Página 3 de 6

Re: Sahara 350 do Rogerio - Rebuild

Enviado: 27 Fev 2014, 11:31
por Rogeriogest
tiagokxuera escreveu:Rogério,
Se gastar um fim de semana, eu diria que será um fim de semana de diversão.
:mrgreen:
Falou e disse. Até agora tudo deu uma trabalheira danada, mas quando vc vê o resultado final, vale a pena.
tiagokxuera escreveu:Eu tenho tentado fazer algumas coisas aqui em casa também. Não é difícil e ajuda muito quando a gente entende um pouco de mecânica. Mesmo essas coisas simples eu não fazia:
- Trocar óleo e ajustar corrente.
Agora procuro fazer. :risadinha:
Pode crer Kaxu! Só não troco óleo em casa, pq não tenho onde dispensar o velho. Nos postos de troca, eles (teoricamente) têm como fazer isso sem ferrar com a natureza. Óleo é uma coisa que arrebenta com o solo/água.
Mas outras ccoisinhas, dá pra fazer.
Não sou nenhum mexânico, mas sou curioso. Saber trocar um pneu traseiro por exemplo, é uma mão na roda durante uma viagem como a Estrada Real por exemplo...

Imagina se no meio do nada fura um pneu? Com um kitzinho vipal, duas espátulas e as ferramentas certas, vc conserta ali mesmo...

Abraço!

Re: Sahara 350 do Rogerio - Rebuild

Enviado: 27 Fev 2014, 19:06
por Rogeriogest
Pessoal,

Segue aí mais um capítulo da novela.
Terminei de lavar a moto à noite. Deixei toda desmontada, por que queria no dia seguinte ainda verificar o filtro de ar (algo me dizia que ia encontrar uma coisa bem xuja) e aplicar uma colinha de silicone nas partes onde se juntam as carenagens (plastico com plástico e plástico com ferro).
Imagem
Imagem

DEXA QUÉTO ESSAS CARENAGE AÍ QUE VOU DAR UM TRATO NELAS!!!
Imagem

Pra quem tem moto velha, os barulhos de carenagem meio solta e ressecadas incomodam bastante.
Uma dica que uso pra tudo: COLA DE SILICONE (essas de aquário).
Um bom exemplo é esse aqui, um pouco de cola de silicone entre o plastico e a aranha, já funciona como amortecedor e silenciador.
Imagem

Fui colocando silicone em tudo que era peça de junção, pq a carenagem tava bem barulhenta.
Imagem
Imagem

Sei que hoje não existe Tenere 250 velha, mas um dia ela vai ficar ehehehehe. Fica a dica!
Se bem que a Tenerezinha não tem uma carenagem integral, tornando as peças menores e consequentemente, mais leves. Sofrem menos no off. E as peças são bem presas, não tem atrito. No caso da Sahara e da Tenere 600, as peças são enormes e isso é um tormento!

O cara que me vendeu a moto, tinha uma flanela entre o painel e a carenagem... Quando falei: - Ó, a sua flanela!
Ele disse: - Ahhhh pode levar... hehehehe Já pensei logo: - isso me cheira a calço na carenagem...
Quando estava levando a moto pra casa, foi só tirar a flanela que a bixa já começou a barulheira.
Deixa quieto, pensei, em casa resolvo isso.

Essa aqui é a parte da carenagem frontal. Ela tem 3 pontos de apoio embaixo, os três quebrados. Causa da barulhera MOR
Imagem

De novo, um pouco de cola de silicone e um sanduiche de arruelas. Deixa secar 24hs e no dia seguinte não solta nem por decreto.
Imagem

Estava já finalizando a noite, quando decidi que precisava ver o filtro de ar, na realidade estava evitando e curioso ao mesmo tempo, hehehehe
Olhem o que achei: O Kinder Ovo num.4. Um filtro de ar custa 6-8 reais... por que alguém faz um negócio desses?
O cara usou um filtro de ar de carro, recortou, colou com silicone, sei lá.
Imagem

Já troquei por um bom filtrinho zeradinho de espuma banhado em óleo ATF (= à Tenere 250).

Continua...

Re: Sahara 350 do Rogerio - Rebuild

Enviado: 27 Fev 2014, 19:17
por Jotace
Rogério,

Há uns 4 anos comprei um original e paguei a bagatela de 146 reais. :mudo:

Mas, hoje já se acha filtro semelhante ao original, bem baratinho...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: Sahara 350 do Rogerio - Rebuild

Enviado: 27 Fev 2014, 19:27
por Rogeriogest
Jotace escreveu:Rogério,
Há uns 4 anos comprei um original e paguei a bagatela de 146 reais. :mudo:
Mas, hoje já se acha filtro semelhante ao original, bem baratinho...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Jota, 146 paus num filtro de ar??????????? ARRE ÉGUA!
Agora tá explicado a gambitech, hehehehehehe

Eu arranquei tudo, deixei só a armação preta.
O filtro que comprei era apenas a espuma, no formato certinho pra encaixar na moldura plastica...

:joinha:

Re: Sahara 350 do Rogerio - Rebuild

Enviado: 27 Fev 2014, 20:13
por chrystianhernandes
Rogeriogest escreveu:
chrystianhernandes escreveu:Legal Rogerio entao temos o msm gosto.. Tb ja fiz um fusquinha e hj estou com uma RDZ II.. Pra mim nao tem satisfação maior do que EU resolver o problema.. Acho que vira vicio.. Hahahahahahahaha
Vou ficar de olho, sempre curti essa moto..
Abração
Aaaaaaaffffffffffffffffff!!!! Eu tive uma RDZ II - preta vermelha e dourada. Freio à disco na frente... Era um luxo! A motinho andava como se o capeta estivesse atrás dela... Aquele ronco do motorzinho 2T meio "gripada" era demais, hahahahahaha

Bota a foto da moto aí!

abração!
Ah entao vc vai voltar no tempo, a minha e justamente dessa cor.. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Segue ai umas fotinhas dela
Imagem
Imagem

Re: Sahara 350 do Rogerio - Rebuild

Enviado: 27 Fev 2014, 21:47
por Rogeriogest
chrystianhernandes escreveu: Ah entao vc vai voltar no tempo, a minha e justamente dessa cor.. :lol:
Segue ai umas fotinhas dela
Imagem
Imagem
aaaaaaaeeeehhhhhhhhh :urrruuu:

Eu tive uma igualzinha!!!!!!!!!!!
Comprei ela com 3.500km rodados. Rodei até literalmente a moto acabar...
Acho que vendi por 500 cruzeiros, ou cruzados, nem lembro...
Foi a minha primeira "super-moto" hehehehehehe
Que ano é? 87? eu nem lembro, mas acho que era isso aí certo?
Depois vieram as 135...
Com esse escapamentinho tipo Sarachu o barulhinho deve ser infernal!!!!!!!!!
péééééé-pé-pé-pé-pééééééééééé

Show de bola essa sua motinha! Tá de parabéns!

Abraço!

Re: Sahara 350 do Rogerio - Rebuild

Enviado: 28 Fev 2014, 00:33
por chrystianhernandes
Valeu Rogerio essa e a RDZ II 84 125cc.. Com esse escape ela berra demais, a vizinhança adora.. Engraçado que essas 2 tempos andam demais ( essa Twister levou coro dela )...
Agora voltando ao topico, essas gambiarras que vc ta achando na Sahara, ja vem do desleixo nao so desse mas de outros donos.. Pelo menos ela foi parar na mão de alguem cuidadoso.. Abração

Re: Sahara 350 do Rogerio - Rebuild

Enviado: 28 Fev 2014, 07:33
por Rogeriogest
chrystianhernandes escreveu:Valeu Rogerio essa e a RDZ II 84 125cc.. Com esse escape ela berra demais, a vizinhança adora.. Engraçado que essas 2 tempos andam demais ( essa Twister levou coro dela )...
Agora voltando ao topico, essas gambiarras que vc ta achando na Sahara, ja vem do desleixo nao so desse mas de outros donos.. Pelo menos ela foi parar na mão de alguem cuidadoso.. Abração
Sim, as motos dois tempos subiam de giro muito rápido e elas andavam demais.
Eu lembro que na época, o mercado era dominado por CG's, ML's e Turunas, tudo 4 tempos, com ronco gordo e preguiçoso.
Tinham as RX125 e 180, mas eram poucas, Aí quando veio a RDZ, a coisa mudou de figura. Era uma moto mais esportiva, vc já tinha uma posição de pilotagem mais inclinada, o guidão era baixo. E a motinho tinha uma arrancada animal que te convidava a acelerar.
A minha veio com uma pequena carenagem na frente e depois coloquei um spoiler embaixo, com a mesma pintura.
A motinho corria demais.
Eu morava em São Leopoldo-RS na época e tinha uma reta na frente da Unisinos (que era a universidade da cidade) looonga. Alí dava pra acelerar tudo!

Quanto à Sahara, pode ser culpa da própria confiabilidade rsrsrsrs o cara só vai trocando o óleo, já que a moto continua andando...
E é bem verdade que a maioria das pessoas nos dias de hoje não tem esse tempo todo disponível pra mexer na moto.
Eu tenho uma vantagem, que durante 2 dias por semana, trabalho de casa, então sempre que tem uma folguinha, vou alí e aperto um parafuso...

Abraço!

Re: Sahara 350 do Rogerio - Rebuild

Enviado: 28 Fev 2014, 07:49
por motown
tem cada tesouro escondido em garagens por esse mundão... :shock: :palmas: :ohhhhh:

Re: Sahara 350 do Rogerio - Rebuild

Enviado: 28 Fev 2014, 14:25
por leco22
Rogério, este esquema do filtro de ar de carro adaptado cheguei a usar (Filtro do fiesta), mas não gostei. Na minha começou a beber mais, daí comprei este do Mercado Livre e estou gostando. Tenho um desse de espuma tb, derrepente coloco ele pra testar.
No Carnaval vou dar um trato na minha tb, trocar óleo da suspa, regular válvulas e trocar a câmara de ar do pneu traseiro de início (Está gambiarrado com câmara de CG- kinder ovo 1, :nao: ). Vou checar os rolamentos das rodas e trocar se tiver ruim tb (Já comprei novos).
Tb vou trocar vela/cabo/bobina, logo que ligo ela fria ela dá umas morridas que tem sintoma elétrico e já deu uns 3 estouros na descarga que pareciam tiros, parecia maloqueiro de CG,kkk
Tb vou instalar um farol novo com uma lâmpada de LED de 36W :rock:
Uma dica, já comprei bastante coisa no Baratão moto-peças do ML (somente peças novas) e ele acabou me fazendo 4 filtros de ar por 100 pratas com frete.