Primeiras impressões - XJ6N
- acfborges
- Participativo-
- Mensagens: 310
- Registrado em: 23 Dez 2012, 22:12
- Cidade onde mora: São Paulo/SP
Primeiras impressões - XJ6N
Pessoal,
Já falei em outro tópico que troquei a T250 por uma XJ6, e acho que todo mundo sabe. Então, resolvi compartilhar com vocês as impressões após meu primeiro role "de verdade" com a minha XJ6, já que assim como eu, acho que muitos aqui tem curiosidade e até uma certa "queda" por outros estilos e eventualmente pretendem trocar de moto.
Bom, vamos lá: Comecei o sabadão refazendo um circuito que já havia rodado uma vez, basicamente serra entre cidades muito pequenas, entre a represa de furnas. A rota está abaixo, e convido a todos que animarem a (re)fazerem o passeio.
Lugar lindo, asfalto (quase) sempre liso e movimento zero. Foram uns 200km nesse trecho.
Peguei um pedaço de Dutra(entre Porto Real e Barra Mansa e de Queluz a Porto Real), asfalto liso e com muito movimento por culpa do feriado. Aqui cabe a primeira consideração: Se você compra uma naked, tem que se preparar pro vento na cara. Na cara não, no corpo todo. E só vento não, insetos, areia, pedra(!), piche, e toda sorte de coisas. Inclusive, quase tomei uma guimba de cigarro voadora.
Nesse momento, senti saudades da T250 e seu para brisa turbulento. Fazia barulho, mas me deixava limpo e cansava menos. Não sei ainda como o pessoal que anda a 160/170km/h consegue se agarrar tanto tempo na moto e com tanto barulho. Além de perigoso, é muito desconfortável.
No quesito "asfalto quase liso", o sofrimento é grande e tive o maior cuidado. A moto é firme, dura mesmo, e qualquer ressalto ela "quica" com vontade, as vezes descolando a bunda do banco.
Uma coisa que me deixava meio inseguro era com o conforto após algumas horas pilotando, principalmente em serra. Bom, nesse passeio foram 3 horas direto e fiquei surpreso: o banco é muito bom e a posição(pro meu tamanho) é bem encaixada e confortável. Em velocidades humanas(máx 120km/h) é muito confortável. E é muito fácil deitar, retornar e mudar de direção, quase não exige esforço. Achei bem mais fácil que a T250 nesse ponto, que as vezes ficava brigando comigo.
Na estrada, a moto é pregada no chão, mesmo em velocidades de cruzeiro(110/120), onde a T250 parecia dentro de um tornado, chacoalhando pra todo lado, a Xj6 passeia. Pode passar por caminhão, ônibus, cegonha, navio cargueiro, etc, que você nem sente.
No domingo pela manhã, fiz o clássico trajeto entre Porto Real e Visconde de Mauá(uns 80km) - quem veio aos passeios de Penedo conhece. Curvas fechadas, asfalto liso e peguei um movimento fora do normal ( domingo, feriado, sol, etc). Não deu pra brincar muito nas curvas, mas o suficiente pra saber que eu ainda sou muito "bração"..rs... Ainda uso muito o freio traseiro e hesito muito em deitar nas curvas, coisas que vem com o tempo.
Falando nisso, não entrei no mérito da performance, porque não vem ao caso, são estilos diferentes, mas uma coisa ficou clara: quando se tem freios, o passeio muda. A XJ freia muito bem. Acho que porque vim da T250, a diferença de freios chega a assustar....
Fico meio que devendo as fotos, porque nos dois casos eu estava sozinho, e sozinho fico com receio de ficar parando na estrada pra tirar foto.
Pra fechar, parada no posto pra conferir o consumo: pelas minhas contas(sem muito compromisso), fiz em torno de 20km/l. Como ando sempre no modo tiozão, acho que o consumo foi bom.
Valeu pessoal!
Já falei em outro tópico que troquei a T250 por uma XJ6, e acho que todo mundo sabe. Então, resolvi compartilhar com vocês as impressões após meu primeiro role "de verdade" com a minha XJ6, já que assim como eu, acho que muitos aqui tem curiosidade e até uma certa "queda" por outros estilos e eventualmente pretendem trocar de moto.
Bom, vamos lá: Comecei o sabadão refazendo um circuito que já havia rodado uma vez, basicamente serra entre cidades muito pequenas, entre a represa de furnas. A rota está abaixo, e convido a todos que animarem a (re)fazerem o passeio.
Lugar lindo, asfalto (quase) sempre liso e movimento zero. Foram uns 200km nesse trecho.
Peguei um pedaço de Dutra(entre Porto Real e Barra Mansa e de Queluz a Porto Real), asfalto liso e com muito movimento por culpa do feriado. Aqui cabe a primeira consideração: Se você compra uma naked, tem que se preparar pro vento na cara. Na cara não, no corpo todo. E só vento não, insetos, areia, pedra(!), piche, e toda sorte de coisas. Inclusive, quase tomei uma guimba de cigarro voadora.
Nesse momento, senti saudades da T250 e seu para brisa turbulento. Fazia barulho, mas me deixava limpo e cansava menos. Não sei ainda como o pessoal que anda a 160/170km/h consegue se agarrar tanto tempo na moto e com tanto barulho. Além de perigoso, é muito desconfortável.
No quesito "asfalto quase liso", o sofrimento é grande e tive o maior cuidado. A moto é firme, dura mesmo, e qualquer ressalto ela "quica" com vontade, as vezes descolando a bunda do banco.
Uma coisa que me deixava meio inseguro era com o conforto após algumas horas pilotando, principalmente em serra. Bom, nesse passeio foram 3 horas direto e fiquei surpreso: o banco é muito bom e a posição(pro meu tamanho) é bem encaixada e confortável. Em velocidades humanas(máx 120km/h) é muito confortável. E é muito fácil deitar, retornar e mudar de direção, quase não exige esforço. Achei bem mais fácil que a T250 nesse ponto, que as vezes ficava brigando comigo.
Na estrada, a moto é pregada no chão, mesmo em velocidades de cruzeiro(110/120), onde a T250 parecia dentro de um tornado, chacoalhando pra todo lado, a Xj6 passeia. Pode passar por caminhão, ônibus, cegonha, navio cargueiro, etc, que você nem sente.
No domingo pela manhã, fiz o clássico trajeto entre Porto Real e Visconde de Mauá(uns 80km) - quem veio aos passeios de Penedo conhece. Curvas fechadas, asfalto liso e peguei um movimento fora do normal ( domingo, feriado, sol, etc). Não deu pra brincar muito nas curvas, mas o suficiente pra saber que eu ainda sou muito "bração"..rs... Ainda uso muito o freio traseiro e hesito muito em deitar nas curvas, coisas que vem com o tempo.
Falando nisso, não entrei no mérito da performance, porque não vem ao caso, são estilos diferentes, mas uma coisa ficou clara: quando se tem freios, o passeio muda. A XJ freia muito bem. Acho que porque vim da T250, a diferença de freios chega a assustar....
Fico meio que devendo as fotos, porque nos dois casos eu estava sozinho, e sozinho fico com receio de ficar parando na estrada pra tirar foto.
Pra fechar, parada no posto pra conferir o consumo: pelas minhas contas(sem muito compromisso), fiz em torno de 20km/l. Como ando sempre no modo tiozão, acho que o consumo foi bom.
Valeu pessoal!
Editado pela última vez por acfborges em 04 Nov 2013, 13:26, em um total de 1 vez.
- TioSan
- Mestre+
- Mensagens: 1000
- Registrado em: 07 Ago 2013, 15:42
- Cidade onde mora: São Paulo - SP
- Localização: Z.Norte
Re: Primeiras impressões - XJ6N
Parabens pelo novo brinquedo !!!
sucesso e muitos kms com ele.
sucesso e muitos kms com ele.
Antes Speed : CBX750, GSXR1100, TL1000, SRAD1000
Atual Trail : Super Tenere 1200 e Tenere 250
Futuro : O que Deus quiser e o Diabo deixar.
Atual Trail : Super Tenere 1200 e Tenere 250
Futuro : O que Deus quiser e o Diabo deixar.
- Vitor Barreto
- Mestre
- Mensagens: 909
- Registrado em: 31 Jul 2012, 11:36
- Cidade onde mora: Macaé - RJ
Re: Primeiras impressões - XJ6N
Legal Borges,
Se der posta mais fotos depois....
Chegou a andar por alguma estrada de terra?
Fala mais da sup. passando por buracos e ela quica muito mesmo?
Se der posta mais fotos depois....
Chegou a andar por alguma estrada de terra?
Fala mais da sup. passando por buracos e ela quica muito mesmo?
Ex.
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc
Atual
BMW GS Sertão 650cc
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc
Atual
BMW GS Sertão 650cc
- tiagokxuera
- Mestre+
- Mensagens: 1700
- Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
- Cidade onde mora: Kxuera
Re: Primeiras impressões - XJ6N
Deve ser uma excelente moto.
Acho legal, mas não faz meu estilo.
Só não vale se abandonar a galera.
Acho legal, mas não faz meu estilo.
Só não vale se abandonar a galera.
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG
- acfborges
- Participativo-
- Mensagens: 310
- Registrado em: 23 Dez 2012, 22:12
- Cidade onde mora: São Paulo/SP
Re: Primeiras impressões - XJ6N
TioSan,
Valeu! Precisamos marcar um role!
tiagokxuera,
Valeu! Eu também achei que não era o meu, mas... Não pretendo abandonar o Tenereclub, aliás estou até com um adesivo do clube pra colar na XJ
Vitor Barreto,
Por mais boa vontade que se tenha, é muito desconfortável mesmo em terra/buracos. Dependendo da ondulação, te joga pro alto. Eu passo numa rua aqui, quase uma estradinha, com algumas depressões, tipo uns 5/10 cm de profundidade x uns 2/3mts de extensão. Na T250 eu nem via essas depressões, passava a 70/80 na boa. Primeira vez que passei na XJ, mesma velocidade, minha bunda descolou do banco, achei que ia ser catapultado longe..
Mas é questão de hábito, estou me acostumando.
Valeu! Precisamos marcar um role!
tiagokxuera,
Valeu! Eu também achei que não era o meu, mas... Não pretendo abandonar o Tenereclub, aliás estou até com um adesivo do clube pra colar na XJ
Vitor Barreto,
Por mais boa vontade que se tenha, é muito desconfortável mesmo em terra/buracos. Dependendo da ondulação, te joga pro alto. Eu passo numa rua aqui, quase uma estradinha, com algumas depressões, tipo uns 5/10 cm de profundidade x uns 2/3mts de extensão. Na T250 eu nem via essas depressões, passava a 70/80 na boa. Primeira vez que passei na XJ, mesma velocidade, minha bunda descolou do banco, achei que ia ser catapultado longe..
Mas é questão de hábito, estou me acostumando.
- Helano
- Fundador
- Mensagens: 3479
- Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
- Cidade onde mora: Salvador/BA
- Contato:
Re: Primeiras impressões - XJ6N
acfborges
Parabéns irmão, continue assim utilizando a moto com moderação e bom senso que você vai longe.
O pessoal que empolga com moto 600 e começa a se achar "o piloto" e confundir a estrada com autódromo, ou com parque de diversões, não costuma durar muito tempo inteiro, ou mesmo vivo.
Sobre o lance dela quicar muito, eu consegui reduzir bastante esse efeito na Bandit quando alterei a regulagem de pré-carga das molas. Deixando na posição "mais mole", você ganha em conforto, mas perde em firmeza nas curvas. Como uso a moto sempre dentro das velocidades de sanidade mental, isso me atende bem.
Abraço,
Helano
Parabéns irmão, continue assim utilizando a moto com moderação e bom senso que você vai longe.
O pessoal que empolga com moto 600 e começa a se achar "o piloto" e confundir a estrada com autódromo, ou com parque de diversões, não costuma durar muito tempo inteiro, ou mesmo vivo.
Sobre o lance dela quicar muito, eu consegui reduzir bastante esse efeito na Bandit quando alterei a regulagem de pré-carga das molas. Deixando na posição "mais mole", você ganha em conforto, mas perde em firmeza nas curvas. Como uso a moto sempre dentro das velocidades de sanidade mental, isso me atende bem.
Abraço,
Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
- acfborges
- Participativo-
- Mensagens: 310
- Registrado em: 23 Dez 2012, 22:12
- Cidade onde mora: São Paulo/SP
Re: Primeiras impressões - XJ6N
Fala Helano!
A ideia é essa mesmo, continuar passeando.
O que eu gosto de verdade e me fez mesmo mudar de estilo foi o ronco dos 4 canecos....
A ideia é essa mesmo, continuar passeando.
O que eu gosto de verdade e me fez mesmo mudar de estilo foi o ronco dos 4 canecos....
Helano escreveu:acfborges
Parabéns irmão, continue assim utilizando a moto com moderação e bom senso que você vai longe.
O pessoal que empolga com moto 600 e começa a se achar "o piloto" e confundir a estrada com autódromo, ou com parque de diversões, não costuma durar muito tempo inteiro, ou mesmo vivo.
Sobre o lance dela quicar muito, eu consegui reduzir bastante esse efeito na Bandit quando alterei a regulagem de pré-carga das molas. Deixando na posição "mais mole", você ganha em conforto, mas perde em firmeza nas curvas. Como uso a moto sempre dentro das velocidades de sanidade mental, isso me atende bem.
Abraço,
Helano
- TioSan
- Mestre+
- Mensagens: 1000
- Registrado em: 07 Ago 2013, 15:42
- Cidade onde mora: São Paulo - SP
- Localização: Z.Norte
Re: Primeiras impressões - XJ6N
só um detalhe Borges,
4 cilindros não roncam.....
eles TOCAM MUSICA.
4 cilindros não roncam.....
eles TOCAM MUSICA.
Antes Speed : CBX750, GSXR1100, TL1000, SRAD1000
Atual Trail : Super Tenere 1200 e Tenere 250
Futuro : O que Deus quiser e o Diabo deixar.
Atual Trail : Super Tenere 1200 e Tenere 250
Futuro : O que Deus quiser e o Diabo deixar.
- Vitor Barreto
- Mestre
- Mensagens: 909
- Registrado em: 31 Jul 2012, 11:36
- Cidade onde mora: Macaé - RJ
Re: Primeiras impressões - XJ6N
Valeu Borges
É exatamente isso que me faz correr das nakeds (muito duras e não suportam as buraqueiras beeeeem comuns aqui pelas ruas)
Por isso, saindo da Té para um UP pensaria no máximo na NC que tem suspensões mais longas...
Parabéns pela motoca e muita cuidado até se adaptar.
Abraço.
É exatamente isso que me faz correr das nakeds (muito duras e não suportam as buraqueiras beeeeem comuns aqui pelas ruas)
Por isso, saindo da Té para um UP pensaria no máximo na NC que tem suspensões mais longas...
Parabéns pela motoca e muita cuidado até se adaptar.
Abraço.
Ex.
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc
Atual
BMW GS Sertão 650cc
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc
Atual
BMW GS Sertão 650cc
- MaxxTazzi
- Mestre+
- Mensagens: 1589
- Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
- Cidade onde mora: Guarulhos/SP
- Localização: São Paulo
Re: Primeiras impressões - XJ6N
É aquela velha história de objetivos, a Naked tem coisas que nossas Trails tem e outras que as custom não tem.
Vc terá bons sons, boas estabilidades e frenagens e em contrapartida o contras que citou, mais aquilo, depende se é o seu objetivo.
Eu já passei por todas, tive uma Bandit 650, belíssima, mais tudo que falaste é isso rsrs...
Sempre falo a todos, se houver oportunidade tenha, assim só vc saberá o que achou...
Bons ventos e braços, pq olha essas bichas cansam...
Vc terá bons sons, boas estabilidades e frenagens e em contrapartida o contras que citou, mais aquilo, depende se é o seu objetivo.
Eu já passei por todas, tive uma Bandit 650, belíssima, mais tudo que falaste é isso rsrs...
Sempre falo a todos, se houver oportunidade tenha, assim só vc saberá o que achou...
Bons ventos e braços, pq olha essas bichas cansam...
Integrante Adventure Moto Clube - SP