de uma 125/150cc e tá com pouca grana pra investir.
Eu já andava de olho na moto porque, pelas imagens publicadas na internet, parece uma moto muito bonita e com apelo esportivo.
Já li avaliações e tenho total consciência de que ela tem algumas deficiências, como a suspensão traseira, por exemplo, e baixa velocidade final, pedindo redução de marchas em algumas estradas mais íngremes.
Minha principal dúvida era com relação ao tamanho da moto, já que as fotos podem enganar. Assim, como hoje é feriado para mim (funcionário público), resolvi dar uma passadinha na revendedora Dafra em Campinas (acredito ser a única por aqui).
Ao chegar, já achei estranho não ter nenhuma exposta no estacionamento de entrada da loja, junto com os modelos de menor cilindrada, e quando perguntei, me levaram para a parte de trás da loja, onde fica a oficina. Tinham dois exemplares, ambos vermelhos, porém ainda sem serem "ativadas", mas já vendidas.
Dei uma boa olhada na moto, que me pareceu com um ótimo porte, detalhes de acabamento muito bons, mas uma certa mácula na pintura dos dutos de ar abaixo do tanque, que aparentavam ser repintadas, com textura diferente do tanque. As manoplas também não agradam muito, parecendo ser de plástico. Os manetes, polidos, são bem acabados, mas o da embreagem emitia um ruido quando acionado, como se não estivesse lubrificado, detalhe que não deverá ser verificado quando da entrega ao comprador, acredito eu.
O painel é bonito, mas sua iluminação e funcionalidade não pude avaliar porque a moto estava sem a bateria. O banco, em dois níveis, é bonito e tem revestimento texturizado e um tanto quanto rígido, principalmente o do carona. Retirei o banco do carona com o uso da chave, que é colocada em uma fechadura lateral, prática, mas de gosto discutível. Eu, por exemplo achei muito bom. Olhando o compartimento abaixo dele pude ver o local que acomoda a bateria e um jogo de ferramentas. Não havia lugar para mais nada. Olhando o banco do garupa na sua base reparei que ela é feita de material plástico aparentemente resistente e muito bem acabada. A junção das duas laterais na rabeta também tem um acabamento muito bom, nada lembrando as Kasinski Comet 250. Sentando na moto, de cara estranhei a posição das pedaleiras recuadas, obrigando a posição um pouco mais esportiva, diferente da teneré. Consegui colocar os dois pés no chão sem problemas (tenho 1,76m). A posição do pedal de câmbio exigiu a colocação de uma haste com articulações, o que me preocupa quanto à qualidade. Claro que não posso criticar esse ponto porque não sou um expert em metais, mas a peça cromada lembra muito a haste das suzukis 125, cuja durabilidade é muito ruim, tendo desgaste prematuro, o que causa folgas no pedal.
As pedaleiras são fixadas em suportes muito bem acabados em alumínio, chamando a atenção positivamente.
O guidão dá uma ótima pegada, mas eu o traria mais pra trás, regulando-o na mesa. Nada difícil de ser feito.
O escapamento, um tanto exagerado, tem o acabamento cromado. Não gostei da ponteira em ângulo, mas é opinião pessoal.
As rodas são simplesmente lindas. Feitas em liga leve, com pintura fosca e com os raios curvos, agradam muito, colaborando com o apelo esportivo. Pecou no acabamento final, já que havia um descascado na borda. Os freios são a disco nas duas rodas e o dianteiro é meio que padrão, mas conta com aeroquip. O motor, também pintado com tinta fosca, é limpo na sua estética e combina bem com o desenho da moto, assim como o farol, que tem, além da lâmpada principal de 60/55W, mais 4 lâmpadas de posição, duas de cada lado e uma mini carenagem que cobre o painel. O paralama traseiro segue a tendência das motos esportivas e conta com lanterna traseira que acredito que seja led. As setas têm lentes cristal com lâmpadas amarelas. Outra coisa que chama a atenção é a curva de escape, que tem um tom dourado, mas parece um tanto frágil, já que, apesar de nova, tinha alguns arranhões. A rabeta é bonita, mas a alça destoa do conjunto. É prática mas antiquada. Queria muito fazer um testdrive, mas não tinham nenhuma moto disponível. Perguntei sobre peças de reposição e garantia. A informação é de que ela tem 1 ano de garantia, independente de quilometragem e as peças de reposição (de desgaste normal), como pastilhas de freio, filtros, velas, etc, estão disponíveis a pronta entrega. Já tanque e laterais levam 10 dias para chegar. O preço informado foi de R$ 10.190,00 a vista.
A ficha técnica pode ser vista no site http://www.daframotos.com.br/modelos/in ... t-250.html.
Minha conclusão é que ela tem porte, qualidade e preço suficientes para competir com as outras 250 monocilíndricas do mercado. Tem apelo visual superior, acabamento muito bom, câmbio de seis velocidades, além do exclusivo motor refrigerado a água com cavalaria maior (24 cvs), que no final das contas acaba não trazendo nenhuma vantagem. Se a Dafra já tivesse um histórico de bom atendimento, disponibilidade de peças e durabilidade eu iria nela de olhos fechados. O argumento da vendedora é de que a moto vende muito na europa e que a tecnologia da Sym, mesma empregada na Citycom é muito boa. Concordo com ela, mas e o resto?
Eu já tenho 47 anos e aprendi a não me aventurar em terrenos desconhecidos, já que meu dinheiro não é capim. Nessa hora pesa muito a qualidade de motores já consagrados no mercado, como o da Fazer 250, Hondas 125, etc, cujos problemas e soluções já são conhecidos pelos mecânicos. Confesso que fique tentado com a moto, mas a prudência manda aguardar alguns anos passarem e acompanhar os sites de proprietários e os "reclame aqui" da vida pra tomar uma decisão. Mesmo assim eu sugiro aos indecisos que visitem uma concessionária e façam um testdrive.
Quem sabe se um testdrive pode mudar minha opinião.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: DAFRA NEXT 250 - OPINIÕES/AVALIAÇÕES

Mensagem por ghamauricio » 08 Out 2012, 21:14

Eu sinceramente acho que números não dizem nada.
Potência, torque, RPM, peso, litros no tanque, relação, marchas bla bla bla. Pra começar, há uma curva de torque a ser analizada, não meramente números. E cortando caminho, pra finalizar, a durabilidade das peças e a qualidade do projeto é uma coisa que só será provada com o tempo.

A Citycom é uma excelente moto, pois lá fora ela faz bastante sucesso e aqui no Brasil ela parece ter vindo com a mesma qualidade de lá de fora.
Já a Next eu não sei nem se tem lá fora, mas acredito que devemos deixar o tempo nos dizer se é boa ou não.

Abs!

Rafael Martins
Visitante
Visitante

Re: DAFRA NEXT 250 - OPINIÕES/AVALIAÇÕES

Mensagem por Rafael Martins » 08 Out 2012, 22:05

Parece ser uma boa aposta da Dafra, agora é esperar sofrer os nossos intempéries e aguardar pelos consertos...

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: DAFRA NEXT 250 - OPINIÕES/AVALIAÇÕES

Mensagem por Marcel Valim » 08 Out 2012, 22:56

ghamauricio escreveu:Eu sinceramente acho que números não dizem nada.
Potência, torque, RPM, peso, litros no tanque, relação, marchas bla bla bla. Pra começar, há uma curva de torque a ser analizada, não meramente números. E cortando caminho, pra finalizar, a durabilidade das peças e a qualidade do projeto é uma coisa que só será provada com o tempo.

A Citycom é uma excelente moto, pois lá fora ela faz bastante sucesso e aqui no Brasil ela parece ter vindo com a mesma qualidade de lá de fora.
Já a Next eu não sei nem se tem lá fora, mas acredito que devemos deixar o tempo nos dizer se é boa ou não.

Abs!
Na minha opinião os números dizem muito.
Fazer - 21 Cvs, torque 2,1Kgfm a 6.500 Rpms, peso seco 137 Kg e preço $ 11.279,00.
Next - 25 Cvs, torque 2,75Kgfm a 6.500 Rpms, peso seco 155 Kg e preço $ 10.190,00

Tem lá fora sim. É feita pela Sym e tem o nome de Sym Wolf (T2) 250. Em setembro era vendida por 4.200 euros. Pelo que vi em um site português ela é concorrente da Suzuki Inazuma, apesar de monocilindrica. Aproveitando a oportunidade, o escapamento é de aço inox e não cromado como eu havia dito.
Pelo que a vendedora me disse ela é apenas montada no Brasil, então, deve vir de lá com a qualidade equivalente à da Citycom. Se é boa só o tempo e os proprietários nos dirão.
Não estou fazendo propaganda e deixo claro que adoro Yamahas mas, convenhamos, tem um bocado de informação a ser considerada.
Se eu compraria ou não uma Dafra são outros quinhentos.
Editado pela última vez por Marcel Valim em 08 Out 2012, 23:08, em um total de 1 vez.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: DAFRA NEXT 250 - OPINIÕES/AVALIAÇÕES

Mensagem por kablack » 08 Out 2012, 23:03

A citycomm é boa mas a Dafra não tem o estoque de peças para atender o modelo.

Sei de uma Citycomm parada há mais de quinze dias por falta de peças básicas de manutenção.

A Next 250 tende a sofrer do mesmo mal.

Aqui uma "reportagem" (ou seria propaganda?) da marca. Achei interessante. Eles aprenderam a fazer moto com a Honda.

http://www.moto.com.br/acontece/conteud ... 50289.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: DAFRA NEXT 250 - OPINIÕES/AVALIAÇÕES

Mensagem por ghamauricio » 08 Out 2012, 23:48

Na minha humilde opinião, os números não dizem NADA.

Por exemplo, uma loira de olhos azuis, estereótipo de mulher bonita, pode ser assim:

Imagem

Ou assim:

Imagem



No entanto, uma morena de olhos castanhos, altamente comum, pode ser assim:

Imagem


Ou assim:

Imagem



Ou talvez possamos falar sobre altura e peso, com resultados semelhantes:
Imagem
*Aparentemente a mesma relação de altura x peso, porém com resultados totalmente diferentes.



Como o sr. pode ver, não podemos confiar plenamente no que pode ser descrito com palavras ou números. A forma é mais importante.
Vamos a um exemplo prático:

Imagem

Deveriam ser iguais, não? IDÊNTICAS, pelos números. Mas o gráfico mostra o quão diferentes são.

Eu poderia continuar, mas acho que já deu.

Moral da história: os números podem ser lindos, mas o produto pode ser uma merda! Não que eu ache que tudo que vem da Dafra seja, pois como disse no post anterior, só o tempo dirá.


*Edit: também não estou dizendo que a WR-250 é uma merda, muito pelo contrário: acho que ela é melhor que a CRF, pelos relatos. Suspensões melhores e com um pequeno mod (o tal de cortar o fio cinza do controle de emissões) ela vira um monstrinho, que pra CRF acompanhar você tem que botar uma graninha a mais em remapeamento de injeção, retrabalho no cabeçote, revalvulamento de suspensão etc.

Mais uma prova de que só o tempo e o uso mostrarão qual produto é melhor.



Abraço!
Editado pela última vez por ghamauricio em 08 Out 2012, 23:51, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: DAFRA NEXT 250 - OPINIÕES/AVALIAÇÕES

Mensagem por Fender » 08 Out 2012, 23:48

A Dafra que acho interessante, mas ainda tenho receio devido ao bom nº de problemas e o alto custo de manutenção, seria a BMW G650GS. :D
Imagem

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: DAFRA NEXT 250 - OPINIÕES/AVALIAÇÕES

Mensagem por Marcel Valim » 09 Out 2012, 07:06

Bem ilustrado Ghamauricio. Mas no caso das belas mulheres, assim como nas motocicletas, as diferenças visuais podem ser notadas vendo o "produto" pessoalmente, o que não quer dizer nada também, porque as bonitinhas das fotos podem ser bem vagabundas e me colocar um par de chifres, enquanto as feinhas podem ser ótimas donas de casa e mães, por exemplo.
Já com relação ao gráfico das motos, são motos de alto desemprenho, onde esses números fazem enorme diferença. Além do mais, há quem goste de torque /potência em baixa e há quem os queira em altos giros. Questão de gosto. Não fosse assim, a ninja 250 seria uma porcaria. Nesse caso a minha dica de fazer um testdrive ainda é válida.
Numa coisa nós concordamos: só o tempo vai dizer se o produto é bom.
Tô gostando da discussão. Tá bem saudável, mas não tenho a intenção de defender a Dafra. O que quero dizer é que não podemos aprovar ou condenar um produto só pelo nome.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: DAFRA NEXT 250 - OPINIÕES/AVALIAÇÕES

Mensagem por ghamauricio » 09 Out 2012, 07:25

O sr. não entendeu a comparação com as mulheres. Eu não estou falando de diferenças visuais e que isso só se vê pessoalmente, eu quis dizer que a descrição verbal (loira, morena, olho azul ou castanho, tamanho do quadril ou da cintura, peso ou altura) é tão precisa quanto os números das motos (26.63 HP na CRF @ 10.200RPM , a WR tem mais potência a um giro menor 26.54 @ 10.100RPM).

Seguindo os números (ou seja: uma visão superficial, descrita por meio de palavras), a WR é mais potente. Mas basta dar uma olhada no gráfico, na curva de potência, pra notar que a CRF tem muito mais potência disponível em TODAS AS FAIXAS que a WR. Entrentanto, confiando apenas nos números, somos levados a crer no conrário.

Não há "números" que descrevam a eficiência de uma suspensão, por exemplo. Assim como com as mulheres, só montando em cima pra ver qual é melhor. ;)

Abraço!

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: DAFRA NEXT 250 - OPINIÕES/AVALIAÇÕES

Mensagem por Marcel Valim » 09 Out 2012, 07:39

Ok. Entendi o que você disse e gostei da ideia do último parágrafo. Agora, por favor, não me chama de senhor. Nem minha filha me chama assim. Tenho 47 anos, cabelos brancos, mas ando de bicicleta, de skate, jogo futebol, ando de moto e gosto de carros esportivos. Há um conflito entre a idade cronológica e a psicológica. :risadinha:
Voltemos ao tópico. :thumbup:
Um abraço.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Responder