Primeiras impressões - XJ6N

Poste aqui sobre os demais modelos da Yamaha.
Avatar do usuário
acfborges
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 310
Registrado em: 23 Dez 2012, 22:12
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Primeiras impressões - XJ6N

Mensagem por acfborges » 04 Nov 2013, 12:22

Pessoal,

Já falei em outro tópico que troquei a T250 por uma XJ6, e acho que todo mundo sabe. Então, resolvi compartilhar com vocês as impressões após meu primeiro role "de verdade" com a minha XJ6, já que assim como eu, acho que muitos aqui tem curiosidade e até uma certa "queda" por outros estilos e eventualmente pretendem trocar de moto.

Bom, vamos lá: Comecei o sabadão refazendo um circuito que já havia rodado uma vez, basicamente serra entre cidades muito pequenas, entre a represa de furnas. A rota está abaixo, e convido a todos que animarem a (re)fazerem o passeio.

Lugar lindo, asfalto (quase) sempre liso e movimento zero. Foram uns 200km nesse trecho.

Imagem

Peguei um pedaço de Dutra(entre Porto Real e Barra Mansa e de Queluz a Porto Real), asfalto liso e com muito movimento por culpa do feriado. Aqui cabe a primeira consideração: Se você compra uma naked, tem que se preparar pro vento na cara. Na cara não, no corpo todo. E só vento não, insetos, areia, pedra(!), piche, e toda sorte de coisas. Inclusive, quase tomei uma guimba de cigarro voadora.

Nesse momento, senti saudades da T250 e seu para brisa turbulento. Fazia barulho, mas me deixava limpo e cansava menos. Não sei ainda como o pessoal que anda a 160/170km/h consegue se agarrar tanto tempo na moto e com tanto barulho. Além de perigoso, é muito desconfortável.

No quesito "asfalto quase liso", o sofrimento é grande e tive o maior cuidado. A moto é firme, dura mesmo, e qualquer ressalto ela "quica" com vontade, as vezes descolando a bunda do banco.

Uma coisa que me deixava meio inseguro era com o conforto após algumas horas pilotando, principalmente em serra. Bom, nesse passeio foram 3 horas direto e fiquei surpreso: o banco é muito bom e a posição(pro meu tamanho) é bem encaixada e confortável. Em velocidades humanas(máx 120km/h) é muito confortável. E é muito fácil deitar, retornar e mudar de direção, quase não exige esforço. Achei bem mais fácil que a T250 nesse ponto, que as vezes ficava brigando comigo.

Na estrada, a moto é pregada no chão, mesmo em velocidades de cruzeiro(110/120), onde a T250 parecia dentro de um tornado, chacoalhando pra todo lado, a Xj6 passeia. Pode passar por caminhão, ônibus, cegonha, navio cargueiro, etc, que você nem sente.

No domingo pela manhã, fiz o clássico trajeto entre Porto Real e Visconde de Mauá(uns 80km) - quem veio aos passeios de Penedo conhece. Curvas fechadas, asfalto liso e peguei um movimento fora do normal ( domingo, feriado, sol, etc). Não deu pra brincar muito nas curvas, mas o suficiente pra saber que eu ainda sou muito "bração"..rs... Ainda uso muito o freio traseiro e hesito muito em deitar nas curvas, coisas que vem com o tempo.

Imagem

Falando nisso, não entrei no mérito da performance, porque não vem ao caso, são estilos diferentes, mas uma coisa ficou clara: quando se tem freios, o passeio muda. A XJ freia muito bem. Acho que porque vim da T250, a diferença de freios chega a assustar....

Fico meio que devendo as fotos, porque nos dois casos eu estava sozinho, e sozinho fico com receio de ficar parando na estrada pra tirar foto.

Pra fechar, parada no posto pra conferir o consumo: pelas minhas contas(sem muito compromisso), fiz em torno de 20km/l. Como ando sempre no modo tiozão, acho que o consumo foi bom.

Valeu pessoal! :joinha:
Editado pela última vez por acfborges em 04 Nov 2013, 13:26, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
TioSan
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1000
Registrado em: 07 Ago 2013, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo - SP
Localização: Z.Norte

Re: Primeiras impressões - XJ6N

Mensagem por TioSan » 04 Nov 2013, 12:27

Parabens pelo novo brinquedo !!!
sucesso e muitos kms com ele.
Antes Speed : CBX750, GSXR1100, TL1000, SRAD1000
Atual Trail : Super Tenere 1200 e Tenere 250
Futuro : O que Deus quiser e o Diabo deixar.

Avatar do usuário
Vitor Barreto
Mestre
Mestre
Mensagens: 909
Registrado em: 31 Jul 2012, 11:36
Cidade onde mora: Macaé - RJ

Re: Primeiras impressões - XJ6N

Mensagem por Vitor Barreto » 04 Nov 2013, 12:36

Legal Borges,

Se der posta mais fotos depois....

Chegou a andar por alguma estrada de terra?

Fala mais da sup. passando por buracos e ela quica muito mesmo?
Ex.
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc

Atual
BMW GS Sertão 650cc

Imagem

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Primeiras impressões - XJ6N

Mensagem por tiagokxuera » 04 Nov 2013, 13:28

Deve ser uma excelente moto.
Acho legal, mas não faz meu estilo.
:mrgreen:

Só não vale se abandonar a galera.
:lol:
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Avatar do usuário
acfborges
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 310
Registrado em: 23 Dez 2012, 22:12
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Primeiras impressões - XJ6N

Mensagem por acfborges » 04 Nov 2013, 13:52

TioSan,

Valeu! Precisamos marcar um role!


tiagokxuera,

Valeu! Eu também achei que não era o meu, mas... Não pretendo abandonar o Tenereclub, aliás estou até com um adesivo do clube pra colar na XJ :urrruuu:

Vitor Barreto,

Por mais boa vontade que se tenha, é muito desconfortável mesmo em terra/buracos. Dependendo da ondulação, te joga pro alto. Eu passo numa rua aqui, quase uma estradinha, com algumas depressões, tipo uns 5/10 cm de profundidade x uns 2/3mts de extensão. Na T250 eu nem via essas depressões, passava a 70/80 na boa. Primeira vez que passei na XJ, mesma velocidade, minha bunda descolou do banco, achei que ia ser catapultado longe.. :crazy:

Mas é questão de hábito, estou me acostumando.

:joinha:

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Primeiras impressões - XJ6N

Mensagem por Helano » 04 Nov 2013, 14:05

acfborges

Parabéns irmão, continue assim utilizando a moto com moderação e bom senso que você vai longe.

O pessoal que empolga com moto 600 e começa a se achar "o piloto" e confundir a estrada com autódromo, ou com parque de diversões, não costuma durar muito tempo inteiro, ou mesmo vivo.

Sobre o lance dela quicar muito, eu consegui reduzir bastante esse efeito na Bandit quando alterei a regulagem de pré-carga das molas. Deixando na posição "mais mole", você ganha em conforto, mas perde em firmeza nas curvas. Como uso a moto sempre dentro das velocidades de sanidade mental, isso me atende bem.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
acfborges
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 310
Registrado em: 23 Dez 2012, 22:12
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Primeiras impressões - XJ6N

Mensagem por acfborges » 04 Nov 2013, 14:12

Fala Helano!

A ideia é essa mesmo, continuar passeando.

O que eu gosto de verdade e me fez mesmo mudar de estilo foi o ronco dos 4 canecos....

:joinha:
Helano escreveu:acfborges

Parabéns irmão, continue assim utilizando a moto com moderação e bom senso que você vai longe.

O pessoal que empolga com moto 600 e começa a se achar "o piloto" e confundir a estrada com autódromo, ou com parque de diversões, não costuma durar muito tempo inteiro, ou mesmo vivo.

Sobre o lance dela quicar muito, eu consegui reduzir bastante esse efeito na Bandit quando alterei a regulagem de pré-carga das molas. Deixando na posição "mais mole", você ganha em conforto, mas perde em firmeza nas curvas. Como uso a moto sempre dentro das velocidades de sanidade mental, isso me atende bem.

Abraço,

Helano

Avatar do usuário
TioSan
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1000
Registrado em: 07 Ago 2013, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo - SP
Localização: Z.Norte

Re: Primeiras impressões - XJ6N

Mensagem por TioSan » 05 Nov 2013, 08:00

só um detalhe Borges,

4 cilindros não roncam.....
eles TOCAM MUSICA.
Antes Speed : CBX750, GSXR1100, TL1000, SRAD1000
Atual Trail : Super Tenere 1200 e Tenere 250
Futuro : O que Deus quiser e o Diabo deixar.

Avatar do usuário
Vitor Barreto
Mestre
Mestre
Mensagens: 909
Registrado em: 31 Jul 2012, 11:36
Cidade onde mora: Macaé - RJ

Re: Primeiras impressões - XJ6N

Mensagem por Vitor Barreto » 05 Nov 2013, 13:55

Valeu Borges :joinha:

É exatamente isso que me faz correr das nakeds (muito duras e não suportam as buraqueiras beeeeem comuns aqui pelas ruas)

Por isso, saindo da Té para um UP pensaria no máximo na NC que tem suspensões mais longas...

Parabéns pela motoca e muita cuidado até se adaptar.

Abraço.
Ex.
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc

Atual
BMW GS Sertão 650cc

Imagem

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Primeiras impressões - XJ6N

Mensagem por MaxxTazzi » 05 Nov 2013, 18:06

É aquela velha história de objetivos, a Naked tem coisas que nossas Trails tem e outras que as custom não tem.

Vc terá bons sons, boas estabilidades e frenagens e em contrapartida o contras que citou, mais aquilo, depende se é o seu objetivo.

Eu já passei por todas, tive uma Bandit 650, belíssima, mais tudo que falaste é isso rsrs...

Sempre falo a todos, se houver oportunidade tenha, assim só vc saberá o que achou...

Bons ventos e braços, pq olha essas bichas cansam...
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Responder